Análise do nível de implementação dos instrumentos básicos de gestão ambiental nos municípios nordestinos em 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20072

Palavras-chave:

Gestão municipal ambiental; Instrumentos; Implementação.; Gestão ambiental municipal; Instrumentos; Implementação.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o nível de implementação dos instrumentos básicos de gestão ambiental nos municípios nordestinos no ano de 2017. Para tanto, foram utilizados dados referentes à pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros – 2017 publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho adota como estratégia empírica, a criação do Índice de Gestão Ambiental (IGA) para os municípios do Nordeste. Os resultados obtidos mostram que o nível de implementação dos instrumentos de gestão considerados, apresentam em média, baixos índices nos municípios da região. Os municípios que implementaram os quatro instrumentos de gestão considerados apresentam percentual ínfimo em comparação com o todo. Observou-se ainda que o instrumento menos frequente é a existência de secretaria municipal exclusiva de meio ambiente. A partir da realização da pesquisa é possível concluir que os municípios do Nordeste ainda são omissos quanto à implementação dos instrumentos considerados e a falta de interesse das gestões públicas no tocante a gestão ambiental ainda é um entrave existente na maioria dos municípios.

Referências

Lídia da Silva Azevedo - Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará.

Janaildo Soares de Sousa - Professor substituto da UEMA - Timon/BR. Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA - UFC; Mestre em Economia Rural - UFC.

Downloads

Publicado

12/09/2021

Como Citar

AZEVEDO, L. da S. .; SOUSA, J. S. de; CARVALHO, J. N. F. de . Análise do nível de implementação dos instrumentos básicos de gestão ambiental nos municípios nordestinos em 2017. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e40101220072, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i12.20072. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20072. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais