Análise teórica comparativa entre os tipos de reforço estrutural aplicados em vigas de concreto armado
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20182Palavras-chave:
Reforço estrutural; Concreto Armado; Vigas.Resumo
Existem diversas estruturas que estão passando por um processo de aumento de carga, seja pelo acréscimo de cômodos ou alteração do uso do ambiente atual. Para que isso ocorra sem comprometer a integridade física de seus usuários e da estrutura é necessária a utilização de reforços estruturais, que sirvam para aumentar a performance da estrutura, equipando-a de mais rigidez e/ou resistência. A pesquisa teve como objetivo descrever as principais vantagens e desvantagens das técnicas de reforço em vigas de concreto armado por protensão externa, colagem e/ou chumbamento de chapas de aço, colagem de fibras de carbono e pelo método do encamisamento, para que assim seja possível tomar a decisão de qual técnica utilizar. A metodologia deste trabalho é baseada em uma pesquisa bibliográfica descritiva, utilizando o método comparativo, que estuda as diferenças e semelhanças entre diferentes fatos. A escolha da técnica de reforço mais adequada deve ser realizada após uma avaliação criteriosa das principais características da peça a ser reforçada e dos métodos que podem ser empregados. A definição pode ser baseada por: desempenho do reforço, preservação da arquitetura, custo de aplicação, facilidade e rapidez na instalação e facilidade de encontrar o material e a mão de obra.
Referências
ACI – American Concrete Institute. (2017). Guide for the design and construction of externally bonded FRP systems for strengthening concrete structures. ACI Committee 440. Detroit.
Araújo, R. Y. A. (2018) Reforço à flexão de vigas de concreto armado com fibras de carbono utilizando o ACI 440.2R e a NBR 6118 adaptada. Natal: 81 p. Monografia -Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Beber, A. (1999). Reforço de estruturas de concreto com compósitos de fibra de carbono. PPGEC/UFRGS.
Beber, J. A., Campos Filho, A., & Campagnolo, J. L. (2000). IV Simpósio EPUSP sobre estruturas de concreto. In Estudo Teórico-Experimental de Vigas de Concreto Reforçadas com Tecidos de Fibra de Carbono.
Beber, A. J. (2003). Comportamento estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com compósitos de fibra de carbono.
Cánovas, M. F. (1988). Patologia e terapia do concreto armado, tradução de M. Celeste Marcondes, Beatriz Cannabrava. Pini.
Chastre, C. (2014). Materiais e tecnologias de reforço de estruturas de betão-potencialidade e limitações. In REHABEND 2014-Congresso Latinoamericano" Patología de la construcción, Tecnología de la rehabilitacíon y gestión del patrimonio". Santander. 10p.
de Almeida, T. G. M. (2001). Reforço de vigas de concreto armado por meio de cabos externos protendidos.
de Aquino Viana, R. D. (2004). Programa Para Dimensionamento De Reforço À Flexão E Ao Cisalhamento De Vigas De Concreto Armado (Doctoral dissertation, Universidade Federal Do Rio De Janeiro).
de Oliveira, J. C. C. (2015). Técnicas Para Intervenção Em Estruturas De Concreto Armado (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Escobar, C. J. (2003) Avaliação do desempenho estrutural de vigas de concreto armado reforçadas com lâminas de CFRP tensionadas. Curitiba: Dissertação (Mestrado em Engenharia / Construção Civil) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Engenharia.
Hollaway, L. C., & Leeming, M. (Eds.). (1999). Strengthening of reinforced concrete structures: Using externally-bonded FRP composites in structural and civil engineering. Elsevier.
Machado, A. D. P. (2002). Reforço de estruturas de concreto armado com fibras de carbono. Pini.
Mariano, J. R. (2015). Recuperação estrutural com ênfase no método da protensão externa.
Piancastelli, E. M. (1997). Patologia e Terapia das Estruturas Uma Visão Global.
Reis, L. S. N. (1998). Dissertação de Mestrado em Ingeniería de Estructuras, Escuela Ingeniería de São Carlos, Universidad de São Paulo, São Carlos, p. 293 (Doctoral dissertation).
Reis, L. S. N. (2001). Sobre a recuperação e reforço das estruturas de concreto armado.
Santos, F. P. S. L. D. (2017). Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado.
Simões, M. L. D. F. (2007). Reforço à flexão de vigas de concreto armado por encamisamento parcial. Mestrado em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 162p.
Sousa, V. C. M.; & Ripper, T. (1998). Patologias, recuperação e reforço de estruturas de concreto armado. Editora Pini.
Ximango, J. H. S. Comparativo entre os métodos de reforço estrutural aplicados em pilares de concreto armado.2020. Monografia (Graduação)- Faculdade Ari de Sá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tarcísio Gomes Parente Neto; José Levi Chaves de Sousa; Beatriz Fernandes Macário Sousa; José Igor Pereira Frota; Esio Magalhães Feitosa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.