Gestão da Qualidade: tecendo olhares para a percepção dos clientes para o comércio de calçados da Cidade de Sousa, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17491Palavras-chave:
Clientes; Empresa; Qualidade; Atendimento.Resumo
A prestação de serviço tornou-se uma ferramenta essencial para os empreendimentos que buscam destaque em um mercado tão competitivo. Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa realizada, quanto à percepção dos clientes para o comércio de calçados da cidade de Sousa – PB, como também, a partir da análise dos resultados traz teorias sobre qualidade no atendimento enriquecendo ainda mais o conteúdo do mesmo. Esta pesquisa é de caráter descritivo e a abordagem utilizada é à quantitativa. A Coleta de dados foi desenvolvida em lojas de calçados da cidade de Sousa – PB, a amostra estudada são clientes que frequentam tais empreendimentos, através do instrumento de pesquisa o questionário, tendo como objetivo identificar o que os consumidores da cidade de Sousa percebem do atendimento prestado pelas empresas do ramo varejista de calçados. A pesquisa foi realizada com 100 pessoas, 58% de homens e 42% de mulheres, nos resultados é notado uma mesma quantidade de pessoas representadas pelo percentual de 36% definem o atendimento prestado pelas lojas calçadistas que está bom e 36% está regular, totalizando 72% dos respondentes. Conclui-se que através da análise dos resultados obtidos, pode-se inferir que os clientes das lojas de calçados da cidade de Sousa-PB, percebem uma boa qualidade no atendimento prestado.
Referências
Alves, A. M. L. (2019). Moda, economia criativa e economia circular: um plano de ação para o projeto Muçambê / Alzina Maria Leal Alves.
Bertho, M. A. C. (2020). A influência das relações de gênero na divisão de tarefas familiares e na violência entre parceiros íntimos. Dissertação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
Chacha, N. J. (2019). Atendimento Ao Cliente Como Factor Dinamizador Do Marketing De Relacionamento. Tese Universidade Católica de Moçambique. Nampula - Moçambique.
Castro, C. F. de. (2020). Análise do papel dos vendedores na satisfação de cliente por meio do NPS (Net Promoter Score): evidências do varejo de moda omnichannel brasileiro / Caio Faber de Castro.
Cobra, M. (2009). Administração de vendas. (4a ed.). Atlas.
Chiavenato, I. (2004). Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. (7a ed.). Elsevier.
Chiavenato, I. (2000). Introdução à teoria geral da Administração. (6a ed.). Campus.
Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e Avaliação Psicologica: Introdução a Testes e Medidas. AMGH Editora Ltda.
Corrêa, H. L., & Gianesi, I. G. N. (1994). Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. Atlas.
Dalfovo, M. S., Lana, R. A., & Silveira, A. (2008). Métodos Quantitativos e Qualitativos: Um Resgate Teórico.
Endrici, J. O. M., & Grassano Neto, R. A. (2020). Qualidade Em Serviços: análise de indicadores do suporte técnico em empresa de tecnologia na cidade de Maringá-PR. Caderno de Administração, 28 (1).
Lovelock, C.; Wright, L. (2001). Serviços: Marketing e Gestão. Saraiva.
Lopes, S. D. C. (2018). Os meios de pagamento online: o seu impacto na concretização da compra por parte de consumidor português. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Vila Nova de Famalicão
Rodrigues Júnior, F. (2010). Cotidiano. Clube dos Autores.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. (6a ed.). Atlas.
Marques, W. L. (2013). Empregabilidade: Da Vida Profissional. Printed in Brazil.
Maximiano, A. C. A. (1997). Teoria geral da administração: escola científica na economia globalizada. Atlas.
Penna, A. G. (1993). Percepção e realidade: introdução ao estudo da atividade perceptiva. Imago.
Okano, M. T. (2020). A contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a criação de valor nas empresas sociais. Tese. FVG.
Rocha, M. C. M. M. da R. (2020). Repensando Novas Estratégias e Cenários para a Construção do Conhecimento. Tese. Universidade Da Beira Interior.
Roesch, S. M. A. (2007). Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. (2a ed.). Atlas.
Santos, R. C. A., Dresch, A., & Veit, D. R. (2020). Proposta de um Modelo Organizacional a uma Microempresa Prestadora de Serviços – Mom. Revista Gest@o.Org, V. 18, Edição 1.
Santos, J. J. (1995). Encantar o cliente dá lucro - Revolucione sua empresa e ame os seus clientes: fatores primordiais de diferenciação dos concorrentes. Ed. Campus.
Scalabrin, A. I., & Frizon, J. A. (2020). Estratégias Mercadológicas Para Obtenção De Vantagem Competitiva No Setor Calçadista. R. Gest. Anál., 9(2).
Silva, F. G., & Zambon, M. S. (2006). Gestão do relacionamento com o cliente. Thomson, 2006.
Silva, V. (2010). Marketing pessoal e vendas chefia e liderança telemarketing comunicação e expressão Verbal. Clube de Autores.
Sgarbossa, M., & Muraro, M. (2020). Balanced scorecard: utilização da perspectiva do cliente na avaliação do supermercado x. Revista GESTO: Revista de Gestão Estratégica de Organizações. v. 8(2).
Townsend, P. L. (2010). Compromisso com a qualidade. Campus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wyara Ferreira Melo; José Cândido da Silva Nóbrega; Fagno Dallino Rolim; Thiago Casimiro; Richard José Cavalcante Santos; Adryele Gomes Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.