Comportamento de biomarcadores em professores do ensino médio da rede pública
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1616Palavras-chave:
Reação; Marcadores Biológicos; Docentes; Saúde do Trabalhador.Resumo
Objetivo: avaliar sintomas osteomusculares e comportamento de biomarcadores em professores do ensino médio da rede pública no município de Caxias - MA. Metodologia: A pesquisa foi realizada nos colégios Centro de Ensino Inácio Passarinho e Centro de Ensino Aluízio de Azevedo. Foram incluídos no estudo, todos os professores efetivos e em atividade em salas de aula no período da coleta de dados. A coleta de dados foi feita com a aplicação de um questionário sócio econômico e coleta de sangue periférico para avaliação dos marcadores musculares. Resultados: os resultados que apontam os docentes como grupo de risco para problemas osteomusculares, os comprometimentos da qualidade de vida desses professores não refletem somente na vida pessoal destes trabalhadores, como também, influenciam diretamente no ensino dos alunos. Conclusão: Tais docentes estão em condições propicias ao surgimento das Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e em sua maioria apresentaram desgaste físico e mental.
Referências
Brasil. (2012). Portal Brasil <http://www.brasil.gov.br/saude/2012/04/pais-gasta-cerca-de-R-70-bilhoes-com-acidentes-de-trabalho>.
Fernandes, M.H., Rocha, V.M., & Oliveira A.G.R.C. (2009). Fatores Associados à Prevalência de Sintomas Osteomusculares em Professores. Rev. salud pública, 11(2), 256-267.
González, F.H.D., & Silva, S.C. (2006). Introdução à bioquímica clínica veterinária. Porto Alegre: Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Lima Júnior, J.P.S, &Tarcísio, F.A. da. (2014). Análise dos sintomas de distúrbios osteomusculares em professores da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Revista Dor, 15(4), 276-280.
Machado, C.N., Gevaerd, M.S., Goldfeder, R.T., & Carvalho, T. de. (2010). Efeito do exercício nas concentrações séricas de creatina cinase em triatletas de ultradistância. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 16(5), 378-381.
Medeiros, U.V., & Segatto, G.G. (2012). Lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares (Dort) em dentistas. Rev. Bras. Odontol, 69(1), 49-54.
Speranza, L., Grilli A., Patruno A., Franceschelli S., Felzani G., Pesce M., . . . Vinciguerra I. (2007). Plasmatic markers of muscular stress in isokinetic exercise. J Biol Regul Homeost Agentes, 21(1-2), 21-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.