Da casa à escola: o processo de formação e profissionalização das professoras em Riachuelo/RN (1960-1980)
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i1.93Palavras-chave:
História da Educação; Projeto Saci; Projeto Logos II; Professoras; Riachuelo-RN.Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender o processo de formação pedagógica e profissional de algumas professoras do município de Riachuelo-RN entre as décadas de 1960 a 1980. Nesse sentido aborda a história da educação dentro contexto do interior potiguar, discutindo os elementos da própria educação, aspectos locais e a formação das primeiras salas de aula neste município, assim constituindo o processo da formação da cultura escolar. A metodologia de trabalho utilizada foi à história oral como um método de entrevistas, a técnica de análise de discurso e de análise da memória das professoras pesquisadas e leituras bibliográficas referentes à história da educação. Como fundamentação teórica, trabalhamos com a concepção de História e Memória de Jacques Le Goff, o conceito de Cultura Escolar de Dominique Julia, por abranger um espaço maior dentro da cultura escola, o contexto e o ambiente escolar, e a história oral com José Carlos Meihy, indispensável pelos procedimentos das entrevistas como transcrições, carta de cessão, entre outros. Como resultado inicial dessa pesquisa identificamos dois importantes projetos educacionais para a formação de professores leigos, o Projeto SACI e o Projeto Logos II que atenderam uma grande demanda nesta formação das professoras e se constituíram fundamentais para o este processo. Em relação ao processo de profissionalização das professoras também discutiremos parcialmente o processo de profissionalização.
Referências
ANDRE, M. E. D. A; CANDAU, V. M. O projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo. Apresentado ao II Seminário Regional da Pesquisa em Educação. Belo Horizonte, 1983.
ANDRADE, Arnon A. M. de. Política e afeto na produção de identidades e instituições: a experiência potiguar. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, set. dez. 2005, p. 133-138. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782005000300011&script=sci_arttext. Acesso em 30 abril 2017.
ANDRE, M. E. D. A; CANDAU, V. M. Educação a distancia no Rio Grande do Norte. In: Em Aberto. Brasília, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996 Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2088/2057 Acesso em 30 de abril de 2017.
ARAUJO, Rodrigo Wantuir Alves de. A implementação do Projeto Saci e a experiência educacional no município de Riachuelo/RN. In: Anais do X EMHE. ISSN: 2236-3971. São Luís: EDUFMA, 2017.
GOUVEIA. Cristiane Talita Gromann de. O projeto Logos II em Rondônia: a implantação do projeto-piloto e as mudanças em sua organização político-pedagógica. 2016. 157 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação Brasileira. São Paulo: Cortez, 2015.
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de Educação. N. 1 jan./ jun 2001. Disponível em:<http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/273> Acesso em: 20 ago. 2015.
LE GOFF, Jaques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. 3 ed. Campinas, SP: Unicamp, 1996.
MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2002.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo:Contexto, 2007.
OLIVEIRA, João Batista Araujo e; MCANANY, Emile. Projeto Saci: Embrião de um Satélite Educativo. Estudos e Pesquisas 8. Rio de Janeiro: INTED, 1978.
Áudio
MACEDO, Elioneide Pereira de. Projeto Saci: depoimento. Riachuelo. [02 maio, 2017]. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
MARTINS, Maria da Natividade Silva. Projeto Logos II: depoimento. Riachuelo. [25junho, 2017]. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
MELO, Maria das Graças Alves de. Projeto Logos II: depoimento. Riachuelo [25 junho, 2017]. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
SILVA, Laura Ribeiro da. Projeto Saci: depoimento. Riachuelo [02 abril, 2017]. Entrevista concedida a Rodrigo Wantuir Alves de Araújo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.