A influência e Aplicação prática da qualidade de vida no trabalho como fator essencial na alavancagem da produção e crescimento empresarial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17825Palavras-chave:
Qualidade de Vida no Trabalho; Motivação; Produtividade; Vantagem competitiva.Resumo
Objetivo desse trabalho é retratar A qualidade de vida no trabalho que é um conjunto de ações que as empresas brasileiras adotam, a influência e os impactos dentro do ambiente empresarial. A importância de coexistir em um ambiente favorável de trabalho faz com que os funcionários produzem mais, por isso à busca pela qualidade de vida no trabalho tem sido um dos assuntos mais abordados pelas empresas, observa-se que manter seus funcionários num convívio social agradável, saudável está diretamente ligado a forma como o mesmo irá se dedicar nas suas tarefas diárias, produzindo muito mais em pouco tempo, o que é um fator potencial para o crescimento da empresa. Assim diante de um mercado competitivo às empresas precisam de ações estratégicas necessárias para motivação e satisfação do pessoal e consequentemente aumento da produtividade. Percebe-se que a qualidade de vida no trabalho e produtividade estão associados diretamente com o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional, empresas diferenciadas e competitivas buscam incessantemente por qualidade em todas as áreas, sabendo que o capital humano é primordial, buscam investir em QVT. Nesse presente artigo iremos abordar à influência da QVT como um dos principais fatores para alavancagem na produtividade e crescimento Organizacional.
Referências
Bateman, T. S. & Sneell, S. A. (2006). Administração: novo cenário competitivo. (2a ed.), Atlas.
Barros, M. A. (2017). Qualidade de vida no trabalho (QVT): a percepção de docentes de uma instituição de ensino superior privada. Revista Espaço Acadêmico.
Bergamini, C. W & Coda, R. (1997). Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e liderança. (2a ed.), Atlas.
Chiavenato, I. (2004). Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Elsevier.
Davis, K. N. & John, W. (1992). Comportamento humano no trabalho: Uma abordagem psicológica. Pioneira Thomson Learning.
Davis, K. N. & John, W. (2004). Comportamento humano no trabalho: uma abordagem organizacional. Pioneira Thomson Learning.
França, L. & Ana, C. (2004). Qualidade de vida no trabalho – conceitos e práticas nas empresas da sociedade Pós-industrial. ed. Atlas.
Fernandes, E. C. (1996). Qualidade de Vida no Trabalho: como medir para melhorar. (2a ed.), Casa da Qualidade.
Gil, A.C. (1994). Métodos e técnicas de pesquisa social. (4a ed.), Atlas.
Limongi, F. & A. C. (1996). Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufatura com certificação IS 9000. FEA USP. Tese de doutorado.
Matos, F. G. (1997). Fator QF: Ciclo de felicidade no trabalho. Markron Books.
Maximiano, A. C. A. (1995). Introdução à administração. (4a ed.), Atlas.
Nespeca, M. C. & Denise, C. (2011). Qualidade de vida no trabalho de funcionários públicos: papel da nutrição e da qualidade de vida. Acta Scientiarum. Health Science, 33, 187-195.
Ribeiro, U. & Cruz, C. (2004). Metodologia Científica: teoria e prática. (2a ed.), Axcel Books.
Rodrigues, M. V. C. (1994). Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial. (7a ed.), Vozes.
Seidl, E. M. F., Zannon & Célia, M. L. C. (2004). Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cadernos de Saúde Pública.
Vergara, S. C. (2009) Projetos e relatórios de pesquisa em administração. (10a ed.), Atlas
Vieira, A. (1996) A qualidade de vida no trabalho e o controle da qualidade total. Insular.
Walton, R. E. (1973). Qualidade de Vida no Trabalho: O que é isto? Atlas.
Weiss, D. (1991). Motivação e resultado – Como obter o melhor de sua equipe. Nobel.
Werther, B. W. & Davis, K. (1983). Administração de pessoal e recursos humanos. McGraw-Hill.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jullyane Mattos da Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.