Sustentabilidade em tempos de pandemia: uma análise hoje para um novo fazer amanhã
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.22921Palavras-chave:
Sustentabilidade; Pandemia; Desenvolvimento Sustentável.Resumo
Sustentabilidade em tempos de pandemia: uma análise hoje para um novo fazer amanhã veicula uma análise epistemológica e conceitual sobre Sustentabilidade, contemplando os seus diversos ambientes de atuação, desde às ideias iniciais, até esse momento ímpar na história da humanidade: a pandemia causada pelo Covid-19. As questões se inserem na ressignificação de Sustentabilidade em contexto de pandemia, onde alguns aspectos ambientais foram beneficiados pelo isolamento social, como o ar, a água, os rios e oceanos; mas por outro lado, uma das principais consequências foi a questão do lixo que, não sendo mais produzido na rua, nas escolas e universidades, nos restaurantes, se acumularam nas casas, formando um grande problema ambiental e social. Para as empresas, esse momento de pandemia se estabelece como um momento oportuno para agregar novos valores e impactar com serviços e produtos, desde que usem estratégias eficazes para a contenção dos dejetos produzidos. Por fim, o universo de ações urgentes e necessárias para que se possa ter e garantir vida sustentável, no seu conceito mais lato, contemplando todas as dimensões da vida humana parecem ter nascidas ou adquirido consistência com a tão depredadora crise sanitária do Covid-19, pois toda a humanidade, de forma consciente ou inconsciente, estão mudando hábitos e comportamentos, buscando estratégias para uma maior qualidade de vida e promovendo, dessa forma, a sustentabilidade do Planeta para esta para as gerações futuras.
Referências
Boff, L. (2012). Sustentabilidade: o que é, o que não é. Vozes.
Cassou, B. (2020). Sustentabilidade como foco principal no mundo pós-pandemia. https://archtrends.com/blog/sustentabilidade-pos-pandemia/
Dias, D. de S., Silva, M. F. da. (2010). Como escrever uma monografia: manual de elaboração com exemplos e exercícios.
Feil, A. A. & Schreiber, D. (2017). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE.BR, 14(3), Artigo 7.
Fink, L. (2021). Sustentabilidade passou a ser vista como grande fator de risco e pode ajudar a separar vencedores de perdedores. https://orlandopassos.com/index.php/2021/08/24/larry-fink-sustentabilidade-passou-a-ser-vista-como-grande-fator-de-risco-e-pode-ajudar-a-separar-vencedores-de-perdedores/
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.), Atlas.
Marconi, M. de A., Lakatos, E. M. (2009). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas.
Ministério do Meio Ambiente - MMA. (2015). Convenção de Viena e Protocolo de Montreal. <http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/convencao-de-viena-e-protocolo-de-montreal>.
Panorama setorial da Internet. (2017). 17 objetivos para transformar nosso mundo: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Agenda 2030. Ano 9. Nº 1.
Panorama dos resíduos sólidos no Brasil.Ed.2020. https://abrelpe.org.br/panorama/EcoDebate.
Santana, E. S. & Câmara, D. H. R. (2016). Resenha - Sustentabilidade: o que é, o que não é. in EcoDebate. https://www.ecodebate.com.br/2016/07/08/resenha-de-sustentabilidade-o-que-e-o-que-nao-epor-elissandro-dos-santos-santana-e-denys-henrique-rodrigues-camara/.
Schuchovski, M. (2020). Covid-19 e o Novo “Normal”. http://www.madeiratotal.com.br/artigo-da-dr-a-em-ciencias-florestais-mariana-schuchovski-covid-19-e-o-novo-normal/
Voltoline, R. (2020). Sustentabilidade no pós-pandemia. Rev. Papel. ANO LXXXI N.º 09, SETEMBRO. http://www.revistaopapel.org.br/edicoes_impressas/170.pdf.
Voltoline, R. (2020). As tendências de sustentabilidade aceleradas pela pandemia. Revista Época NEGÓCIOS https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2020/10/tendencias-da-sustentabilidadeaceleradas-pela-pandemia.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jorcelyo Alencar Lima; Elisangela de Andrade Borges Alencar; Graicy Cavalcante Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.