O departamento de pessoal atuando: na redução ou eliminação de conflitos entre empregado e empregador
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.22590Palavras-chave:
Departamento de pessoal; Práticas trabalhistas; Legislação trabalhista; Tomada de decisão.Resumo
Os trabalhadores oferecem às empresas seus conhecimentos, habilidade e atitudes, ou seja, disponibilizam em troca de recompensas a sua força de trabalho, proporcionando a dinamização e andamento das atividades no meio organizacional. Torna-se crucial o envolvimento e cooperação de todos nos processos, cabe ao setor de departamento de pessoal atuar como elemento integrador na relação empregado versus empregador; conduzir essas relações dentro dos princípios, valores, visão e missão da empresa; atender os requisitos da lei cumprindo a legislação processual trabalhista e as normas do sistema previdenciário. Este presente trabalho objetiva analisar, compreender e demonstrar o setor de departamento de pessoal atuando junto à gestão de pessoas, esclarecer sua importância nos processos decisórios, manutenção e retenção do capital intelectual no meio organizacional.
Referências
Aquino, C. P. de. (1992). Administração de recursos humanos: uma introdução. Atlas 270 p.
Brasil. Lei nº 13.467/2017, de 13 de julho de 2017. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm.
Brondi, B., Bermúdez, R., & Raúl, Z. (2007). Departamento de Pessoal Modelo. (4a ed.), IOB.
Carvalho, P. C. de. (2000) Recursos Humanos. Alínea, 222p.
Chiavenato, I. (1999). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus.
Chiavenato, I. (2001). Gestão de Pessoas. (3a ed.), Campus.
Chiavenato, I. Gestão de Pessoas. https://gennegociosegestao.com.br/objetivos-gestao-do-talento-humano.
Chiavenato, I. (2002). Recursos Humanos. Atlas 631 p.
CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. 1943
Coelho, F. U. (2004) Manual de direito comercial. Saraiva,
Cury, A. (2000). Organização e métodos: uma visão holística. (7a ed.), Atlas
Evolução Histórica do Direito do Trabalho no Brasil. http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4553.
Fabiano. Sistema Trabalhista.https://www.realguide.com.br/o-direito-sistemico-e-a-resolucao-de-conflitos-trabalhistas/ .
Fernandes, A. Departamento De Pessoal: Sua Importância, Funções, Rotinas. https://www.pontotel.com.br/departamentopessoal/
Fischer, A. L. (2002). Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: FLEURY, Maria Teresa Leme (Org.). As pessoas na organização. Gente, 11-34.
Fleury, M., (2002). As pessoas na organização. Editora Gente.
Fleury, M. T. L., & Fischer, R. M. (1998). Processo e relações do trabalho no Brasil. Atlas
Fragoso, C. As diferenças entre Departamento de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 2015. http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/as-diferenas-entre-departamento-de-recursos-humanos-e-departamento-pessoal/.
Franco, H. (1996). Contabilidade Industrial. (9a ed.), Atlas.
Fundação IDEPAC para Desenvolvimento Profissional, Departamento De Pessoal. 2009. http://www.idepac.org.br/apostilas/dept opessoalavulso.pdf.
Gil, A. C. (2002). Como elabora projetos de pesquisa. (4aed.). Atlas.
Gonçalves, G. (2005). Rotinas trabalhistas de A a Z. Juruá
IBC, Equipe. Tipos de Conflitos nas Organizações.https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-tipos-de-conflitos-nasorganizacoes.
Mannric. (2006). “CLT – Legislação Trabalhista e Previdenciária”. Constituição Federal. (7a ed.), Revista dos Tribunais.
Meireles, M. (2003). Teorias da administração: clássicas e modernas. Futura
Mouret, S. Rehvolução Industrial no Brasil. http://www.estudopratico.com.br/revolucao-industrial-no-brasil/>08 de julho de 2014.
Neto, J. Reforma ou deforma administrativa. HTTPS://JUS.COM. BR/ARTIGOS/86047/REFORMA-OU-DEFORMA-ADMINISTRATIVA/2.
Oliveira, A. G. de. (2010). Departamento de Pessoal: um estudo de caso sobre os procedimentos e informações contábeis geradas. www.eduvalesl.edu.br/site/edicao/edicao-18.pdf.
Oliveira, A. G. de. Departamento Pessoal: um estudo de caso sobre os procedimentos e informações contábeis geradas, em uma empresa industrial de plásticos no município de Rondonópolis – MT. 2010. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale de São Lourenço, Jaciara/MT. http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/h2V7spY1M4t1boW_2015-12-18-22-3-5.pdf.
Rev. Eletrônica Organ. Soc., Iturama (MG), 7(7), 44-662018 10.29031/ros.v7i7.334.
Silva, W. R. da., & Rodrigues, C. M. C. (2007). Motivação nas Organizações. Atlas.
Toledo, A., Vaz, M., & Céspedes, L. (2006) Constituição Federal, CLT, Legislação Previdência. Saraiva
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flaviane Martins de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.