Diretrizes de operação, manutenção e tratamento de dados em um moinho de bolas em escala laboratorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17415

Palavras-chave:

Moinho de bolas; Operação do equipamento; Índice de trabalho; Análise granulométrica.

Resumo

O moinho de bolas é um importante equipamento de fragmentação que está presente no cotidiano e em diversas áreas desde a alimentícia até a mineral. O objetivo deste trabalho é apresentar práticas de como manusear e conservar um moinho de bolas em escala laboratorial, apresentar um modelo de prática experimental para a determinação do índice de trabalho em minérios e por fim maneiras de como adequar o produto obtido de moagem á dois modelos de distribuição granulométrica tendo como base um experimento executado no equipamento de estudo. As orientações para a utilização do equipamento e o procedimento experimental são coerentes com a literatura e de possível execução, os resultados dos modelos de granulometria são comparáveis sendo o modelo GGS o que melhor representa a produto granulométrico obtido.

Biografia do Autor

Bruno Costa Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Davi Leonardo de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Referências

Babisk, M. P. (2009). Desenvolvimento de vidros sodo-cálcicos a partir deresíduos de rochas ornamentais. [Mestrado em Ciências dos Materiais]. Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro.

Barbato, C. N. & Sampaio, J. A. (2007) Determinação Experimental do Índice de Trabalho (WI) Apostila de Tratamento de Minérios: Práticas Laboratoriais: CETEM/MCTI. Rio de Janeito. p. 179-189.

Bosa, A. & Ferro, A. & Wanderlind, A. & Pasini, D. & Patrício, M. & Tassi, R. & Modesto, C. Noni, A. & Cargnin, M. (2007). Influência do Resíduo in natura das Matérias-primas,Carga de Bolas e Resíduo Final no Tempo de Moagem via Úmida em Moinho de Bolas. Cerâmica Industrial. Vol 12.

Braskem. (2002). Propriedades de referência dos compostos de PVC. Boletim Técnico, número 03 PVC.

Costa, M. A. (2013) Gestão estratégica da manutenção: uma oportunidade para melhorar o resultado operacional. [Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Produção]. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

Cremasco, M.A. (2014) Operações Unitárias em Sistemas Particulados e Fluidomecânicos. São Paulo: Editora Blücher.

De Paula, L. & Alves, A. C. A. & Heden C. S. & Ribeiro, E. A. & Madurro, A. G. B. & Madurro, J. M. (2014). Diretrizes para a construção de um moinho de bolas para a moagem de sólidos em laboratórios. Uberlândia: Química Nova, Vol. 37, No 4.

Figueira, H. V. O. & Almeida, S. L. M. & Luz, A. B. (2004). Cominuição: Tratamento de Minérios. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 4a ed., p.113-182.

Gomide, R. (1983). Operações Unitárias: Operações com Sistemas Granulares. São Paulo: Edição do Autor, 10 Volume.

Ibram. (2018). Economia mineral - Brasil. Portal da Mineração. Brasília: IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração. Economia Mineral do Brasil. http://portaldamineracao.com.br/wp-content/uploads/2018/08/economia-mineral-brasil-set2018.pdf.

Koche, J. C. (2011). Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes. 5.4

Luz, A. B. & Sampaio, J. A. França, S. C. A. (2010). Tratamento de Minérios. Centro de Tecnologia Mineral. Rio de Janeiro: CETEM. 5 ed.

Nascimento, D. V. (2013). Análise de danimâmica de carga moedora nos moinhos de bolas. [Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas]. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Nos, G. (2011). Projeto de produtos:moinho de bolas de baixo custo. Lajeado, Rio Grande do Sul.

Operaction. (2020). Densidade dos materiais. Website da Operation. Especializada em Equipamentos de Construções. Terraplanagemwww.operaction.com.brhttp://www.operaction.com.br/densidade-dos-materiais.

Pannoni, F. D. (2007). Princípios da proteção de estruturas metálicas em situação de corosão e incêndio. Coletânia do uso do aço. 4ed.

Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM.

Ribeiro, M. & Abramtes. J. (2001). Moagem em Moinho de Bolas: Estudo de algumas Variáveis e Otimização Energética do Processo. Cerâmica Industrial. 6, 7-11.

Rocha, B. C., Teixeira, G. F., Tromdade. R. S., Arruda, E. B. & Souza, D. L. (2020). Design, construction and operation of a ball mill on a pilot scale. Research, Society and Development. 9(8), e118985149. https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/5149

Signor, J.P.F. & Pereira, G. G. & Alves, L. F. P. Bonfim, E. R. Matos, J. (2017). Estudo da análise granulométrica da alimentação do moinho e do overflow de ciclones. Belém, Pará.

Downloads

Publicado

13/07/2021

Como Citar

ROCHA, B. C.; SOUZA, D. L. de. Diretrizes de operação, manutenção e tratamento de dados em um moinho de bolas em escala laboratorial. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e33810817415, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17415. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Engenharias