Uso de jogos sérios na medicina: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.24208

Palavras-chave:

Serious games; Medicina; Revisão Sistematica.

Resumo

Nota-se que cada vez mais profissionais médicos buscam estratégias para manter as pessoas envolvidas tanto nos processos de recuperação (cognitiva ou física) quanto na parte pedagógica. Percebe-se que a inserção dos Serious Games (SG) tem oferecido essa possibilidade inovadora, que permite o desenvolvimento de novas possibilidades para diversas áreas do conhecimento. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sobre a utilização da GE na Medicina, explorando como o método tem sido utilizado. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática. Artigos publicados de 2015 a 2020 foram pesquisados ​​em bases de dados indexadas como IEEE, Scopus, Scielo, entre outras. Se usado corretamente, o GS pode auxiliar no processo de reabilitação de pacientes acometidos por alguma sequela do AVC (AVC - Acidente Vascular Cerebral), e também no processo de reabilitação de pessoas com problemas degenerativos. Também foi possível observar que o GE pode ser utilizado como uma ferramenta motivadora e atrativa para estudantes de medicina.

Biografia do Autor

Francisco Anderson Mariano da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde (UEPB), Especializado em Fundamentos da Educação (UEPB), bem como graduado em Computação (Licenciatura) pela UEPB. É, Professor Substituto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, lotado no curso de Ciência da Computação. Possui experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nas subáreas: Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Ensino de Informática, Organização e Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Recursos Tecnológicos e Gestão de Sistemas de Informação em Saúde.

Referências

Chon, S. et al. Serious Games in Surgical Medical Education: a Virtual Emergency Department as a Tool for Teaching Clinical Reasoning to Medical Students. JMIR Serious Games, 07(1).http://games.jmir.org/2019/1/e13028/.

Faria, M. J. de, & Colpani, R. Avaliação Técnica e Pedagógica do Jogo Sério “Joy e as Letrinhas”. Renote, 16(1). https://doi.org/10.22456/1679-1916.85877.

Fernandez-Cervantes, V. et al.Serious Games: Rehabilitation Fuzzy Grammar for Exercise and Therapy Compliance. Games Entertainment Media Conference (GEM), Toronto, 2015. Anais... https://ieeexplore.ieee.org/document/7377229.

Fleming, T. M. et al.Maximizing the impact of e-therapy and serious Gaming: time for a Paradigm shift. Frontiers in Psichiatry, Switzerland, 7(65). https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27148094.

Gaspar, J. S., Santos Júnior, M. R., Reis, Z. S. N. A Clinical Case Simulation Tool for Medical Education. International Conference on Information Technology in Bio- and Medical Informatics, 2016. Anais... https://10.1007/978-3-319-43949-5_10.

Gerard, J. M. et al.Validity Evidence for a Serious Game to Assess Performance on Critical Pediatric Emergency Medicine Scenarios. Simulation in Healthcare: The Journal of the Society for Simulation in Healthcare, 13(3). https://journals.lww.com/simulationinhealthcare/Fulltext/2018/06000/Validity_Evidence_for_a_Serious_Game_to_Assess.5.aspx.

Ghassemi, M. et al.Development of an EMG-controlled Serious Game for Rehabilitation. Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, Gainesville, 27(2). https://doi.org/10.1109/tnsre.2019.2894102.

Gomes, T. C. F., Oliveira, E. C., Oliveira, L. C. Serious Game para Aprendizagem de Cirurgias com Óculos de Realidade Virtual. Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia / Simpósio de Engenharia Biomédica, 5 / 10, 2018. Anais... https://www.researchgate.net/publication/322646502.

Gorbanev, I. et al. A systematic review of serious games in medical education: quality of evidence and pedagogical strategy. Medical Education Online, [s/l], 23. https://doi.org/10.1080/10872981.2018.1438718.

Heins, S. et al.Robotic-assisted serious game for motor and cognitive post-stroke rehabilitation. International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 5, Perth, 2017. Anais... https://ieeexplore.ieee.org/document/7939262/.

Hoe, T. W. Exploring the Impact of Serious Games for Cognitive Functions through the Humphrey Fellowship Programme. Malaysia Journal of Medical Sciences, Pulau Pinang, 25(3). http://journal.usm.my/journal/01MJMS25032018_ED.pdf.

Kitchenham, B. Charters, S. "Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering," Keele University and Durham University Joint Report EBSE 2007-001, 2007. https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf

Klincova, M. et al. What Can Be Achieved With Motivation-Based Teaching of Medical Students? A Monocentric Retrospective Audit of Retention Among Highly Motivated Graduates Who Underwent the Learning-by-Doing Concept in Anesthesiology and Intensive Care Medicine. JMIR Serious Games, Toronto, 7(2). https://games.jmir.org/2019/2/e10155/.

Kohlhaas, A. et al. Praxismanagement spielerisch lernen – welche Inhalte sollen unbedingt vermittelt werden? Z Allg Med, 94(1). 10.3238/zfa.2018.0029-0034.

Noveletto, F. et al. Biomedical Serious Game System for Lower Limb Motor Rehabilitation of Hemiparetic Stroke Patients. Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, Gainesville, 28(6) https://ieeexplore.ieee.org/document/9069313.

Pinto, D. et al.Graphical Simulation of Clinical Scenarios for Medical Training. International Conference on Graphics and Interaction (ICGI), Lisboa, 2018. Anais... https://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/8602866/.

Rocha, R. V. da, Bittencourt, I. I., Isotani, S. Análise, Projeto, Desenvolvimento e Avaliação de Jogos Sérios e Afins: uma revisão de desafios e oportunidades. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 26, 2015. Anais... https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5342.

Rodriguez-Pérez, N. et al.A secure mHealth application for attention deficit and hyperactivity disorder. Expert Systems, 37(1). https://doi.org/10.1111/exsy.12431. Acesso em: 29 set. 2020.

Sales, A. B., Clímaco, G. S., Sales, M. B. Jogos Sérios em Interação Humano-Computador: uma revisão Sistemática de Literatura. Renote, 14(1) https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/67384.

Santos, C. A. et al.Jogos sérios em ambiente virtual para ensino-aprendizagem na saúde. Rev Rene, 18(5) http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/30851.

Schmidt, R., &Grigull, L. (2018). Pedagotchi: Entwicklung einer neuartigen Lernanwendung für die Pädiatrie. Monatsschrift Kinderheilkunde, 166 https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00112-017-0253-9.

Sidhu, M. S. Technology-assisted problem solving for engineering education: interactive multimedia applications. Hershey: Engineering Science Reference, 2010.

Silva, I. K. de O., & Morais, M. J. O. (2011) Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Holos, Natal, v5 (2011). http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/705.

Silva, T. G., Müller, F. M., & Bernardi, G. (2011). Panorama do Ensino de Engenharia de Software em Cursos de Graduação Focado em Teste de Software: uma Proposta de Aprendizagem Baseada em Jogos. Renote, 9(2) (2011). https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/25115/14610.

Theodório, D. P., Silva, A. P. da, & Scardovelli, T. A. (2020). Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa. Interfaces da Educação, aranaíba, 11(32) https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4298.

Tolks, D., Dadaczynsk, K., Horstman, D. Einführung in die Vergangenheit, Gegenwart und Zukunft von Serious Games (for Health). Prävention und Gesundheitsförderung, 13. https://doi.org/10.1007/s11553-018-0667-9.

Xuan, R. W., Zhen, K. E., & Yap, K. Y. Herbopolis A mobile serious game to educate players on herbal medicines. Complementary Therapies in Medicine, 39. https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0965229918302255.

Zainon, W. M. N. W., & Zawari, A. Exploring The Use of Digital Games for Teaching and Learning. International Conference on Computer Graphics, Visualization, Computer Vision and Game Technology, 2013. Anais... 10.2991/visio-13.2014.2.

Downloads

Publicado

16/12/2021

Como Citar

SILVA, F. A. M. da .; SILVA, T. S. da .; ZORZAL, E. R. . Uso de jogos sérios na medicina: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e480101624208, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.24208. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24208. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão