Os impactos da exclusão digital na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental l
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24094Palavras-chave:
Educação; Exclusão digital; Pandemia; Aprendizagem.Resumo
O artigo tem como objetivo destacar as dificuldades do meio digital no Ensino Fundamental 1. A tecnologia é um caminho a ser trilhado por todos que envolvem o âmbito escolar. A pandemia trouxe muita dificuldade em relação ao meio tecnológico pois muitas famílias não possuem acesso a Internet. Apesar da evolução tecnológica, ainda existem muitas crianças que se quer tiveram o contato com algum aparelho de celular e ou computador, todos esses paradigmas estão relacionados exclusão digital e ainda enfrentam a exclusão institucional, os alunos ficam sem acesso a internet sendo impedidos de realizar suas tarefas escolares, perdendo o contato com a escola. A exclusão digital impõe grandes desafios a educação escolar dos jovens do ensino fundamental I, e desafia os professores a potencializar as perspectivas de ensino aprendizagem, contudo no Brasil enfrentamos importantes desafios, e é de extrema importância tomar medidas diferentes, para que os alunos não percam o acesso a escola. Essa exclusão acontece de vários jeitos e o aumento da desigualdade social é visível, nem todos possuem estrutura necessária para adentrar no espaço virtual, por falta de equipamentos necessários para acompanhar as aulas ou por não terem aparelhos próprios para cumprir as tarefas escolares, alguns estudantes tendem a dividir os aparelhos com familiares. Quanto a educação, precisamos entender que é direito de todos a educação, a criança é um ser em desenvolvimento, e que o seu desenvolvimento é muito rápido nessa fase principalmente nas etapas do ensino fundamental 1. Para ela tudo é novidade, tudo é experiência.
Referências
Alves, L. (2020). Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, 8(3), 348 – 365 (2020).
Amaral, E., & Polydoro, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, 41, 52-62.
Ariza, G. L., Schmidt, Â. A. B., & Lima, E. P. Tecnologias Digitais: A Educação a Distância e a Educação Ambiental. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias.
Barroso, F, & Antunes, M. (2015). Tecnologia na educação: Ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Revista do Mestrado Profissional (CAEd), 5(1)
Basniak, M. I., & Soares, M. T. C. O ProInfo e a disseminação da Tecnologia Educacional no Brasil. Educação Unisinos 20(2):201-214.
Bittencourt, P. A. S., & Albino, J. P. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(1), 205-214.
Cani et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente pelas tdic. Revista ifes ciencias, 6(1), 23-39.
Cesário, J. M. S., Flauzino, V. H. P., & Mejia J. V. C. Metodologia científica: Principais tipos de pesquisas e suas caraterísticas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 5, 5(11), 23-33.
Coelho, A. L., Moraes, I. A., & Rosa, W. V. S. A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil. Cad. Ibero-amer. Dir. Sanit., Brasília, 9(3)
Costa, M. R. M., & Sousa, J. C. Desafios da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a pandemia de Covid-19: problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos. Revista Com Censo, 7(3)
Costa, L. C. A. Desafios e avanços educacionais em tempos da Covid-19: A docência no Ensino Remoto em cursos de Engenharia. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial Desafios e Avanços Educacionais em Tempos da COVID-19, e1529.
Dosea et al. Métodos ativos de aprendizagem no ensino online: a opinião de universitários durante a pandemia de COVID-19. Interfaces Científicas, Aracaju, 10(1), 137 – 148.
Fantin, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Revista Educação & Formação, Fortaleza, 2(6), 87-100.
Flauzino, V. H. de P. et al. As dificuldades da educação digital durante a pandemia de COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 3(11), 05-32.
Gemelli, C. E, & Cerdeira, L. COVID-19: Impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. Janelas da Pandemia (pp.115-124).
Hermógenes, L. R. S. Importância das digital skills em tempos de crise: alguns aplicativos utilizados durante o isolamento social devido à pandemia do COVID-19. Rev. Augustus, 25(51), 198-218.
Julião, A. L. Professores, tecnologias educativas e COVID-19: realidades e desafios em Angola. Revista Angolana de Ciências. Publicação Arbitrada, Semestral. 2(2). e020205.
Heinsfeld, B D., & Pischetola, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos estudos culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(2), 1349-1371.
Kobs, F. F., & Junior, E. F. C. O papel das tecnologias digitais na educação: perspectivas para além dos muros da escola. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XVIII, (34), 41-73.
Koslinski, M. C., & Alves, F. Novos olhares para as desigualdades de oportunidades educacionais: a segregação residencial e a relação favela-asfalto no contexto carioca. Educ.Soc., 33(120), 805-831.
Oliveira, E. S, et al. A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Braz. J. of Develop., 6(7), 52860-52867.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Léia Flauzina da Silva Albuquerque; Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Marta Martins de Oliveira; Pedro Carlos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.