A metodologia sociológica contemporânea de Pierre Bourdieu e seus impactos sustentáveis nos modelos de gestão das organizações de saúde do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19187Palavras-chave:
Sociologia contemporânea organizacional; Modelos de gestão; Organizações de saúde e Sustentabilidade.Resumo
O presente estudo irá procurar investigar as aplicações da sociologia contemporânea de Bourdieu e seus impactos sustentáveis nos modelos de gestão das organizações de saúde do século XXI. O objetivo deste estudo será apreender sentidos e abordagens na literatura científica acerca do tema, visando contribuir com investigações para melhor aproveitamento das aplicações da sociologia contemporânea de Pierre Bourdieu nos modelos de gestão organizacionais em saúde. Como base de dados serão consultadas as dissertações de mestrado e doutorado, livros e artigos científicos pesquisados nos temas, nas bases Capes, Scielo, e outras, do período em que surge até os tempos atuais do século XXI. No desenvolvimento do estudo irá se realizar os levantamentos, sistematizações e análises do histórico das aplicabilidades da sociologia contemporânea de Bourdieu e seus impactos nos modelos de gestão das organizações da saúde do século XXI, de forma que ao fim desse estudo, permita-se formular propostas de melhoria dos modelos de gestão empregados nas organizações de saúde à luz da análise crítica do que foi produzido, tendo como foco as relações que discutem a sociologia reflexiva de Bourdieu e o mundo organizacional.
Referências
Alves, J. B. (2017). Gestão Humanizada: Um Caminho Rumo Ao Sucesso Empresarial. Polobooks.
Alves, J. B. (2004) Gestão de clientes: a arte da conquisata e manutenção do cliente. Ed. Qualitymark,
Alves, J. B. (2020). Direções tóxicas e seus impactos nas organizações de saúde. Research, Society and Development, 9 (11), e45591110237. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10237 Assis, R. V. & Vandenberghe, F. (2019). O Indivíduo, a Existência e a Teoria Social: uma entrevista com Frédéric Vandenberghe.
Bourdieu, P. (2011) A distinção: crítica social do julgamento. (2a ed.), Zouk.
Bourdieu, P. (2004). Coisas ditas. Brasiliense.
Bourdieu, P. (2002). O poder simbólico. (16a ed.), Bertrand Brasil.
Bourdieu, P. (1996). Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Papirus.
Carvalho, C. A., &Vieira, M. M. F. (2007). O poder nas organizações. Thomson Learning.
Chiavenato, I. (2004). Administração: teoria, processo e prática. (5a ed.), Manole.
Chiavenato, I. (2020) Introdução À Teoria Geral Da Administração: Uma Visão Abrangente Da Moderna Administração Das Organizações. (2a ed.) Manole.
Emirbayer, M., & Williams, E. M. (2005). Bourdieu and social work. Social Service Review, December.
Everett, J. (2002). Organizational research and the praxeology of Pierre Bourdieu. Organizational Research Methods, 5, 56,
Ferreira, V. C. P. (2015). Modelos de gestão. Ed. da FGV.
Greenspan, A. et al. (2020) .Capitalismo na América:Uma História.Rio de Janeiro, Record.
Grove, A. S. Gestão de Alta Performance: (2020). Tudo o que Um Gestor Precisa Saber para Gerenciar Equipes. São Paulo, Benvirá.
Monteiro, J. M. (2020). 10 lições de Bourdieu Rio de janeriro: Vozes.
Orlickas, E. (2019) Modelos de gestão das teorias da administração a gestão estratégica. Curiba:Intersaberes.
Oliveira, D. P. R. (2018) Planejamento Estratégico - Conceitos-Metodologia-Práticas. (4a ed.). Atlas.
Souza, D. F.; & Silvino, Z. R. The Sociology of Pierre Bourdieu: theoretical potential for the subfield of nursing. Rev Bras Enferm 71(4):2055-9. http://dx.doi.org/10.15 90/00 34-7167-2016-0505
Swartz, D. (2008). Bringing Bourdieu`s master concepts into organizational analysis. Theory and Society, 37, 45-52.
Sordi, J. O. (2017) Gestão por Processos: Uma Abordagem da Moderna Administração (5a ed.), Saraiva Uni.
Sacamoto, L. (2020) Escravidão contemporânea. Contexto.
Vergara, S. C. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração. (6a ed.), Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joemar Braga Alves; Zenith Rosa Silvino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.