Aplicação da engenharia de materiais focado no aumento da vida útil de componentes industriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15943

Palavras-chave:

Engenharia; Engenharia de materiais; Polímeros; Ciclo de vida; Subconjuntos.

Resumo

Os componentes empregados atualmente nos processos industriais vêm sofrendo desgaste excessivo devido ao aumento da utilização, à baixa qualidade de produtos e/ou serviços de manutenção e operação, à falta de expertise da mão de obra empregada nos processos produtivos, ao decréscimo de reservas com minerais livres de contaminantes e às propriedades mecânicas dos metais. Frente a este cenário é notório que dentro das indústrias existem grandes perdas, sejam elas financeiras, de produtividade, de segurança e que acarretam retrabalhos e na insatisfação dos profissionais devido à baixa performance de máquinas e equipamentos. A aplicação da engenharia de materiais, por meio de estudos diversos, desenvolveu técnicas para a utilização de polímeros visando aumentar a vida útil de componentes, tendo como consequência subconjuntos e/ou máquinas e equipamentos que corroboram para com a mudança deste cenário. A constante necessidade da redução de custos no mercado industrial a partir de trocas, quebras, reformas e acidentes devido ao desgaste prematuro de componentes tornou-se uma opção viável para as organizações, sendo essa a relevância social deste trabalho. Dessa forma, propõe-se como problemática de pesquisa a seguinte questão: Como aplicar a Engenharia de Materiais focado no aumento da vida útil de componentes industriais?

Biografia do Autor

Adriana Ferreira da Silva, Universidade Autônoma de Yucatán

Acuicultora, Especialista em Tecnologia Biofloc, CEO Acuícola Garza, Professora na Universidade Autonoma de Yucatán, Formada na Universidade Estadual de Maringá em Zootecnia, Mestre em Acuicultura pela Universidade Federal do Rio Grande e Doutora em Ciências, Acuicultura pela Universidade Nacional Autónoma do Mêxico.

Referências

Ameida, Pedro M. M. da Costa & Magalhães, Victor Hugo da Silva (2004); Polímeros; 1° ed. Universidade Fernando Pessoa, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Porto.

Callister Júnior, W.D. & Rethwisch, D.G. (2016). Ciência e engenharia de materiais: uma introdução (9a ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Campos, Vicente Falconi. (1998). Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. 7. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 276 p.

Departamento Nacional de Pesquisa Mineral. (2019). Cobre. Brasília: DNPM. http://www.dnpm.gov.br.

Flory, P. J. (1953). Principles of polymer chemistry. New York: Cornell University Press.

Geitner, F. K. & Bloch, H. P. (2015). Análise e solução de falhas em sistemas mecânicos (4a ed.). São Paulo: Elsevier-Campus.

Hernández, S. R., Fernández, C. C. & Baptista, P. (2003). Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill.

Lindeburg, M. R. (2013). Fundamentos da engenharia mecânica: teoria e prática. Rio de Janeiro: LTC.

Kantoviscki, R. K. (2011). Estudo bibliográfico sobre polímeros ambientalmente sustentáveis. (Dissertação de mestrado em Engenharia Ambiental). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais - UTFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Kepner, C. H. & Tregoe, B. B. (1997). The new rational manager (2a ed.). New Jersey: Princeton.

Mano, E. B. & Mendes L. C. (1999). Introdução a polímeros (2a ed.). São Paulo: Blucher.

Manrich, S. (2005). Processamento de termoplásticos, notas de estudo de engenharia química. São Paulo: Artliber Editora.

Masters, L.W. (1986). Prediction of service life of building materials and components. Materials and Structures, 19(6), 417-422.

Ministério da Defesa (2017). Inovação em Engenharia de Manutenção ajudará na manutenibilidade de sistemas e materiais de emprego militar. São Paulo: AGSP.

Sampieri at all (2003); Metodología de la Investigación; México: McGraw-Hill.

Shackelford, J. F. (2017). Ciência dos materiais (6a ed.). São Paulo: Pearson.

Werkema, Maria Cristina Catarino (1995). As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte, Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 128 p.

Revista In the Mine, (2020) (80°). ed: Repensar a Mineração. São Paulo, SP

Revista Brasil Mineral (2021), (2ed,). Investimentos em Mineração, São Paulo, SP

Downloads

Publicado

19/05/2021

Como Citar

ANDRADE, L. P. de; SILVA, A. F. da. Aplicação da engenharia de materiais focado no aumento da vida útil de componentes industriais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e36810615943, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.15943. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15943. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Engenharias