Estudo da simulação de um processo de produção de massa de rosca de uma padaria
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21850Palavras-chave:
Modelagem Computacional; Otimização; Padaria.Resumo
A simulação computacional é uma ferramenta com o potencial de gerar uma grande redução de custos operacionais, visto que é possível modelar um processo em ambiente controlável, testar modificações e analisar os resultados, sem necessariamente alterar a estrutura real do processo produtivo. Pequenas e médias empresas buscam novas vias de desenvolvimento com foco em novas fontes de vantagem competitiva, e a simulação computacional pode ser uma delas. Neste trabalho, buscou-se identificar os processos produtivos envolvidos na produção de uma padaria no município de Itambacuri/MG, escolher um desses processos e a partir do uso de simulação computacional com o software Arena, propor caso haja, melhorias e otimizações para a sua maximização produtiva. O produto escolhido como estudo foi a massa de rosca. Foram coletados dados referentes a cada processo de todos os produtos gerados pela massa. Para cada processo estocástico, são obtidos seus tempos de operação com o uso de um cronômetro em visita in loco. O modelo computacional construído foi verificado e validado com sucesso em comparação com dados do processo real. Através dos resultados obtidos pela simulação computacional foi possível identificar os gargalos no sistema e propor alternativas para a otimização do processo produtivo.
Referências
ABIP. (2020). Indicadores de panificação e confeitaria brasileira em 2019. https://www.abip.org.br/site/wp-content/uploads/2020/02/INDICADORES-DA- PANIFICA%C3%87%C3%83O-E-CONFEITARIA-EM-2019-2.pdf
Banks, J. (2005). Discrete event system simulation. [S.l.]: Pearson Education India.
Esposito, E. et al. (2009). Virtual enterprise in SME networks. Piccola Impresa/Small business.
Forbes, C. et al. (2011). Statistical distributions. [S.l.]: John Wiley & Sons.
Freitas Filho, P. J. d. (2001). Introdução à modelagem e simulação de sistemas: com aplicações em Arena. [S.l.]: Visual Books.
Gil, A. C. et al. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. [S.l.]: Atlas São Paulo. v. 4.
Hecker, F., Hussein, W., & Becker, T. (2010). Analysis and optimization of a bakery production line using ARENA. International Journal of Simulation Modelling, 9(4), 208-216.
Iannoni, A. P. & Morabito, R. (2002). Análise do sistema logístico de recepção de cana-de-açúcar: um estudo de caso utilizando simulação discreta. Gestão & produção, 9, 107-127.
Kelton, W. D. (2002). Simulation with ARENA. McGraw-hill.
Lacerda, L. P. et al. (2021). Aplicação da teoria de filas via modelagem computacional em uma empresa de lavagem de veículos. Research, Society and Development 2021, ISSN 2525-3409, 2021.
LEAP. Industry 4.0. (2020). https://www.leapaust.com.au/industry-4-0/
Moura, M. d. C. & Nascimento, L. M. d. (2020). Indústria 4.0 e simulação de processos produtivos: como os gêmeos digitais podem ajudar na busca da excelência operacional? https://www.excelenciaoperacional.blog.br/2018/08/31/industria-4-0-e-simulacao-de-processos-produtivos-como -os-gemeos-digitais- podem-ajudar-na-busca-da-excelencia-operacional/
Oliveira, C. S. d. (2008). Aplicação de técnicas de simulação em projetos de manufatura enxuta. Estudos Tecnológicos em Engenharia, 4(3), 204-217.
Pergher, I., Vaccaro, G. L. & Pradella, M. (2013). Aplicação da simulação computacional para determinar a capacidade produtiva do processo de produção de pães: um estudo de caso. Produto & Produção, v. 14, n. 1.
Prado, D. (2010). Usando o arena em simulação. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços Ltda.
Rezende, H. P. de et al. (2010). Avaliação dos tempos de espera em uma panificadora utilizando simulação computacional. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção.
Santos, A. A. d. et al. (2014). Modelagem e análise de um processo de produção em uma pequena panificadora utilizando um simulador de código livre. Revista de Engenharia e Tecnologia,v. 6, n. 1, p. Páginas–148.
SEBRAE. (2017). Indústria: Panificação. https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Ind%C3%BAstria%20da%20panifica%C3% A7%C3%A3o.pdf
Silva, E. L. d. & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4a. edição, 123.
Wachholz, L. (2013). Análise e simulação do processo de produção de pão francês em uma panificadora de pequeno porte: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Engenharia de Produção-Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Ramalho Figueirêdo; Lucas Portes Lacerda; Jaqueline Maria da Silva; Alexandre Faissal Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.