Rio Grande do Sul e dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Prova Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1750

Palavras-chave:

Dados socioeconômicos; Qualidade de vida; Hábitos de leitura.

Resumo

O objetivo geral do artigo é apresentar os dados socioeconômicos dos alunos respondentes da Prova Brasil de 2015 do 5º ano do Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos são ilustrar os dados por meio de gráficos e analisar a influência das condições socioeconômicas nos hábitos de leitura dos estudantes. A metodologia é quanti/qualitativa e a fonte de dados é o questionário contextual do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB-2015), do 5º ano das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados da Plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Constatou-se, a partir dos dados socioculturais, que a etnia predominante no Estado é a branca com 48% (27.841) dos estudantes, decorrente do processo imigratório europeu. E, entre os dados socioeconômicos quantificados destaca-se que, a maior parte das famílias conseguem obter utensílios básicos, no entanto, há restrições na aquisição. Por fim, inferiu-se que a influência da família e da qualidade de vida familiar cria perspectivas e disso decorrem o desenvolvimento da linguagem e o raciocínio lógico- matemática que são instigados nas crianças a partir de motivações lúdicas e práticas que iniciam no ambiente familiar.

Biografia do Autor

Pâmela Moreira de Mello, Universidade Franciscana

Aluna do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunta no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana

Doutora. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

Referências

Fee. (2019). Perfil socioeconômico RS. Aceso em 19 de abril, em https://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/municipios/.

Flick, U; Costa, J; Caregnato; S. (2009). Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman.

Gil, A. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 6th ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Ibge. (2018). Educação. Acesso em 27 de dezembro, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/panorama.

Inep. (2017). Resultados da Prova Brasil. Acesso em 6 de março, em http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/.

Downloads

Publicado

01/01/2020

Como Citar

MELLO, P. M. de; GHISLENI, T. S.; BECKER, E. L. S. Rio Grande do Sul e dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Prova Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e194911750, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1750. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1750. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão