O sistema Q-Acadêmico e os desafios de docentes e discentes para a interação online
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1679Palavras-chave:
Formação de professor; Ensino; Tecnologia.Resumo
Com o avanço da tecnologia, o surgimento de espaços interativos online está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Com a escola não poderia ser diferente. Verificamos distintos softwares usados na educação com o propósito de facilitar a interação da comunidade escolar, entretanto ainda não é muito expressivo o número de estudos que contemplem essa temática. Considerando esse contexto, nossa proposta visa discutir os desafios da interação entre professores e alunos via Q-Acadêmico no IFMT. Para sustentar nossas discussões, partimos das premissas de formação de professores de Nóvoa (2007) e Paris et all (1984) e dos estudos de formação de professores para contexto digital de Coscarelli (2007) e Xavier (2003). A metodologia, de caráter qualitativo, contou com duas fases: na primeira aplicamos um questionário, com questões abertas e fechadas, em professores e alunos, sobre o uso das ferramentas Mensagem e Material de Aula do Q-Acadêmico, e, na segunda, procedemos à análise dos resultados coletados. Esperamos, com esse estudo, tecer o perfil de interação efetivado entre docentes e discentes e verificar os desafios de uso dessas ferramentas do Q-Acadêmico, contribuindo, assim, para que a comunidade escolar do IFMT se aproprie dos recursos disponíveis neste ambiente, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem no IFMT.
Referências
Coscarelli, C. V. (2007) Alfabetização e letramento digital. In: ______; RIBEIRO, A. E. (Orgs.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica.
Nóvoa, A.(2007) Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. (Org.) Vidas de professores. 3. ed. Porto: Porto Editora.
Paris, S. G.; Cross, D. R.; Lipson, M. Y. (1984) Informed strategies for learning: a program to improve children's reading awareness and comprehension. Journal of Educational Psychology, 76 (6), 1239-125. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/232541174_Informed_Strategies_for_Learning_A_Program_to_Improve_Children's_Reading_Awareness_and_Comprehension Acesso em: 5 jun. 2018.
Schmidt-Godoy, A. (1995) Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, Rio de Janeiro, v. 35, n.2, p. 57-63.
Vygotsky, L. S. (1978) A formação social da mente – o desenvolvimento dos processos psicológicos. 4. Ed. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins fontes.
Xavier, A. C. S. (2003) Letramento digital e ensino. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos/Letramento%20digital%20e%20ensino.pdf . Acesso em: 10 abr. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.