Produção artesanal do licor à base do cálice da vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1977Palavras-chave:
Cálice da vinagreira; Licor; Inovação tecnológica.Resumo
A Hibiscus sabdariffa L., comumente conhecida como vinagreira, é um tipo de hortaliça que pertence à família das Malváceas, do gênero Hibisco e que compreende uma grande variedade de espécies. A produção artesanal de licores constitui alternativa interessante para proporcionar aumento da renda familiar, pois seu processamento exige tecnologia simples, o produto final é comercializado em temperatura ambiente e apresenta extensa vida-de-prateleira. O objetivo da realização deste estudo é a produção artesanal de um licor à base do cálice da vinagreira (Hibiscus sabdariffa L.).Os espaços utilizados para esse fim serão os laboratórios de Técnica Dietética e Análise Sensorial de Alimentos, do Centro Universitário de Ciência e Tecnologia do Maranhão – UNIFACEMA, localizada em Caxias - MA. A análise sensorial do produto foi realizada com assessores não treinados para teste de aceitação com escala hedônica mista de 9 pontos. Os avaliadores sensoriais, antes dos testes, foram informados sobre os objetivos e metodologia da pesquisa e consultados por meio de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois houve uma boa aceitação sensorial do licor a base do cálice da vinagreira tornando o mesmo uma opção para comercialização. Com uma boa aceitação do produto nos aspectos sensoriais.
Referências
Brasil. (2009). Decreto n. 6.871 de 4 de junho de 2009. Regulamenta a Lei n. 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõem sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebida. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília.
Dutcosky, S. D. (2013). Análise sensorial de alimentos. 4. ed. Curitiba: Champagnat, p 531.
Freitas, N. M.; Santos, A. M. C. M.; Moreira, L. R. (2013). Avaliação fotoquímica e determinação de minerais. Revista Cadernos de Pesquisa, São Luís, v.20, n. 3.
Gastl Filho, J. & Labegalini, M.C. (2013). Desenvolvimento de licor à base de cascas de abacaxi. Anais do I Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica, 1: 1-8.
Mohammed, R., Férnandez, J., Pineda, H. & Aguillar, M. (2007). Roselle (Hibiscus sabdariffa) seed oil is a rich source of tocopherol. Joumal of Food Science, 72(1): 207-211.
Moreira, F. I. N.; Pereira, T. S.; Fernandes, I. M. V.; SANTOS, A. F. & LOPES, M. F. (2013). Elaboração e avaliação sensorial e físico-química de licor de Cajarana. Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciências e Tecnologia, 1(1): 1-10.
Nascimento, N. T.; Frutuoso, A. E.; Moraes, K. F. De; Soares, D. L.; Silva, E. D. L. & Farias, M. D. (2010). Elaboração de um licor funcional a base de Acerola (Malpighia emarginata) com Abacaxi (Ananas comosus), 1(1): 1-11.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/L ic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 nov. 2019.
Rodrigues, V. N. (2017). Licor de guabiroba (Campomanesia xanthocarpa): Análise Mercadológica, desenvolvimento e caracterização fisico-quimica e sensorial.
Rubira, T. H. S.; Santos, J. F.; Viana, C. A. (2016). O uso do Hibiscus sabdariffa L. como alimento funcional. Revista Conexão Eletrônica, Três Lagoas, MS, 13(1): 1-9.
Passos, F. R.; Cruz, R. G.; Santos, M. V.; Fernandes, R. V. B. Avaliação físico-química e sensorial de licores mistos de cenoura com laranja e com maracujá. (2013). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, 15(3): 211-218.
Pina, C.A. (2014). Desenvolvimento de licor de caju: aproveitamento do pedúnculo de caju para a produção de cajuína- Piracicaba SP. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de São Paulo. 64p.
Pereira, K. S.; Leite, D. S.; Santos, P. L. S.; Cardoso, R. L. (2012). Elaboração, caracterização físico-química e sensorial de licor de corte de umbu. XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniele Juliana Rodrigues Gonçalves, Nathalia Cardoso Nascimento, Irislene Costa Pereira, Francisco Cesino de Medeiros Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.