Associação prevalência e fatores de risco entre obesidade e câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2385Palavras-chave:
Associação; Câncer de mama; Fatores de Risco; Obesidade; Prevalência.Resumo
No Brasil e no mundo a um aumento dos índice de câncer de mama a cada ano, logo os indivíduos obesos possuem um risco de 1,5 a 3,5 mais chances de desenvolver um câncer e a obesidade também é fator de risco para outros canceres. O presente artigo tem por objetivo analisar a associação, prevalência e fatores de risco entre obesidade e câncer de mama. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através dos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências em Saúde (LILACS). Após a seleção de vinte artigos, apenas sete fizeram parte da amostra final. De acordo com os resultados obtidos, na associação entre câncer de mama e obesidade, constatou-se na maioria dos estudos que estes estão diretamente interligados, os quais apresentam pré-obesidade e obesidade geral entre as mulheres com câncer de mama. Tais resultados estão intimamente ligados a mulheres em tratamento na pós-menopausa. Em relação à prevalência, esta se encontra alta entre a população estudada, os fatores de risco apontam o sedentarismo, a baixa realização de atividades físicas e o baixo conhecimento acerca dos benefícios da mesma. O presente estudo limita-se a associação prevalência e fatores de risco entre obesidade e câncer de mama. Diante do exposto fica evidente a importância de estudos como estes, desde que contribuem diretamente para os estudiosos da área, bem como para a literatura.
Referências
Bellini, V. B.S; Santos, C; Oselame, G.B (2013). Fatores de risco e de proteção para câncer de mama na mulher. Rev. Uniandrade. V. 14, n. 1, p. 45-64.
Cristóvão, M.F; Sato, A. P.S; Fujimori, E (2011) Excesso de peso e obesidade abdominal em mulheres atendidas em Unidade da Estratégia Saúde da Família. Rev. Esc. Enferm. USP. V. 45, n. spe2, p. 1667-1672.
Dagnoni, C. et. al. (2016). Perfil clínico e tumoral de pacientes submetidas a tratamento neoadjuvante de câncer de mama no Hospital Erasto Gaertner. Rev Bras Mastologia. 26(4):158-63.
Felden, JBB, Figueiredo, ACL (2011). Distribuição da gordura corporal e câncer de mama: um estudo de caso-controle no Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. V. 16, n. 5, p. 2425-2433.
Figueiredo, A.C.D.S. et. al. (2016). A Prevalência da obesidade em mulheres tratadas de câncer de mama numa UNACOM em Juiz de Fora. Rev Bras Mastologia. 2016;26(4):169-7.
Lagares, E.B. et. al. (2013) excesso de Peso em Mulheres com Diagnóstico de Câncer de Mama em Hormonioterapia com Tamoxifeno Revista Brasileira de Cancerologia, 59(2): 201-210.
Lauter, D.S. et. al. (2014) et al. Câncer de mama: estudo caso controle no Sul do Brasil. Rev. Ciência & Saúde. V. 7, n. 1, p. 19-26.
Maia, P.R; zanottib, J. (2017) Câncer de mama e obesidade: revisão da literatura. V Congresso de pesquisa e extensão da FSG III Salão de extensão. Caxias do Sul, RS. Outubro.
Ministério da Saúde. (2017). Instituto Nacional De Câncer. Cartilha Câncer de Mama: É preciso falar disso. Disponível em: <http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Cartilha_cancer_de_mama_vamos_falar_sobre_isso2016_web.pdf/>. Acesso em: 22.nov.2019.
Oliveira, D.R.O. et. al. (2014). Avaliação nutricional de pacientes com câncer de mama atendidas no Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas, Belo Horizonte (MG), Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(5):1573-1580.
Pinheiro, A.B. et. al. (2014). Associação entre índice de massa corpórea e câncer de mama em pacientes de Salvador, Bahia. Rev Bras Mastologia. 24(3):76-81.
Pischon, T; Nimptsch, K. (2015). Obesity and cancer. Cham: Springer.
Sedó, K.S. et. al. (2013). Conhecimento nutricional de mulheres com câncer de mama e sua relação com o estado nutricional. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 26(1): 71-78
Wolin, K.Y; Carson, K; Colditz, G.A. (2010) Obesity and cancer. Oncologist.
Whittemore, R; Knafl K. (2005). The integrative review: update methodology. J Adv Nurs. 52(5):546-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.