Contabilidade interna: análise da percepção dos empresários do ramo calçadista sobre a contabilidade interna nas empresas da cidade de Nova Serrana – MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2229

Palavras-chave:

Tomada de decisão; Informações úteis; Gestão.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar a visão dos gestores em relação a implantação da contabilidade interna nas empresas do setor calçadista de Nova Serrana – MG. A pesquisa apresenta a importância da contabilidade nas empresas como ferramenta indispensável no processo de gestão, visando unir contador e empresário, obtendo varias vantagens como informações acessíveis e importantes, que são necessárias no processo de tomada de decisão. Para responder o problema de pesquisa e atingir o objetivo proposto, é aplicado questionários aos empresários do setor calçadista de Nova Serrana, afim de evidenciar a percepção em relação à contabilidade interna. O objetivo principal é analisar qual a percepção que empresário possuem com a implantação da contabilidade, se ela é ou não viável as empresas, se consegue reduzir ou aumentar os custos em sua finalidade. Os principais resultados encontrados na pesquisa foram que na percepção dos empresários, a contabilidade interna representa um alto custo, relatando que apenas o setor administrativo sofreria maior impacto de melhoria em decorrência dessa implantação, e que haveria aproximação entre empresários, auxiliando os gestores nas tomadas de decisões interna e externas da empresa.

Referências

Almeida Filho, C. A importância da informática na profissão contábil. [S.l.: s.n.], 2000.

Antunes, J. A convergência contábil brasileira e a adoção das normas internacionais de contabilidade: o IFRS-1. São Paulo: [S.n.], 2017.

Atkinson, A. A. et. al. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

Baldini, A. Sistema Público de Escrituração Digital Sped Fiscal: Vantagens e Importância. [S.L.: S.N.], 2013.

Barcellos, L. P.; Silva, A. H. C.; Costa Júnior J. V. Impactos da adoção nas normas internacionais de contabilidade no Brasil: uma investigação no setor de siderurgia e metalurgia. In: Prêmio Contador Geraldo de La Rocque do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). Rio de Janeiro, 2011.

Borges, D. F. A importância da contabilidade gerencial para a gestão dos negócios. [S.l.: s.n.]: 2017.

Beuren, A. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

Castro, L, A.; Morais, L, C. Contabilidade internacional: o Brasil e o processo de harmonização das normas internacionais contábeis. [S.l.: s.n.], 2013.

Contrin, A. M.; Santos, A. L. dos; Zotte Júnior, L. Evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. 2012.

Creswell, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, métodos quantitativos e mistos. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Durães, M. A.; Silva. Planejamento estratégico na implantação da contabilidade interna. Barreiras: [S.n.], 2015.

Iudícibius, S. de; Marion, J. C.; Faria, A. C. de. Introdução à teoria da contabilidade. 2017.

Lima, L. M. S. IFRS: entendendo e aplicando as normas internacionais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

Manzato, A. J.; Santos, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. 2012.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001.

Marion, C, J.; Ribeiros, O. M. Introdução à contabilidade gerencial. 2017. Disponível em:

< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547220891/> Acesso em: 16 abr. 2019.

Contabilidade básica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Martinelli, G. M. A Evolução histórica e noções básicas de contabilidade. 2002. Disponível em:<http://www.escritoriomartinelli.cnt.br/monoGráficoia.htm> Acesso em: 16 abr. 2019.

Nasi, A. C. A contabilidade como instrumento de informação, decisão e controle da gestão. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 50 - 77, 1994.

Nicolas, A.; Márcio, L. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: [S.n.], 2012.

Oliveira, E. Contabilidade informatizada: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Pasini, A. K. As normas internacionais de contabilidade - IFRS: adoção no Brasil. [S.l.: s.n.], 2015.

Ribeiro, O. M. Contabilidade geral fácil. São Paulo: Saraiva, 2013.

Santos, E.S.; Ponte, V. M. R.; Mapurunga, P.V. R. Adoção obrigatória do IFRS no Brasil (2010): índice de conformidade das empresas com a divulgação requerida e alguns fatores explicativos. [S.l.: s.n.], 2014.

Sanvicente, A. Orçamento na administração de empresas. São Paulo: Atlas, 2000.

Silva, A. C. L. V. Governança corporativa e evidenciação financeira: um estudo empírico sobre os efeitos da harmonização das normas de contabilidade com os padrões internacionais em pequenas e médias empresas do Estado de Minas Gerais. [S.l.: s.n.], 2016.

Silva, F. F. Demonstrações Contábeis Para Pequenas e Médias Empresas (PMES) Elaboradas a Partir da Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos Padrões Internacionais. [S.l.: s.n.], 2013.

Silva, C. R. C. Contabilidade interna: vantagens e desvantagens um estudo de caso feito na empresa parafusolândia no primeiro semestre de 2015. [S.n.t].

Souza, F. J. C.; REZENDE, A. L. L. A importância da contabilidade gerencial para as micro e pequenas empresas: estudo de caso na micro empresa El Shaday Baby. [S.l.: s.n.], 2016.

Tobias, L. M. M. O perfil do profissional de contabilidade à luz das demandas de mercado. In: Encontro Anual de Inscrição Científica, 12., 2010.

Downloads

Publicado

01/01/2019

Como Citar

COSTA, I. F. de J.; BARBOSA, M. D.; CASTRO, W. A. de. Contabilidade interna: análise da percepção dos empresários do ramo calçadista sobre a contabilidade interna nas empresas da cidade de Nova Serrana – MG. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e196922229, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v9i2.2229. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2229. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais