Gamificação no ensino de enfermagem: avaliação do impacto na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23884Palavras-chave:
Aprendizagem; Educação baseada em competências; Educação em enfermagem.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia da gamificação como estratégia de ensino aprendizagem na formação do enfermeiro. Trata-se de uma revisão de escopo, desenvolvida de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Utilizou-se as bases de dados Cochrane, PubMed, Lilacs, Science Direct e ERIC. A estratégia de busca foi ajustada de acordo com os protocolos de cada base e os descritores para combinações foram definidos a partir do vocabulário controlado da Medical Subject Headings (MeSH). Foram utilizados documentos publicados nos últimos cinco anos, com amostra final composta por 16 artigos. Observou o predomínio da aplicação da gamificação de forma online, tendo dois estudos que trouxeram a utilização dos games de maneira presencial. Todos os estudos apontaram como positiva a utilização da gamificação em sala de aula. Evidencia também que a mesma pode ser entendida como um recurso adicional no trabalho do docente, trazendo uma aprendizagem significativa e um ambiente seguro. Há escassez de estudos relacionados a eficácia da gamificação na formação do enfermeiro, mas pode-se observar a extrema importância da inserção dos games como estratégia de ensino e aprendizagem, por ajudar o corpo discente no seu desenvolvimento intelectual e pessoal.
Referências
An, Y. (2020). Designing Effective Gamified Learning Experiences. International Journal of Technology in Education, 3(2), 62-69.
Arnab, S., & Clarke, S. (2017). Towards a trans‐disciplinary methodology for a game‐based intervention development process. British journal of educational technology, 48(2), 279-312.
Araújo, I. (2016). Gamification: metodologia para envolver e motivar alunos no processo de aprendizagem. Educ Knowl Soc, 17(1), 87-107. https://www.researchgate.net/profile/Ines_Araujo4/publication/303463794_Gamification_metodologia_para_envolver_y_motivar_alumnos_en_el_proceso_de_aprendizaje/links/576838b708ae8ec97a4242ae.pdf.
Arksey, H., & O'Malley, L. (2005). Scoping studies: towards a methodological framework. Int. j. soc. res. methodol. 8(1), 19-32.
Bellan, M. C., Alves, V. C., Neves, M. L. D. S., & Lamas, J. L. T. (2017). Revalidação de jogo para ensino da medida auscultatória de pressão arterial: estudo-piloto. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(6), 1159-1168.
Castro, M. J., López, M., Cao, M. J., Fernández, C. M., García, S., Frutos, M., & Jiménez, J. M. (2019). Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PloS one, 14(7),1-5.
Conceição, C. V. D., & Moraes, M. A. A. D. (2018). Aprendizagem Cooperativa e a Formação do Médico Inserido em Metodologias Ativas: um Olhar de Estudantes e Docentes. Rev. Bras. Educ. Med, 42(4), 115-122.
Chang, C. Y., Kao, C. H., Hwang, G. J., & Lin, F. H. (2020). From experiencing to critical thinking: A contextual game-based learning approach to improving nursing students’ performance in electrocardiogram training. Educational Technology Research and Development, 68(3), 1225-1245.
Chee, E. J. M., Prabhakaran, L., Neo, L. P., Carpio, G. A. C., Tan, A. J. Q., Lee, C. C. S., & Liaw, S. Y. (2019). Play and Learn with Patients Designing and Evaluating a Serious Game to Enhance Nurses' Inhaler Teaching Techniques: A Randomized Controlled Trial. Games for health journal, 8(3), 187-194.
Cruz, R. A. D. O., Araujo, E. L. M. D., Nascimento, N. D. M., Lima, R. J. D., França, J. R. F. D. S., & Oliveira, J. D. S. (2017). Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro. Rev. Bras. Enferm, 70(1), 236-239.
Da Silva Oliveira, G. K., Rodrigues, K. C., & de Oliveira Freitas, M. A. (2018). Concepções de docentes sobre o uso de metodologias ativas da aprendizagem: um enfoque na formação de enfermeiros. Revista Sustinere, 6(2), 281-299.
Del Blanco, Á., Torrente, J., Fernández-Manjón, B., Ruiz, P., & Giner, M. (2017). Using a videogame to facilitate nursing and medical students' first visit to the operating theatre. A randomized controlled trial. Nurse education today, 55(55), 45-53.
Fini, M.I., (2018). Inovações no ensino superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa, 19(1), 176-183.
Giordano, C. V., & Souza, L. T. D. (2021). A gamificação e a motivação dos alunos: considerações sobre técnicas efetivamente aplicadas na educação profissional. Revista Eniac Pesquisa, 10(1), 26-38.
Hanus, M. D., & Fox, J. (2015). Assessing the effects of gamification in the classroom: A longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & Education, 80, 152-161.
Ignacio, J., & Chen, H. C. (2020). The use of web-based classroom gaming to facilitate cognitive integration in undergraduate nursing students: A mixed methods study. Nurse Education in Practice, 46(46), 1-16.
Johnsen, H. M., Fossum, M., Vivekananda-Schmidt, P., Fruhling, A., & Slettebo, A. (2018). Developing a serious game for nurse education. Journal of gerontological nursing, 44(1), 15-19.
Johnsen, H. M., Fossum, M., Vivekananda-Schmidt, P., Fruhling, A., & Slettebo, A. (2018). Nursing students' perceptions of a video-based serious game's educational value: A pilot study. Nurse education today, 62(62), 62-68.
Johnsen, H. M., Briseid, H. S., Brodtkorb, K. Slettebo, A., & Fossum, M. (2021). Nursing students' perceptions of combining hands-on simulation with simulated patients and a serious game in preparing for clinical placement in home healthcare: A qualitative study. Nurse education today, (97), 1-6.
Joseph, M. A., & Natarajan, J. (2021). Muscle Anatomy Competition: Games Created by Nursing Students. Journal of Nursing Education, 60(4), 243-244.
Mcenroe-petitte, D., & Farris, C. (2020). O uso de jogos como estratégia ativa de ensino no ensino de enfermagem. Ensino e Aprendizagem em Enfermagem, 15(1), 61-65.
Michels, T. A., Paz, D. P., & Ferreira, A. M. S. (2019). Gamificação como estratégia de ensino. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, 4(1), 1-13.
Ministério da Saúde. (2018). Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União, 213 ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 38.
Nascimento, J. L., & Feitosa, R. A. (2020). Active methodologies, focusing on teaching and learning processes. Rev. Research, Society and Development, 9(9), 1-17.
Orlandi, T. R., Duque, C. G., & Mori, A. M. (2018). Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios, (70), 17-30.
Roman, P., Arrastia, M. R., Torres, G. M., Márquez-Hernández, V. V., Gutiérrez-Puertas, L., & Ropero-Padilla, C. (2020). The escape room as evaluation method: A qualitative study of nursing students’ experiences. Medical teacher, 42(4), 403-410.
Robson, K. (2019). Motivating professional student behavior through a gamified personal branding assignment. Journal of Marketing Education, 41(2), 154-164.
Silva, A. N., Senna, M. A. A., Teixeira, C. B., Lucietto, D. A., & Andrade, I. M. (2020). O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface, (24), 1-14.
Silva, F. B., & Bax, M. P. (2017). Gamification in online education: proposal for a participatory learning model. Encontros Bibli, 22(50), 144-160.
Silveira, M. S., & Cogo, A. L. P. (2017). The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills: an integrative review. Rev Gaúcha Enferm., 38(2), 1-9.
Solis de Ovando, A., Rodriguez, A., & Hullin, C. (2018). Digital game-based learning: A didactic experience in the pre-degree nursing career. Nursing Informatics, (250), 88.
Strickland, H. P., & Kaylor, S. K. (2016). Bringing your a-game: Educational gaming for student success. Nurse Education Today, 40(40), 101-103.
Souza, E. F. D., Silva, A. G., & Silva, A. I. L.F. (2018). Active methodologies for graduation in nursing: focus on the health care of older adults. Rev. Bras. Enferm. [Internet], (71), 976-980.
Tenório, T., Silva, A. R., & Tenório, A. (2016). A influência da gamificação na Educação a Distância com base nas percepções de pesquisadores brasileiros. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE). [Internet], 16(2), 320-335. http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4554/pdf.
Toledo, A. G. L., & Kähler, P. Y. (2019). Empreendedorismo e inovação na gestão pública. Editora Inovar, 183.
Tricco, A. C. et al. (2018). Prisma Extension for Scoping Reviews (PRISMAScR): checklist and explanation. Ann Intern Med., 69(7), 467–473.
Verkuyl, M., Atack, L., Mastrilli, P., & Romaniuk, D. (2016). Virtual gaming to develop students' pediatric nursing skills: A usability test. Nurse Education Today, 46 (46), 81-85.
Vieira, M. A. Souto, L. E. S., Souza, A. M., Lima, C. A., Ohara, C. V. S., & Domenico, E. B. L. (2016). Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro. Rev Norte Min Enferm [Internet], 5(1), 105-121.
Yeo, C. L. et al. (2020). Use of web-based game in neonatal resuscitation-is it effective? BMC medical education, 20(1), 1-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Queila Samara dos Santos Farias ; Renata Santos da Silva; Jéssica Mayara da Silva Araújo; Maria Mylena Gomes Santos; Fernanda Dantas Barros; Manuela de Carvalho Vieira Martins; Fernanda Costa Martins Gallotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.