Games como estratégia de ensino de ciências para abordar o saneamento básico
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1846Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Jogos educacionais; Tecnologias de Informação e Comunicação; Saneamento básico.Resumo
Diversos estudos na literatura têm sugerido o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de ensino. Dentre essas tecnologias estão os jogos educativos eletrônicos, que podem também ser utilizados para incentivar a compreensão de conteúdos abordados na sala de aula. Diante de tais assertivas, esta pesquisa teve como objetivo analisar jogos educacionais que abordam o tema saneamento básico e como eles podem auxiliar no processo de aprendizagem. Para tal, foram selecionados três jogos didáticos que foram avaliados por um questionário quanto aos seus aspectos técnicos e pedagógicos por docentes. Após, esses jogos foram aplicados em quatro turmas do ensino fundamental no sexto e sétimo ano, perfazendo um total de 74 alunos em duas escolas particulares dos municípios de Mariana e Ouro Preto, Minas Gerais. Os alunos envolvidos na atividade fizeram também suas avaliações após a utilização dos jogos: uma em relação à interação promovida e outra relacionada ao conteúdo estudado. Pelos resultados observou-se que os aspectos técnicos dos jogos foram considerados como “bons” e “ótimos”. Na avaliação conceitual, realizada antes e após da utilização dos games, os alunos apresentaram melhora no desempenho e essa melhora foi verificada por meio da análise estatística dos dados obtidos. Pelos resultados estatísticos verificou-se que a melhoria do desempenho dos alunos na avaliação de conteúdo pode ser estatisticamente atribuída ao uso dos jogos. Desta forma, conclui-se que houve uma significativa contribuição da utilização de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem para essa experiência realizada no ensino fundamental.
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