Análise das dificuldades dos docentes relacionadas ao ensino de criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20678Palavras-chave:
Formação docente; Inclusão escolar; TDAH.; Formação docente; Inclusão escolar; TDAH.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as dificuldades dos docentes relacionados ao ensino de criança com TDAH. Tratou-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Foi realizada a pesquisa através de um formulário online elaborado pela pesquisadora. A amostra foi composta por 8 professores de uma instituição de ensino privado da cidade de Teresina-PI, que lecionavam para crianças com TDAH no local da pesquisa. Como critério de inclusão, foram professores que lecionavam para alunos com TDAH há pelo menos um ano e aqueles que responderam à pesquisa no período de um mês. O instrumento de coleta de dados foi um formulário com questões objetivas, disponibilizado via internet pelo Google forms. Os resultados foram organizados no programa Microsoft Word em gráficos. Os resultados mostraram que 100% dos docentes consideram ter dificuldade para atender crianças com TDAH, assim como necessitam de formação na área, pontuaram também em torno de 50% que o aluno com TDAH interfere no rendimento da turma, tendo dificuldade em concluir as atividades escolares. Diante dos resultados, foi possível identificar o quanto é importante que os docentes sejam submetidos a capacitações prévias, para que possam se sentir aptos a trabalhar com a diversidade do público presente em sala de aula, visto que são fundamentais no desenvolvimento da criança no contexto escolar.
Referências
AMÉRICO, C.D.P.; KAPPEL, N. R. R.; BERLEZE, A. A criança com TDAH: análise do
desempenho escolar e engajamento motor. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v.17, n.2, p.150-156, abr./jun. 2016.
ARAÚJO, R. S. Fatores associados ao mau desempenho escolar de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Revista Saúde.com-Ciência, n. 1, p. 31-42, 2020.
BERMUDEZ, M. M.; ANTOLA, I. N. Atitudes dos professores diante da inclusão de alunos com deficiência. Cienc. Psicol., Montevideo, v.14, n.1, 2020.
CAMARGO, S. P. H. et al. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos
professores. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 36, 2020
CARVALHO. et al. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e seus desafios no ambiente escolar: pesquisa de campo na emef manoel vieira lessa, em serra – es. Conhecimento em Destaque, 2020.
CASTRO, C.X.L; LIMA, R.F. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Rev. Psicopedagogia; 35(106): 61-72, 2018.
DIAS, M.A.L.; ROSA, S.C.; ANDRADE, P.F. Os professores e a educação nclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicologia USP, v.26, n.3, p.453- 463, 2015.
FREITAS, L. J. A Formação do professor como eixo inovador de inclusão no ensino fundamental dos alunos com deficiência em Limoeiro/Pernambuco. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc., Asunción , v. 13, n. 2, p. 225-238, dez. 2017.
LIMA, F.C.; JERÔNIMO, R.C.G.F.; GOUVEIA, L,F,P. Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente. Braz. J. of Develop.,Curitiba, v.6, n.10, p.79580-79591, oct.2020.
MARTINHAGO, F. TDAH e Ritalina: neuronarrativas em uma comunidade virtual da Rede Social Facebook. Ciência e Saúde Coletiva. 23(10):3327-3336, 2018.
MARTINHAGO, F.; CAPONI, S. TDAH EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO COM PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUL DO BRASIL. Cadernos
Brasileiros de Saúde Mental, ISSN 1984-2147, Florianópolis, v.11, n.30, p.78-98, 2019.
MATOS, S.N.; MENDES, E.G. Demandas de professores decorrentes da inclusão escolar.
Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 1, p. 9-22, Jan.-Mar., 2015.
MONSIVAIS, J.M.; HERRERA, A.D.R.C. Comparação de conhecimentos e atitudes de professores do ensino fundamental em relação a alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e TDAH na Argentina e no México. Rev. study. exp. educ. vol.19 no.40 Concepción ago. 2020.
PEREIRA, E. D. Um estudo sobre os impactos da inclusão no rendimento escolar. Educere- XII Congresso nacional de educação, 2017.
SANTOS, M.S.B.; TAKAHASHI, B.T.; OLIVEIRA, A.L. Dificuldades encontradas pelos docentes de uma escola estadual localizada no estado do paraná frente a alunos que apresentam distúrbios de aprendizagem. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar. Ano 4, v.VI, n.1, p.45-67, Jan- Jun, 2020.
SILVA. et al. Materiais Didáticos inclusivos para o Ensino de Química: desafiando professores em formação. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
SOUSA. L.P.A.; BARROS, L.A.; DISCÂNIO, J.M. Adaptações na metodologia de ensino para atender as demandas educacionais de alunos com tdah. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 1, p. 370-378, jan. 2020.
TAVARES, L.M.F.L.; SANTOS, L.M.M.; FREITAS, M,N,C. A Educação Inclusiva: um
Estudo sobre a Formação Docente. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.22, n.4, p.527-542, Out.- Dez., 2016
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Suyane Santana Cavalcante; Alice Lima Rosa Mendes; Juçara Gonçalves de Castro; Ariella Sthefany Silva Oliveira; Silvana Maria Véras Neves; Luís Paulo Alves Ramos; Ivani Feitosa de Oliveira; Samyres Batista de Medeiros; Jaiane Oliveira Costa; Rodrigo Feitosa de Oliveira Correia; Walleska Suellen do Nascimento Silva; Geovanna Mirella Palmer Lustosa; Pablo Henrique Doudement Lopes; Gabriela Dantas Carvalho; Ana Flávia Machado de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.