Estudo da influência das queimadas nas propriedades química e banco de sementes dos solos do Vale do Mucuri
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1799Palavras-chave:
Queimada controlada; Nutrientes; Mineralização; Matéria Orgânica; Viabilidade de sementes e diversidade.Resumo
O objetivo deste estudo foi a avaliação dos efeitos da queimada controlada sobre as propriedades químicas e banco de sementes do solo na área de pastagem de brachiaria decumbens da região do vale do mucuri mg, por meio de experimento cientifico. As amostras de solo alcançaram uma profundidade de 5 cm para a avaliação dos níveis de nutrientes após a ação das chamas, e também para avaliação do banco de sementes, foram feitas 5 amostras de 20 cm² com uma profundidade média de 5 cm no solo testemunha e no solo submetido a queima. O fogo atuou como agente mineralizador da cobertura vegetal, transformando-a em cinzas ricas em P, K, Ca e Mg, disponíveis para as plantas remanescentes. Os níveis de PH aumentaram em relação a formação de óxidos e da diminuição da acidez potencial do solo. Enquanto a matéria orgânica, seus valores se mantiveram mais altos no período de até três meses após a incidência da queimada em relação ao solo destinado a testemunha. Em relação ao banco de sementes do solo, o fogo pode atuar negativamente nos índices de viabilidade de sementes e na diversidade das espécies presentes no local, ou até mesmo de forma benéfica, como agente de quebra de dormência de algumas espécies vegetais. De modo geral, o fogo atuou negativamente no percentual de plântulas, reduzindo cerca de 21,62 % em relação ao solo destinado a testemunha. No entanto, o uso do fogo não alterou a diversidade do banco de sementes, onde foram encontradas 7 espécies no solo testemunha, e 8 espécies no solo queimado.
Referências
Liaffa, A. B. S. (2017). Efeito do fogo na emergência e estabelecimento de plântulas em um campo sujo de cerrado.
Simon, C. A., Ronqui, M. B., Roque, C. G., Desenso, P. A. Z., Souza, M. A. V., Kühn, I. E., & Penha Simon, C. (2016). Efeitos da queima de resíduos do solo sob atributos químicos de um latossolo vermelho distrófico do cerrado (Vol. 4, pp. 217-221). Nativa.
Faria, Á. B. D. C., Blum, C. T., Chitsondzo, C., Lombardi, K. C., & Batista, A. C. (2011). Efeitos da intensidade da queima controlada sobre o solo e diversidade da vegetação de campo em Irati-PR, Brasil. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, 6(3).
Brito, J. C. (2011). Efeitos do fogo sobre a vegetação em duas áreas de campo rupestre na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil (Doctoral dissertation, MSc Dissertation, Universidade Estadual de Feira de Santana).
De Freitas, L., Casagrande, J. C., de Oliveira, I. A., & Campos, M. C. C. (2015). Atributos químicos de Latossolo Vermelho submetido a diferentes manejos. Floresta, 45(2), 229-240.
Almeida, L. G. F. (2009). Caracterização do solo com diferentes usos e composição florística no Vale do Mucuri–MG.
Dick, D. P., Martinazzo, R., Dalmolin, R. S. D., Jacques, A. Á., Mielniczuk, J., & Rosa, A. S. (2008). Impacto da queima nos atributos químicos e na composição química da matéria orgânica do solo e na vegetação. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(5), 633-640.
De Camargos, V. L., Martins, S. V., Ribeiro, G. A., da Silva Carmo, F. M., & da Silva, A. F. (2013). Influência do fogo no banco de sementes do solo em Floresta Estacional Semidecidual. Ciência Florestal, 23(1), 19-28.
Ikeda, F. S., Mitja, D., Vilela, L., & Silva, J. C. S. (2008). Banco de sementes em cerrado sensu stricto sob queimada e sistemas de cultivo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 43(6), 667-673.
Ikeda, F. S. (2007). Banco de sementes no solo em sistemas de cultivo lavoura-pastagem.
Oliveira, S. F. (2007). Comparação do banco de sementes do solo de três fitofisionomias do bioma cerrado em áreas perturbadas.
Costa, Y. T., & Rodrigues, S. C. (2015). Efeito do fogo sobre vegetação e solo a partir de estudo experimental em ambiente de cerrado. Revista do Departamento de Geografia, 30, 149-165.
Couto, E. G., Chig, L. A., Cunha, C. D., & Loureiro, M. D. F. (2006). Estudo sobre o impacto do fogo naq disponibilidade de nutrientes, no banco de sementes e na biota de solos da RPPN SESC Pantanal.
Vieira, A. C. (2016). Efeito da queimada sobre Atributos Físico, Químicos e Microbiológicos do solo em Área de Pastagem, no sul de Minas Gerais.
Spera, S. T., Reatto, A., Correia, J. R., & Silva, J. C. S. (2000). Características físicas de um Latossolo Vermelho-Escuro no cerrado de Planaltina, DF, submetido à ação do fogo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 35(9), 1817-1824.
Rodrigues, J. P., Salomão, P. E. A., Freitas, S. D. J., Rodrigues, W. P., Struiving, T. B., & Vale, P. (2019). Effect of growth regulators on maturity of fruit and quality of coffee drin. Research, Society and Development, 8(6), 17861026.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.