Análise de fissuras em alvenaria de vedação – Estudo de caso: UEMG – Unidade de João Monlevade
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1617Palavras-chave:
Manifestações patológicas; Construção; Causas.Resumo
O presente trabalho visa apresentar o levantamento de manifestações patológicas em alvenaria de vedação na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade João Monlevade (UEMG). As fissuras têm sua classificação dada quanto à abertura, seu formato, sua localização e à atividade destas. Existem fatores que podem levar ao surgimento de fissuras. Todas as definições supracitadas encontram-se neste trabalho. Por meio da revisão bibliográfica foram organizados alguns conceitos relativos à manifestação patológica, alvenaria e fissuras. Além disto, são citadas as possíveis causas de fissuras através de mecanismos intrínsecos e extrínsecos. Foi realizado um levantamento de campo, com levantamento fotográfico dos prédios estudados. Os dados coletados foram analisados e quantificados, sendo que, nos resultados, seguem causas e medidas corretivas propostas para cada tipo de fissura encontrada, sendo as principais: fissura por concentração de tensões em cantos de janelas; fissura por retração; fissuras de dilatação e contração no encontro da alvenaria com a estrutura, fissuras devido à sobrecarga da laje, fissuras devido à movimentação térmica e fissuras devido à movimentação higroscópica.
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15575: Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9575:. Impermeabilização – Seleção e Projeto. Rio de Janeiro, 2010.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. .NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.
Casado, A. (1997). Sistemas de recuperação de fissuras da alvenaria de vedação: Avaliação da capacidade de deformação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Casotti, D. E. (2007). Causas e recuperação de fissuras em alvenaria. Trabalho final de curso (Graduação em Engenharia Civil). USF – Universidade São Francisco. Itatiba.
Costella, M.F., Pilz, S.E., Pavan, R.C., Motta, B.B. & Souza, N.S. (2015). Determinação da Tensão de Ruptura de Materiais Utilizados na Recuperação de Fissuras em Parede de Alvenaria de Vedação. Universidade Comunitária da Região de Chapecó and Faculdade Meridional IMED · Mestrado em Tecnologia e Gestão da Inovação e Projeto de Mestrado em Engenharia Civil
Duarte, R.B. (1998). Boletim Técnico: Fissuras em Alvenarias: Causas principais, medidas preventivas e técnicas de recuperação. Porto Alegre, CIENTEC – Fundação de Ciência e Tecnologia.
Figur, N.E. & Furlan, G.C. (2018). Manifestações Patológicas e Imperfeições Construtivas: Estudo de Caso em Obra Publica na Cidade de Toledo – PR. 3° Simpósio Paranaense de Patologia das Construções.
Flores, K.B. (2018). Alvenaria Convencional x Alvenaria Estrutural: Vantagens e Desvantagens. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Cuiabá.
Helene, P.R.L.(1992). Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. 2. Ed. São Paulo: PINI.
Farias, L.E.A., Andrade, M.A., Souza, W.A. & Capraro, A.P.B. (2017). Análise de Causas e Custos para Recuperação de Fissuras em uma Fachada de um Condomínio de Pequena Idade. Faculdade Educacional Araucária. Curitiba – PR.
Magalhães, E.F. (2004). Fissuras em alvenarias: Configurações típicas e levantamento de incidências no estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Medeiros, J.S., & Franco, L.S. (1999). Prevenção de trincas em alvenaria através do emprego de telas soldadas como armadura e ancoragem. São Paulo. Texto Técnico – Escola Politênica da USP.
Oliveira, A.M. (2012). Fissuras e rachaduras causadas por recalque diferencial de fundações. Belo Horizonte: Monografia (Especialização em Gestão em Avaliações e perícias) – Universidade Federal de Minas Gerais.
Souza, V. C & Ripper, T (1998). Patologia, Recuperação e reforço de estruturas de concreto. 1ª ed. São Paulo, Pini.
Taguchi, M.K.(2010). Avaliação e qualificação das patologias das alvenarias de vedação nas edificações. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Thomaz, E. (1989). Trincas em edifícios: Causas, prevenção e recuperação. 1ª ed. São Paulo, Pini.
Valle, J.B.S (2008). Patologia das alvenarias. Monografia (Especialização em Tecnologia da Construção Civil) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Zanzarini, J.C.(2016). Análise das causas e recuperação de fissuras em edificação residencial em alvenaria estrutural – Estudo de caso. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Campo Mourão: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.