Coleção Zoológica: uma abordagem científica para o ensino sobre artrópodes em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16248Palavras-chave:
Caixa entomológica; Educação básica; Ensino de ciências; Recurso didático; Zoologia de invertebrados.Resumo
As atividades práticas são recursos importantes para o ensino de Ciências, entretanto, a escassez de materiais biológicos impede sua ampla utilização na Educação Básica. Diante desse contexto, este estudo tem por objetivo analisar a contribuição da produção de uma coleção zoológica ao processo de ensino e aprendizagem sobre artrópodes em uma turma com 16 alunos do 7º ano de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de laboratório estabelecida através de uma abordagem teórico-prática inicial do conteúdo sobre artrópodes, com posterior confecção coletiva de uma coleção zoológica de artrópodes (abrangendo processos de coleta, montagem e conservação). A análise dos resultados ocorreu por meio de observação e registro em diário de campo. Se obteve 16 exemplares do subfilo Chelicerata, sete espécimes do Myriapoda, dois exemplares do Crustacea e 38 espécimes do Hexapoda. A coleção se mostrou um material eficiente para o processo de ensino sobre artrópodes, uma vez que, tal ferramenta é de baixo custo e com potencialidade de atrair o interesse e a curiosidade dos alunos. Além disso, aproxima os estudantes do conteúdo desenvolvido em sala de aula, auxiliando no entendimento sobre aspectos morfológicos, anatômicos, fisiológicos e ecológicos. Ademais, conclui-se que permitiu sinalizar diferenças e esclarecer mitos, contribuindo para uma aprendizagem significativa e a ser utilizado em aulas futuras.
Referências
Almeida, L. M. D., Ribeiro-Costa, C. S., & Marinoni, L. (2003). Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos. In Manual de coleta, conservação, montagem e identificação de insetos (pp. 78-78).
Anjos, M. S., & Carbo, L. (2019). Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. Enfoque CTS e a atuação de professores de Ciências. ACTIO, 4(3), 35-57.
Borror, D. J., & DeLong, D. M. (1988). Introdução ao estudo dos insetos. 1 Edição. Edgard Blucher. São Paulo, SP. 653p.
Chassot, A. I. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, 23(22), 89-100.
DeBoer, G. (2019). A history of ideas in science education. Teachers College Press.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5a ed. São Paulo, SP.: Atlas.
Graffunder, K. G., Camillo, C. M., Oliveira, N. M., & Goldschmidt, A. I. (2020). Alfabetização científica e o ensino de Ciências na Educação Básica: panorama no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras nos últimos cinco anos de ENPEC. Research, Society and Development, 9(9), e313997122-e313997122.
Hickman, C. P., Roberts, L. S., & Keen, S. L. (2016). Princípios integrados de zoologia . Grupo Gen-Guanabara Koogan.
Krasilchik, M. (2004). Prática de ensino de biologia. Edusp.
León, R. G., González, G. M., Villacorta, Á. T., Rodríguez, C. D. P. S., Balam, F. C., Góngora, Á. R., & Mejía, J. C. (2015). Aproximación y difusión de la Enfermedad de Chagas en dos comunidades de México por medio de colecciones entomológicas creadas con los estudiantes de primaria. Revista de Educación en biologia, 18(1), 79-87.
Lewinsohn, T. M., & Prado, P. I. (2005). How many species are there in Brazil?. Conservation Biology, 19(3), 619-624.
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2000). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais (Doctoral dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação). Santa Catarina, SC.
Marcondes, C. B. (2006). Terapia larval de lesões de pele causadas por diabetes e outras doenças. Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 48(6), 320-320.
Marconi, M. & Lakatos, E. M. (2017). Técnicas de Pesquisa. 8 ed. Atlas. São Paulo, SP.
Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44.
Matos, C. H. C., de Oliveira, C. R. F., de França Santos, M. P., & Ferraz, C. S. (2009). Utilização de modelos didáticos no ensino de entomologia. Revista de biologia e ciências da terra, 9(1), 19-23.
Oliveira, S. G. (2017). A alfabetização científica no ensino fundamental: desafios encontrados pelos docentes em escolas municipais de Ilhéus-Bahia. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Ilhéus, BA.
Pacheco, P. C., & Pereira, R. F. S. (2021). Aspectos históricos, aplicações parasitárias e coleta em entomologia forense. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2(1), 41-41.
Papavero, N. (1994). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica. Sao Paulo: Editora Unesp.
Pereira, A. M. (2014). A contribuição do uso da tecnologia no ensino de ciências para alunos do sétimo ano da rede estadual do município de Ibaiti. Monografia. Pós Graduação em Ensino de Ciências – Pólo de Ibaiti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
Santos, D. C. J., & de Souto, L. S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia plena, 7(5).
Santos, M., da Silva, R. A., & Antunes, S. C. (2018). Artrópodes. Revista de Ciência Elementar, 6(2).
Santos, P. R. C.; de Almeida Silva, J. O.; Aragão, V. L.; da Rocha, M. F. C., & Nascimento, R. F. O. (2021). Coleção didática zoológica: divulgação científica e auxílio para o ensino e aprendizagem de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1), 656-669.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetización científica, enseñanza por investigación y argumentación: relaciones entre las ciencias de la naturaleza y la escuela. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(spe), 49-67.
Tonini, L., Sarmento-Soares, L. M., Roldi, M. M. C., & Lopes, M. M. (2016). A coleção didática de peixes no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil: subsídios para o Ensino de Zoologia. Bol. Mus. Biol. Mello Leitão, 38, 347-362.
Wegener, M. K., Wesner, C. W., de Moraes, G. P., & Müller, G. A. (2016). Scientific communication about the distribution of insect boxes in schools: Report on experience. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 13(24), 198-203.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karine Gehrke Graffunder; Cíntia Moralles Camillo; Fabiana Lasta Beck Pires; Gerson Azulim Müller
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.