Determinação do fator de correção de frutas e hortaliças de uma unidade de alimentação e nutrição fornecedora de refeições transportadas em Fortaleza – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22559

Palavras-chave:

Frutas; Hortaliças; Desperdício de alimentos.

Resumo

Frutas e hortaliças constituem alimentos importantes nas refeições de populações para um estilo de vida saudável e equilibrado. São caracterizadas por perdas e desperdícios ao longo da cadeia produtiva até o consumo final. O tipo de alimento e o seu grau de maturação, juntamente da técnica empregada para a remoção de partes não comestíveis são fatores que causam impactos no Fator de Correção (FC). Assim, o objetivo desse estudo foi determinar o FC de frutas e hortaliças de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) fornecedora de refeições transportadas em Fortaleza – Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de caráter quantitativo, realizado no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2021. A partir da divisão do Peso Bruto pelo Peso Líquido, foram determinados os FC dos alimentos, estabelecendo a média aritmética após coleta em triplicata. Comparou-se os valores médios obtidos com os da literatura, observando-se os aspectos do alimento e o tipo de corte.  Assim, verificou-se que, das hortaliças, o FC médio da abobrinha estava acima dos estudos comparados. Em relação às frutas, apenas o melão apresentou valores superiores aos encontrados na literatura. Dessa forma, os FC de frutas e hortaliças foram considerados satisfatórios quando comparados aos encontrados na literatura, levando em consideração o nível de tecnologia e a mão-de-obra disponível no serviço. Contudo, ressalta-se a importância dos treinamentos de manipuladores quanto às boas práticas com enfoque no desperdício de alimentos, assim como acompanhamento diário de colaboradores durante o pré-preparo desses alimentos para a melhoria da qualidade da UAN.

Biografia do Autor

Leandro Santiago Hori, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Nutrição. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Denise Regina de Oliveira Brasil, ISM Gomes de Mattos EIRELI

Bacharela em Nutrição. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Wilma Stella Giffoni Vieira, ISM Gomes de Mattos EIRELI

Bacharela em Nutrição. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Marília de Carvalho Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Nutrição. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Amauri Barbosa da Silva Junior, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Nutrição. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Renata Carmo de Assis, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Nutrição e Saúde. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Nayranne Hivina Carvalho Tavares, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Saúde Pública. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Clarice Maria Araújo Chagas Vergara, Universidade Estadual do Ceará

PhD em Biotecnologia. Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Nutrição. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

Araújo, E. L. M., Martins, A. C., & Carvalho, S. (2015). Sustentabilidade e geração de resíduos em uma unidade de alimentação e nutrição da cidade de Goiânia–GO. Demetra: alimentação, nutrição & saúde, 10(4), 775-796.

ABERC, Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas. (2015). Manual ABERC de Práticas de Elaboração e Serviço de Refeições para Coletividades 2015. (11ª ed.) São Paulo. http://www.aberc.com.br/mercadoreal.asp?IDMenu=21

Azevedo, A. M. F., Costa, A. M. M. (2017). Determinação e Avaliação do Índice de Parte Comestível de vegetais em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Fortaleza, Ceará. Rev. Simbio-Logias, 9 (12), 65-82.

Busato, M. A., & Ferigollo, M. C. (2018). Desperdício de alimentos em unidades de alimentação e nutrição: uma revisão integrativa da literatura. Holos, 1, 91-102.

Canuto, I. G., dos Santos Viana, L. S., da Rocha, B. R. S., & de Carvalho, I. M. M. (2019). Estimativa do fator de correção em função da safra das principais hortaliças e frutas utilizadas no restaurante universitário da universidade federal de Sergipe (RESUN/UFS)/Estimation of the correction factor according to the harvest of the main vegetables and fruits used at the University Restaurant of the Federal University of Sergipe (RESUN/UFS). Brazilian Journal of Development, 5(10), 19827-19840.

