O estudo dirigido como estratégia de ensino da origem da vida no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2071Palavras-chave:
; Enseñanza aprendizaje; Enseñanza de biología; Libro de texto.Resumo
Esse trabalho tem o objetivo de discutir as hipóteses sobre a origem da vida com ênfase nos experimentos clássicos sobre biogênese e geração espontânea a partir de um estudo dirigido que torne o aluno protagonista no processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. O estudo apresenta questões que são autorais e o texto foi elaborado do livro didático utilizado pelos alunos. Foi aplicado em uma sala do 1º ano do ensino médio em uma escola pública de Barra Mansa, durante as aulas de Biologia. Com a aplicação do estudo dirigido, notou-se uma postura mais ativa dos educandos que demonstraram interesse na construção do conhecimento científico em torno do tema proposto.
Referências
Bizzo, N.; Chassot, A. (2013). Ensino de ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial.
Emmeche, C.; El-Hani, C. N. (1999) Definindo vida, explicando emergência. Série Ciência e Memória, CNPQ/Observatório Nacional, Coordenação de Informação e Documentação, n. 02/99.
Libâneo, J.C. Didática. 2ª ED.São Paulo, Cortez, 1994
Martins, L. A. C. P. (2009) Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, vol. 4, p. 65-100,
Massabani, V.G. (2007) O construtivismo na prática de professores de ciências: Realidade ou utopia? Universidade de São Paulo (USP), Ciência & Cognição; p.v.10: 104 – 114.
Moreira, M. A. (2011) Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 242p .
Moreira, H.; Caleffe. L. G. (2008) Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. São Paulo: DP&A.
Melo, M. C. H.; Cruz, G. C. (2014) Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31- 39.
Meyer, D.; El-Hani, C. N. (2010) Evolução: o sentido da biologia. Unesp, 2005.nicolini, L. B.; Falcão, E. B. M.; faria, F. S. Origem da vida: como licenciandos em ciências biológicas lidam com este tema? Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 2, p. 355-367.
Nérici, I.G. (1992) Didática Geral dinâmica. 11ª ed. São Paulo: Atlas.
Porto, P. R. A.; Falcao, E. B. M. (2010) . Teorias da Origem e Evolução da Vida: Dilemas e desafios no Ensino Médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 12, p. 13-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.