Tratamento dietoterápico em pacientes com sepse: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2111Palavras-chave:
Sepse; Doença grave; Nutrição; Dietoterapia.Resumo
A sepse é definida como uma infecção acompanhada de inflamação sistêmica. É considerada um grave problema de saúde pública em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que apesar de um enorme esforço de investigação nas últimas décadas continua sendo um desafio considerável e crescente aos cuidados de saúde. Diante do que foi exposto, este artigo apresenta por objetivo realizar uma revisão bibliográfica, sobre o tratamento dietoterápico para pacientes com sepse. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa, abrangendo artigos científicos, monografias, teses e dissertações publicados nas bases de dados: CAPES, SciELO e Google acadêmico. Através dos estudos, verifica-se que, considerando o real incremento metabólico da sepse, a terapia nutricional deve ter sua instituição precoce, visando auxiliar no processo de cicatrização, diminuição da resposta catabólica e aprimoramento da estrutura e funcionalidade do trato gastrointestinal. Por fim, conclui-se que o objetivo principal do estudo pode ser alcançado, referente a analise do tratamento dietoterápico em pacientes com sepse.
Referências
Batista, R. S. et al. (2011). Sepse: atualidades e perspectivas. Rev Bras Ter Intensiva, 2(2), 207-216.
Fontoura, C. S. et al. (2006). Avaliação nutricional no paciente crítico. Rev Bras Ter Intensiva, 18(3), 298-306.
Kauss, I. A et al. (2010). The epidemiology of sepsis in a Brazilian teaching hospital. Braz J Infect Dis, 14(3), 264-270.
Mahan, L. K.; Escott-Stump, S.; Raymond, J. L. (2012). Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 2 ed. Elsevier: Rio de Janeiro.
Pasinato, V. F. et al. (2013). Terapia nutricional enteral em pacientes sépticos na unidade de terapia intensiva: adequação às diretrizes nutricionais para pacientes críticos. Rev Bras Ter Intensiva, 25(1), 17-24.
Waitzberg, D. L. (2009). Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. 4 ed. Atheneu: São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.