A importância do curso de TADS na perspectiva da agroindústria e dos estudantes de Campo Verde
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2341Palavras-chave:
Divulgação; Comunidade; Profissionais de IT; Potencialidades.Resumo
O objetivo principal deste trabalho é investigar as potencialidades do curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT, Centro de Referência de Campo Verde, na perspectiva de alunos do ensino médio das escolas da comunidade e das empresas do ramo do agronegócio instaladas no município. A estratégia metodológica utilizada para atingir esses objetivos é de cunho qualitativo, utilizando e aplicando questionários aos alunos, para coletar informações que subsidiem a visão que a comunidade escolar tem em relação ao referido curso. Além disso, ainda se utilizou de questionários também nas indústrias e fazendas locais, afim de argumentar se há espaço para os profissionais da Tecnologia da Informação - TI - e que os conhecimentos adquiridos no curso podem contribuir de forma significativa na área da agroindústria. Ao final da investigação foi, apresenta-se um diagnóstico à gestão do Centro de Referência de Campo Verde com fins de subsidiar ações de intervenção no sentido de dar maior visibilidade ao curso de TADS, bem como fomentar estratégias concretas de divulgação e apresentação das potencialidades que o curso oferece aos profissionais egressos do mesmo, bem como às empresas da região que constituem imenso campo a ser suprido pelas competências destes profissionais.
Referências
Barros, A. de J. P.; Lehfeld, N. A. de S. (2003). Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Petrópolis: Vozes.
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Agroindústria. Retirado em 13 de maio de 2019, de: <https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/agroindustria>.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. (2016). Projeto Pedagógico do Curso do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Retirado em 15 de maio de 2019, de: http://svc.ifmt.edu.br/media/filer_public/6a/83/6a83e1a1 -3101-48a8-8420-459511f51248/ppc-tads-2016.pdf
Gil, A. C. (2002). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Lakatos, E. M.; Marconi, M.A. (1992). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Altas, 1992.
Sobre o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. [S. l.], 2018. Retirado em 21 de maio de 2019, de: https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.