Sustentabilidade em tempos de pandemia: uma análise hoje para um novo fazer amanhã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.22921

Palavras-chave:

Sustentabilidade; Pandemia; Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Sustentabilidade em tempos de pandemia: uma análise hoje para um novo fazer amanhã veicula uma análise epistemológica e conceitual sobre Sustentabilidade, contemplando os seus diversos ambientes de atuação, desde às ideias iniciais, até esse momento ímpar na história da humanidade: a pandemia causada pelo Covid-19. As questões se inserem na ressignificação de Sustentabilidade em contexto de pandemia, onde alguns aspectos ambientais foram beneficiados pelo isolamento social, como o ar, a água, os rios e oceanos; mas por outro lado, uma das principais consequências foi a questão do lixo que, não sendo mais produzido na rua, nas escolas e universidades, nos restaurantes, se acumularam nas casas, formando um grande problema ambiental e social. Para as empresas, esse momento de pandemia se estabelece como um momento oportuno para  agregar novos valores e impactar com serviços e produtos, desde que usem estratégias eficazes para a contenção dos dejetos produzidos. Por fim, o universo de ações urgentes  e necessárias para que se possa ter e garantir vida sustentável, no seu conceito mais lato, contemplando todas as dimensões da vida humana parecem ter nascidas ou adquirido consistência com a tão depredadora crise sanitária do Covid-19, pois toda  a humanidade,  de forma consciente ou inconsciente,  estão mudando hábitos e comportamentos, buscando estratégias para uma maior qualidade de vida e  promovendo, dessa forma, a sustentabilidade do Planeta para esta para as gerações futuras.

Biografia do Autor

Jorcelyo Alencar Lima, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Especialista em Gestão Pública pelo Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Elisangela de Andrade Borges Alencar, Universidade Estadual do Maranhão

Especialista em Estatística Aplicada as Ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2007). Licenciada em Ciências da Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2005).

Graicy Cavalcante Fonseca, Tribunal Regional Eleitorial do Tocantins

Especialização em Direito Público pela Funcesi/MG. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília.

Referências

Boff, L. (2012). Sustentabilidade: o que é, o que não é. Vozes.

Cassou, B. (2020). Sustentabilidade como foco principal no mundo pós-pandemia. https://archtrends.com/blog/sustentabilidade-pos-pandemia/

Dias, D. de S., Silva, M. F. da. (2010). Como escrever uma monografia: manual de elaboração com exemplos e exercícios.

Feil, A. A. & Schreiber, D. (2017). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE.BR, 14(3), Artigo 7.

Fink, L. (2021). Sustentabilidade passou a ser vista como grande fator de risco e pode ajudar a separar vencedores de perdedores. https://orlandopassos.com/index.php/2021/08/24/larry-fink-sustentabilidade-passou-a-ser-vista-como-grande-fator-de-risco-e-pode-ajudar-a-separar-vencedores-de-perdedores/

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.), Atlas.

Marconi, M. de A., Lakatos, E. M. (2009). Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas.

Ministério do Meio Ambiente - MMA. (2015). Convenção de Viena e Protocolo de Montreal. <http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/convencao-de-viena-e-protocolo-de-montreal>.

Panorama setorial da Internet. (2017). 17 objetivos para transformar nosso mundo: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Agenda 2030. Ano 9. Nº 1.

Panorama dos resíduos sólidos no Brasil.Ed.2020. https://abrelpe.org.br/panorama/EcoDebate.

Santana, E. S. & Câmara, D. H. R. (2016). Resenha - Sustentabilidade: o que é, o que não é. in EcoDebate. https://www.ecodebate.com.br/2016/07/08/resenha-de-sustentabilidade-o-que-e-o-que-nao-epor-elissandro-dos-santos-santana-e-denys-henrique-rodrigues-camara/.

Schuchovski, M. (2020). Covid-19 e o Novo “Normal”. http://www.madeiratotal.com.br/artigo-da-dr-a-em-ciencias-florestais-mariana-schuchovski-covid-19-e-o-novo-normal/

Voltoline, R. (2020). Sustentabilidade no pós-pandemia. Rev. Papel. ANO LXXXI N.º 09, SETEMBRO. http://www.revistaopapel.org.br/edicoes_impressas/170.pdf.

Voltoline, R. (2020). As tendências de sustentabilidade aceleradas pela pandemia. Revista Época NEGÓCIOS https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2020/10/tendencias-da-sustentabilidadeaceleradas-pela-pandemia.html

Downloads

Publicado

23/01/2022

Como Citar

LIMA, J. A. .; ALENCAR, E. de A. B. .; FONSECA, G. C. . Sustentabilidade em tempos de pandemia: uma análise hoje para um novo fazer amanhã. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e21611222921, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.22921. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22921. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão