Metodologias Ativas de Aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1648Palavras-chave:
Processos de Ensino e de Aprendizagem; Lógica de Programação; Programação de Computadores.Resumo
O objetivo deste artigo é o de apresentar, por meio de um relato de experiências, as ações realizadas durante os processos de ensino de aprendizagem nas disciplinas envolvendo o estudo de algoritmos, lógica de programação e linguagens de programação no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen – RS. O relato apresenta as estratégias e os resultados obtidos a partir da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, colocando o aluno como centro do processo, sujeito ativo na construção do seu conhecimento.
Referências
Apoio Informática. VisuAlg. Site da Ferramenta VisuAlg, 2019. Disponível em: <https://www.apoioinformatica.inf.br/produtos/visualg>. Acesso em junho de 2019.
Bergmann, J. Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa. Porto Alegre: Penso, 3018.
Brenelli, R. P. O Jogo como Espaço para Pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2005.
Carretero, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
Castro, C. T., Castro Júnior, A., Meneses, C. B. M. e Rauber, M. Utilizando Programação Funcional em Disciplinas Introdutórias de Computação, In: Anais do XI Workshop de Educação em Computação – WEI, Campinas/SP, 2003.
Cowan, J. Como ser um Professor Universitário Inovador: reflexão na ação. Traduzido por Costa, R.C. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Demo, P. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. Porto Alegre: Mediação, 2004.
Demo, P. Universidade, Aprendizagem e Avaliação: horizontes reconstrutivos. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
Franco, R. K. O Construtivismo e a Educação. 4. ed. Porto Alegre: Medição, 2004.
Gardner, H. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
Gardner, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Gardner, H. Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Gardner, H. Mentes que Lideram: uma anatomia da Liderança. Campus Elsevier, 2013.
Garlet, D.; Bigolin, N. M.; Silveira, S. R. Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica: um estudo de caso. Resiget – Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica. v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/view/1604>. Acesso em setembro, 2019.
Hoed, R. M. Análise da Evasão em Cursos Superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Brasília: UnB – Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada. (Dissertação de Mestrado), 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/22575>. Acesso em março, 2018.
Jenkins, T. On the Difficulty of Learning to Program. Proceedings of the 3rd Annual Conference of the LTSN Centre for Information and Computer Sciences, Lough- borough, UK, 2002, pp. 53-58
Pereira, J. C. R., Rapkiewicz, C. O Processo de Ensino-Aprendizagem de Fundamentos de Programação: Uma Visão Crítica da Pesquisa no Brasil, Anais do WEI RJES, 2004.
Pereira A. S.; Parreira, F. J.; Silveira, S. R.; Bertagnolli, S. C. Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria: UFSM/NTE/UAB, 2017. Disponível em: <https://nte.ufsm.br/images/identidade_visual/Metodologiaaprendizagem.pdf>. Acesso em junho, 2018.
SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica, 2017. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/131-curriculos-de-referencia/1166-referenciais-de-formacao-em-computacao-educacao-basica-julho-2017>. Acesso em maio, 2019.
SBC. Sociedade Brasileira de Computação. Diretrizes para o Ensino de Computação Básica. Documento Interno da Comissão de Educação Básica da SBC, 2018.
Silveira, S. R.; Parreira, F. J.; Bigolin, N. M.; Pertile, S. L. Metodologia do Ensino e da Aprendizagem em Informática. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2019.
Slashdot Media. Dev-C++. Site da IDE Dev-C++. Disponível em: <https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/>. Acesso em junho, 2019.
Souza, N. G.; Silveira, S. R.; Parreira, F. J. Proposta de uma Metodologia para Apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Lógica de Programação na Modalidade de Educação a Distância. Revista ECCOM, v. 9, n. 18, 2018. Disponível em: <http://fatea.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/851/856>. Acesso em junho, 2018.
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/sistemas-de-informacao/>. Acesso em setembro, 2019.
Vyogtsky, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Zabalza, M. A. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Traduzido por Rosa, E. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.