Emprego de Técnicas de Gamificação na Educação Científica: relato de uma intervenção como apoio à Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1840

Palavras-chave:

Educação Científica; Gamificação na educação; Envolvimento de estudantes; pesquisa-ação; ensino de Estatística.

Resumo

Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.

Biografia do Autor

Vinicius Gadis Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte e Programa de Pós-graduação em Design

Jorge Zabadal, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte e Programa de Pós-graduação em Design

Tâmisa Trommer, Centro Universitário Ritter dos Reis

UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis

André Luís Marques da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Cristiano Bertolini, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Guilherme Bernardino da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

Nara Martini Bigolin, Universidade Federal de Santa Maria

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS

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Publicado

01/01/2020

Como Citar

RIBEIRO, V. G.; ZABADAL, J.; TROMMER, T.; SILVEIRA, A. L. M. da; SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; DA CUNHA, G. B.; BIGOLIN, N. M. Emprego de Técnicas de Gamificação na Educação Científica: relato de uma intervenção como apoio à Estatística. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e146911840, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1840. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1840. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais