A revitalização de Maqasid al-Mu'amalat de acordo com Abdullah bin Bayyah e suas implicações na lei Islâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21295

Palavras-chave:

Lei Islâmica; Maqasid al-Mu'amalat; Revitalização.

Resumo

A revitalização da lei Islâmica continua a experimentar renovação ao dar as boas-vindas à nova era da economia mundial que oferece a influência da aculturação cultural global e avanços na tecnologia da informação, por um lado, e a ascensão do espiritualismo e do nacionalismo, por outro. O estudo da economia não é novo no discurso da lei Islâmica, mais conhecida como mu'amalat. Por muito tempo, o discurso sobre os objetivos da Sharia (maqasid al-shari'ah) tornou-se uma necessidade inegociável. A necessidade de sabê-lo, a urgência de estudá-lo e as implicações dos pensamentos dos estudiosos muçulmanos ao navegar no oceano da lei islâmica para chegar ao mar da sabedoria são fortemente influenciados pela maqasid al-shari'ah. Isso é baseado na suposição de que não é suficiente apenas conhecer e examinar em detalhes os textos textuais que podem resultar em uma compreensão equivocada dos propósitos e objetivos de Deus e Seu Mensageiro na formulação da lei Islâmica, mas é muito necessário estudar o valores e objetivos dos textos da Sharia que foram revelados. Assim, Ibn Bayyah tentou combinar o estudo da maqasid al-shari'ah com mu'amalat com base nos objetivos da transação e nos resultados da observação da realidade. Nos resultados de sua pesquisa, ele afirmou que a revitalização dos objetivos de riqueza como uma nova base de pensamento no discurso da lei Islâmica atualizaria o conceito de jurisprudência das transações em sua antiga face que era rígida, desatualizada, conservadora e menos aplicável. É como a necessidade humana de riqueza considerada como uma coisa crucial que ocupa a primeira posição nos objetivos de riqueza (maqasid al-mu'amalat).

Referências

Abdullah bin Bayyah. (2014). Retrieved from the Aljazeera website: https://www.aljazeera.net/encyclopedia/icons/2014/11/12/عبد-الله-بن-بيه.

Ashur, M. T. B. (2006). Maqasid al-Shari‘ah al-Islamiyyah. Cairo: Dar al-Salam.

Ulaysh, A. B. M. (2016). Minah al-Jalil Sharh Mukhtasar Khalil: dhabatahu wa shahhahahu ‘Abd al-Jalil ‘Abd al-Salam, Juz. 5. Bairut: Dar al-Kutub al-Ilmiyyah.

Krisis Moneter Terburuk Sepanjang Sejarah Dunia. (2018). Retrieved from Sindonews website: https://ekbis.sindonews.com/read/1312104/180/10-krisis-moneter-terburuk-sepanjang-sejarah-dunia-1528277126.

Al‘askar, M. A. M. (1434). Maqasid al-Shari‘ah fi al-Mu‘amalat al-Maliyyah ‘Inda Ibni Taimiyyah wa Atharuha fi al-Ahkam al-Fiqhiyyah wa al-Nawazil al-Maliyyah al-Mu‘asirah (Unpublished doctoral thesis). Umm Al-Qura University Makkah, Saudi Arabia.

Albadawi, Y. A. M. (2000). Maqasid al-Shari‘ah ‘inda Ibn Taimiyyah. Yordania: Dar al-Nafa’is.

Aljashshash, A. R. (1992). Ahkam al-Qur’an, tahqiq Muhammad al-Sadiq Qumhawi, Juz. 5. Bairut: Dar Ihya’ al-Turath al-‘Arabi.

Aljawwad, A. J. A. (2017). ‘Ulama’ Aghniya’ Atharu al-‘Ilm ‘Ala al-Maladhdhat. Tunis: Dar al-Maziri li al-Nashr wa al-Tawzi‘.

Alkhawjah, M. H. (2004). Shaikh al-Islam al-Imam al-Akbar Muhammad al-Tahir bin ‘Ashur, Juz. 3. Qatar: Wuzarotu al-Awqaf wa al-Shu’un al-Islamiyyah.

Almanzur, M. B. M. (2010). Lisan al-‘Arab, Juz. 3. Bairut: Dar Sadir.

Almuqri’, A. F. (2016). Al-Misbah al-Munir fi Gharib al-Sharh al-Kabir, Juz. 2. Cairo: Dar al-Ma‘arif.

Alnawawi, Y. B. S. (1930). Al-Minhaj Sharh Sahih Muslim bin Hajjaj, Juz. 11. Cairo: Al-Matba‘ah al-Masriyyah bi al-Azhar.

Alqurtubi, A. A. M. (2006). Al-Jami‘ li Ahkam al-Qur’an: tahqiq ‘Abdullah bin ‘Abd al-Muhsin al-Turki, Juz. 20. Bairut: Muassasah al-Risalah.

Alqurtubi, A. B. N. (1999). Al-Tamhid lima fi al-Muwatta’ min al-Ma‘ani wa al-Asanid: tahqiq Muhammad ‘Abd al-Qadir ‘Ata, Juz. 2. Bairut: Dar al-Kutub al-‘Ilmiyyah.

Alsa‘di, A.R.B.N. (2015). Al-Qawa‘id wa al-Ushul al-Jami‘ah. Cairo: Maktabah al-Sunnah.

Bayyah, A. M. B. (2013). Maqasid al-Mu‘amalat wa Marasid al-Waqi‘at, 3rd ed. London: Al-Furqan Islamic Heritage Foundation.

Bayyah, A. M. B. (2014). Maqasid al-Mu‘amalat wa Marasid al-Waqi‘at, 4rd ed. London: Al-Furqan Islamic Heritage Foundation.

Bayyah, A. M. B. (2015). Maqasid al-Mu‘amalat wa Marasid al-Waqi‘at, 5rd ed. London: Al-Furqan Islamic Heritage Foundation.

Goswami, M., Postone, M., Sartori, A., & Sewell, W. H. (2014). Introducing Critical Historical Studies. The Journal of Modern History, 1 (1), 1-3. https://doi.org/10.1086/675083

Gwartney, J. D., Stroup, R. L., Sobel, R. S., Macpherson, D. A. (2015), Economics: Private and Public Choice, 15th edition. Stamford: Cengage Learning.

Hasani, I. (1995). Nazariyyat al-Maqasid ‘inda al-Imam Muhammad al-Tahir bin ‘Ashur (1st ed). Virginia: Ma‘had al-Islami li al-Fikr al-Islami.

Hegel, W. H. (1965). The History of Philosophy. In: Ethan Kleinberg (Ed). History and Theory: Studies in the Philosophy of History. New Jersey: Wiley.

I‘timad Tashkil Majlis al-Imarat li al-Ifta’ al-Shar‘iy. (2018). Retrieved from the Albayan website: https://www.albayan.ae/across-the-uae/news-and-reports/2018-06-24-1.3299552.

Ibrahim, A. W. (1988). Tartib al-Mawdu‘at al-Fiqhiyyah wa Munasabatuhu fi al-Madhahib al-Arba‘ah. Makkah: Jami‘ah Umm al-Qura.

Jakfar. (2010). Tarjamah al-‘Allamah ‘Abdullah bin Bayyah. Retrieved from https://al-maktaba.org/book/31617/72340.

Kincheloe, Joe L. (2000). Making Critical Thinking Critical. In Shirley Steinberg (Ed.). Counterpoints: Studies in Criticality. Bern, Switzerland: Peter Lang.

Lashin, M. S. (2002). Fath al-Mun‘im Sharh Sahih Muslim, Juz. 6. Cairo: Dar al-Shuruq.

Makhdah, S. A. A. (2017). Usus al-Maliyyah al-Islamiyyah. In International Seminar with theme: Al-Ribh fi al-Mu’assasat al-Maliyyah al-Islamiyyah. Islamic University of Gaza; April 26.

Malkawi, F. H. (2011). Buhuth al-Mu’tamar al-Dawli Haula al-Shaikh Muhammad al-Tahir Ibn ‘Ashur wa Qadaya al-Islah wa al-Tajdid fi al-Fikri al-Islami al-Mu‘asir. Herndon, Virginia: Al-Ma’had al-‘Alami li al-Fikri al-Islami.

Political transition in Mauritania: Assessment and horizons. (2006). Retrieved from Reliefweb.int website: https://reliefweb.int/report/mauritania/political-transition-mauritania-assessment-and-horizons.

Prakasa, D. B. (2018). Sejarah Revolusi Industri 1.0 Hingga 4.0. Menara Ilmu Otomasi Departemen Teknik Elektro dan Informatika Sekolah Vokasi Universitas Gadjah Mada. Retrieved from: http://otomasi.sv.ugm.ac.id/2018/10/09/sejarah-revolusi-industri-1-0-hingga-4-0/.

Rahmah, U. (2018). Abdullah bin Bayah: Pelopor Moderasi dan Perdamaian. Retrieved from: https://bincangsyariah.com/khazanah/abdullah-bin-bayah-pelopor-moderasi-dan-perdamaian/.

Royse, D. (2011). Research Methods in Social Work. New York: Brooks/Cole Cengage Learning.

Salih, A. (2006). Al-Shar‘iyyah baina Fiqh al-Khilafah wa Waqi‘iha Juz 1. (1st ed.). Cairo: International Institute of Islamic Thought.

Schiemann. (2007). John W. Bizarre Beliefs and Rational Choices: A Behavioral Approach to Analytic Narratives. The Journal of Politics, 69 (2):24-511. https://doi.org/10.1111/j.1468-2508.2007.00547.x

Shabir, M. U. (2007). Al-Mu‘amalat al-Maliyyah al-Mu‘asirah fi al-Fiqh al-Islami (6th ed.). ‘Amman: Dar al-Nafa’is.

Taimiyyah, T. A. B. (2004). Majmu‘ Fatawa bin Taimiyyah: tahqiq ‘Abd al-Rahman bin Muhammad bin Qasim, Juz. 32. Madinah: Wuzarah al-Shu’un al-Islamiyyah wa al-Awqaf wa al-Da‘wah wa al-Irshad.

Tarjamah al-‘Allamah ‘Abdullah bin Bayyah: Al-Mawqi’ al-Rasmy li al-‘Allamah ‘Abdullah Ibn Bayyah. (2017). Retrieved from the Binbayyah website: http://binbayyah.net/arabic/archives/1417.

Downloads

Publicado

27/10/2021

Como Citar

ROBBANI, S. .; YASID, A.; SANURI, S. A revitalização de Maqasid al-Mu’amalat de acordo com Abdullah bin Bayyah e suas implicações na lei Islâmica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 14, p. e104101421295, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i14.21295. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21295. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais