O uso de softwares e plataformas on-line no ensino da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19551

Palavras-chave:

Freeware; Winplot; WolfranAlpha.

Resumo

A matemática sempre foi uma das disciplinas de maiores queixas entre os alunos, por estes apresentarem dificuldades no aprendizado de temas básicos, seja do ensino fundamental ou superior. Uma grande problemática que tem levado os alunos enxergarem a matemática dessa maneira é o tipo de metodologia empregada no ensino. Por conta disso, o ensino da matemática tem sido amplamente discutido em diversas pesquisas, de modo que, com a pandemia causada pelo COVID, tem ampliado as discussões sobre o uso de metodologias de ensino. Deste modo, objetiva-se mostrar que o uso dos softwares e das plataformas on-line podem ser ferramentas importantes no ensino da matemática, justamente por relacionarem exemplos práticos e visuais à teoria lecionada em sala de aula. A partir da análise de outras pesquisas que utilizaram essas tecnologias no âmbito educacional, constatou-se que o ensino da matemática pode ser tratado de diferentes maneiras entretanto, as metodologias tradicionais de aprendizagem não são tão eficientes quanto os que utilizam ferramentas práticas e visuais.

Referências

Abreu, M. A. M. (2002). Metodologia de Ensino de Matemática. Florianópolis: LED.

Afonso, T. & Maldonado, M. (2020). Um exemplo prático do uso da tecnologia como meio para o ensino de matemática. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, 7(1), p. 1-2.

Amancio, D. T. & Sanzovo, D. T. (2020). Ensino de Matemática por meio das tecnologias digitais. Revista Educação Pública, 20(47), p. 1-5.

Barbosa, F. E., Pontes, M. M. & Castro, J. B. (2020). A utilização da gamificação aliada às tecnologias digitais no ensino da matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Revista Prática Docente, 5(3), p. 1593-1611.

Camillo, C. M. (2017) O Uso do Software Excel no ensino da Matemática. Acesso Livre, 7, p. 199-206.

Castro, B. P. & Pereira, A. A. S. (2020). Educação matemática no ensino fundamental: matemática de caráter prático nos anos iniciais. Revista Científica UNIFAGOC, 1, p. 140-150.

Flanagan, J. L. (2008). Technology : The Positive And Negative Effects On Student Achievement (Dissertação de mestrado). Mestrado in Education and Human Development - State University of New York College. New York.

Holanda, T., Manfredi, V. & Silva, R. (2020). Tecnologia e ensino da matemática dos anos iniciais do ensino fundamental: o uso de computadores, softwares e vídeos na otimização da prática educativa. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, SP, Brasil. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1419.

Lopes, E. J. S. & Bisognin, C. (2015). O uso do Excel como ferramenta no ensino de funções afins. (Monografia de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática. Rio Grande do Sul, Brasil.

Novais, M. J. C. (2021). Winplot: aplicações de funções de 1º grau. (Monografia de Licenciatura em Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

Oliveira, V. M., Locatelli, S. W. & Sato, J. R. (2021). Influência das cores no contexto educacional de Ciências e Matemática: uma revisão de literatura sobre a utilização de eye-tracking. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática,17(38), p. 244-266.

Perius, A. A. B. (2012). A tecnologia aliada ao ensino da Matemática. (Monografia de Especialização em Mídias na Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pimentel, F. S. C., Ferreira, A. R. & Freitas, R. O. (2020) Gamificação como estratégia pedagógica no combate à evasão: Potencialidades da implementação no ensino superior. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, SP, Brasil. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1266.

Resende, M. A. & Martins, L. G. (2018). Wolfram|Alpha: um mecanismo de busca no auxílio do processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática na educação a distância. BoEM, 6(11), p. 432-448.

Ribeiro, F. M. & Paz, M. G. (2012). O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos – FACOS / CNEC Osório, 2(2), p. 12-21.

Ribeiro, V. G., Zabadal, J., Trommer, T., Silveira, A. L. M., Silveira, S. R., Bertoloni, C., Cunha, G. B. & Bigolin, N. M. (2020). Emprego de Técnicas de Gamificação na Educação Científica: relato de uma intervenção como apoio à Estatística. Research, Society and Development, 9(1), p. 1-26.

Romeiro, R. A. G., Garcia, R. V. & Romão, E. C. (2021). O ensino de funções e a educação tecnológica: o simulador PHET e o software Winplot como facilitadores da aprendizagem. Caminhos da educação matemática em revista, 11(2), p. 111-131.

Rosly, W. N. S. W. M., Abdullah, S. S. S. & Shukri, F. N. A. (2020). The uses of Wolfram Alpha in Mathematics. Articles of Teaching and Learning in Higher Education, 1, p. 96-103.

Santo, E. E. & Santos, W. S. (2020). A gamificação como elemento potencializador de um modelo pedagógico para a educação a distância. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias – Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, SP, Brasil. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1167.

Silva, A. C., Santo, L. V. & Soares, W. A. (2012). Utilização do Winplot Como Software Educativo Para o Ensino de Matemática. Revista Diálogos, 6, p. 187-206.

Souza, J. K. C. & Fraiha-Martins, F. (2019). Origami e tecnologias digitais: instrumentos mediadores para o ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Tecnologia Educacional, 226, p. 42-54.

Vasconcelos, S. J. S. (1997). Raízes e caminhos do pensamento piagetiano no Brasil.

In: Freitag, B. (Org.) Piaget: 100 anos (pp. 193-210). São Paulo: Cortez.

Wolfram, S. (2016). Idea Makers: Personal Perspectives on the Lives & Ideas of Some Notable People. Champaign, Illinois, USA: Wolfram Media, Inc.

Wolframalpha Llc, (2021, julho 27) WolframAlpha computational intelligence. Recuperado em: http://www.wolframalpha.com.

Downloads

Publicado

25/08/2021

Como Citar

HOLANDA, M. A. C. R. de .; SOARES, W. de A. . O uso de softwares e plataformas on-line no ensino da Matemática . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e141101119551, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.19551. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19551. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais