Estudo da viabilidade de utilização de garrafa PET triturada na produção de tijolos ecológicos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22273Palavras-chave:
Cerâmicas; PET; Reciclagem.Resumo
A garrafa PET (Polietileno Tereftalato) apresenta diversas utilizações atualmente, desde o armazenamento de bebidas (refrigerante, suco, etc.) até decorações em geral. A importância de realizar a coleta e reciclagem deste material corresponde à diminuição dos impactos ao meio ambiente, pois o mesmo demora muitos anos para decompor, em outras palavras, implementar a sustentabilidade na região. Esta pesquisa pretende analisar o polímero reciclado juntamente ao tijolo solo-cimento mediante a percentuais de substituição deste ao solo, a fim de realizar testes físico-químicos com a intenção de avaliar a possibilidade do seu uso na construção civil. Para a realização dessa pesquisa foram produzidas amostras, uma com argila pura e outra com adição de garrafa PET triturada. Com esses experimentos será possível verificar a viabilidade da inclusão de PET sem comprometer a resistência mecânica do tijolo ecológico e de forma benéfica ao meio ambiente.
Referências
ABRELPE – Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Panorama de resíduos sólidos no Brasil, 11ª ed. 2013.
ABIPET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PET. 9o Censo da Reciclagem de PET no Brasil. 2011. Disponível em: Acesso: 23 de março. 2016.
AZEVEDO, G. O. D. Por menos Lixo: a minimização dos resíduos sólidos urbanos na cidade do Salvador/Bahia. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnicas. 2011. Disponível em <> Acesso dia 13 de julho de 2015.
BIOBLOC. Origem do Tijolo Ecológico - Um pouco de História. Disponível em: http://biobloctijolosecologicos.blogspot.com/p/blogpage.html#:~:text=Ele%20surgiu%20atrav%C3%A9s%20de%20um,conchas%20de%20mariscos%20e%20trituravam. Acesso em 12 de Abril de 2021.
DANTAS, V. B. Desenvolvimento de blocos de solo cimento utilizando argissolo com incorporação de material armazenador de calor por mudança de fase (MMFs). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
FRIGIONE, M. Recycling of PET bottles as fine aggregate in concrete. Waste Management, v.30, n. 11, p. 1101-1106, 2010.
GRANDE, F. M. Fabricação de tijolos modulares de solo-cimento por prensagem manual com e sem adição de sílica ativa. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo, 2003, 165 p.
MAZZEO, G; MAZZEO, F. Fabricação de tijolos modulares de solo cimento por prensagem manual com e sem a adição de sílica ativa. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. EESC – Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2003.
MOREIRA, M. C. Dados e Informações sobre resíduos sólidos urbanos no Brasil. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://pesquisa.bvsalud.org/portal/?output=site&lang=pt&from=1&sort=&format=summary&count=20&fb=&page=1&filter%5Bpais_assunto%5D%5B%5D=brasil&filter%5Bla%5D%5B%5D=pt&q=reciclagem&index=tw>. Acesso dia 10 de julho de 2021.
PECORIELLO, L A. Recomendações práticas para uso do tijolo furado de solo- cimento na produção de alvenaria. Dissertação (Mestrado Profissional em Habitação) São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo, 2003, 75 p.
PINTO, C. S. Propriedades dos solos. In: Fundações: teoria e prática / Waldemar Hachich ... [et al.]. São Paulo: PINI, 1998.
WEBER, E.; CAMPOS, R. F. F.; BORGA, T. Análise da eficiência do tijolo ecológico solo-cimento na construção civil. Ignis, Caçador, v.6, n.2, p.18-34, maio/ago. 2017.
PISANI, M. J. Um material de construção de baixo impacto ambiental: o tijolo de solo cimento. São Paulo: Sinergia, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulysendra Felipe Silva; Rebeka Manuela Lobo Sousa; Francisca das Chagas Oliveira; Sávio Torres Melo; Heitor Fernandes Sousa; Phillype Dowglas Lopes; Francisco Arlon de Oliveira Chaves; Gilvan Moreira da Paz; Roberto Arruda Lima Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.