CFN, Conselho Federal de Nutricionistas. (2018). Resolução CFN n° 600, 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre as atividades dos nutricionistas. Diário Oficial da União. https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/resolucoes/Res_600_2018.htm

de Andrade Silvério, G., & Oltramari, K. (2014). Desperdício de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição brasileiras Food waste in Brazilian Units Food and Nutrition. AMBIÊNCIA, 10(1), 125-133.

de Oliveira, K. P., Pontes, C. R., Maia, S. M. P. C., Vieira, J. M. M., & Pereira, C. P. (2020). Intervenção para redução de custos em um restaurante comercial em Fortaleza, Ceará. Research, Society and Development, 9(7), e925974472-e925974472.

de Souza, R. C., & Silveira, F. S. A. (2015). ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) EM UMA UNIDADE DE PRODUTORA DE REFEIÇÃO NA CIDADE DE VIÇOSA, MG. ANAIS SIMPAC, 3(1).

Domene, S. M. A. (2018). Técnica Dietética: Teorias e Aplicações. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

dos Reis Santos, J. A. (2019). Mapeamento dos processos de boas práticas na manipulação de alimentos com ênfase na redução de custos, qualidade e segurança alimentar em um restaurante de Foz do Iguaçu/PR. Biblioteca Digital de TCC-UniAmérica, 1-13.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS, FAO. (2021). Fruit and vegetables – your dietary essentials. The International Year of Fruits and Vegetables, background paper. Rome.

Goes, V. F., Valduga, L., & Soares, B. M. (2013). Determinação e Avaliação do Fator de Correção de Hortaliças em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava–PR. Journal of Health Sciences.

Lacerda, L. L., Saraiva, B. C. A., Silva, Y. L., & Monteiro, M. R. P. (2014). Avaliação do desperdício de hortifrútis em Unidades Produtoras de Refeição. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(3), 823-831.

Lima, J. A. D. (2016). Métodos para conservação de frutas e hortaliças.

Oliveira, T. C., & Silva, D. A. (2016). Administração de Unidades Produtoras de Refeições: Desafios e perspectivas. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Rubio.

Ornellas, L. H. (2007). Técnica Dietética: Seleção e preparo de alimentos. 8ª. ed., São Paulo: Atheneu.

Santos Junior, C. J. (2013). Manual de Segurança Alimentar: Boas Práticas para os serviços de manipulação. 2ª. ed., Rio de Janeiro: Rubio.

Silva Junior, E. A. (2020). Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação. 7ª ed. São Paulo: Varela.

Silva, C. S., de Jesus, J. C., & Soares, L. S. (2016). Fator de Correção de Frutas e hortaliças em unidades de alimentação e nutrição de Salvador-Ba. Higiene Alimentar, 30(262/263).

Silva, N. B., das Chagas Moura, V. M., & Bezerra, K. C. B. (2020). Avaliação do fator de correção de hortifrútis em uma unidade de alimentação e nutrição de Teresina-PI. Brazilian Journal of Development, 6(3), 13138-13146.

Soares, I. C. C., Silva, E. R. D., Priore, S. E., Ribeiro, R. D. C. L., Pereira, M. M. L. D. S., & Pinheiro-Sant'Ana, H. M. (2011). Quantificação e análise do custo da sobra limpa em unidades de alimentação e nutrição de uma empresa de grande porte. Revista de Nutrição, 24, 593-604.

Souza, E. C., Leite, A. J. D., & Costa, A. F. D. M. (2016). Avaliação dos fornecedores de gêneros alimentícios de um serviço de nutrição e dietética hospitalar em Maceió AL. Hig. aliment, 54-58.

Teixeira, F., Nunes, G., & Antonovicz, S. (2017). Principais fatores associados aos índices de desperdício em Unidades de Alimentação e Nutrição: uma revisão integrativa. Saúde em Revista, 17(47), 42-50.

Teixeira, T., Milet, Z., Carvalho, J., Biscontini, T. M. (2007). Administração Aplicada às Unidades de Alimentação e Nutrição. 5° reimpressão da 1.ed. São Paulo: Editora Atheneu.

Downloads

Publicado

28/11/2021

Como Citar

HORI, L. S.; BRASIL, D. R. de O.; VIEIRA, W. S. G. .; GONÇALVES, M. de C.; SILVA JUNIOR, A. B. da .; ASSIS, R. C. de .; TAVARES, N. H. C. .; VERGARA, C. M. A. C. Determinação do fator de correção de frutas e hortaliças de uma unidade de alimentação e nutrição fornecedora de refeições transportadas em Fortaleza – CE . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e378101522559, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.22559. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22559. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde