O inconsciente coletivo e a física contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2095Palavras-chave:
Jung; Einstein; Quântica; Cosmos; Individuação.Resumo
Este artigo apresenta o conceito de inconsciente coletivo postulado pelo Dr. Carl Gustav Jung e alguns conceitos da física contemporânea que culminaram com a idéia da elaboração de uma Teoria de Tudo (TdT). Pretende iniciar uma discussão sobre a semelhança desses conceitos e propõe a continuidade da discussão visando maior esclarecimento teórico do assunto e da possibilidade da inclusão de experimentos para verificação empírica. Esse artigo foi elaborado a partir de consulta bibliográfica e informações transmitidas nas aulas do curso de pós- graduação latu senso em psicologia analítica na Universidade Santa Ursula.
Referências
Jung, C. G., O. C. vol. IX/1 (2014). Os arquétipos e o inconsciente coletivo (11a. Ed). Petrópolis, RJ: Vozes.
Laslo, Ervin, Currivan, Jude (2010). CosMos:Unindo ciência e espiritualidade para um novo entendimento do universo e de nós mesmos. São Paulo: Cultrix.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.