Atenção à saúde do portador de tuberculose: atuação do Agente Comunitário de Saúde: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24394Palavras-chave:
Agente comunitário de saúde; Saúde primária; Tuberculose.Resumo
Objetivo: Destacar a importância da atuação do agente comunitário de saúde na atenção ao portador de tuberculose. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca na literatura foi realizada nas seguintes bases de dados científicos: Scientific Eletronic Libary Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Google Acadêmico. Resultados: Acerca da atenção Primária ao portador de tuberculose foram selecionados 12 artigos sendo publicados entre os anos de 2017 a 2020, constatado que 8 artigos abordavam o tema em questão e esses escolhidos como a fonte de pesquisa. Conclusão: Pode-se inferir que a contribuição do agente comunitário de saúde no acompanhamento e promoção da saúde do portador de tuberculose é indispensável, desde a captação, identificação, acompanhamento do tratamento, mostrando em concordância com as literaturas abordadas. Revelam-se das muitas dificuldades existentes, que há muito a ser feito e que o investimento em conhecimento e ações precisam ser enfatizados, demandando atenção e doação dos profissionais a frente dessa patologia.
Referências
Batista, L. D.A (2018) Capacitação de agentes comunitários de saúde de unidade básica de saúde como estratégia para detecção de casos de tuberculose. Fortaleza.
Brasil, (2019). Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. 2ª edição. Ministério de Saúde: Brasília. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil.pdf.
Brasil, (2019). Tuberculose: Brasil reduz em 8% o número de óbitos na última década. https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46592-brasil-reduz-em-8-o-numero-de-mortes-por-tuberculose-na-ultima-decada>. Ministério da saúde.
Barsil, ( 2020). Boletim epidemiológico da tuberculose 2020.https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/24/Boletim-tuberculose-2020-marcas--1-.pdf.
Brasil ( 2020). Data SUS tecnologia da informação. http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/tubercma.def.
Fernandes., T. S, et al (2020). Estigma e preconceito na atualidade: vivência dos portadores de tuberculose em oficinas de terapia ocupacional. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(1), e300103, 2020. https://www.scielosp.org/article/physis/2020.v30n1/e300103/.
Freitas, P. R, Honda, E.Z; Pinto, E.S.G; Ferrier, M.R.L; ORFÃO, N.H. (2020) Intervenção educativa sobre tuberculose para agentes comunitários de saúde em unidades de atenção primária à saúde em um município da região Norte. Revista Desafios. Porto Velho- RO. – v. 7, n. 3, 2020 http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-8556.
Gaspar, L.M.S. et al ( 2019). Conhecimento, atitudes e práticas de agentes comunitários de saúde sobre tuberculose pulmonar em uma capital do Nordeste do Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 24(10):3815-3824, 2019.
Marques S, C. F (2011). As percepções dos pacientes em tratamento de tuberculose sobre sua doença: Uma Análise de Literária Científica. Rio de Janeiro.
Melo, L.S.O, et al (2020) Passos e descompassos no processo de cuidado aos portadores de tuberculose na atenção primária. Revista Enfermagem em Foco. 11 (1): 136-141.
Morosini, M. V; Fonseca, A M. Os agentes comunitários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: inventário de conquistas e desafios. Revista Saúde Debate, Rio de Janeiro, 2018.V. 42, Número Especial 1, P. 261-274.
Rizzo, E.C et al (2021). Agentes sociais na Estratégia Saúde da Família (ESF) para o controle da Tuberculose: Educação permanente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS): uma revisão integrativa. https://downloads.editoracientifica.org/articles/210604974.pdf.
Siqueira, T.C. et al (2020). O tratamento da tuberculose sob a ótica dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Revista Atenção Primária a Saúde.
Souza, M.T; Silva, D; Carvalho, R (2010). Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein. 2010; 8(1 Pt 1):102-6.https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiza Cristina de Souza Brandão Correia; Ahmed Ali Gomes Yassin; Débora Alessandra Hickmann Ayres; Ramon Abreu de Lucena; Maria Vitória Rodrigues Passarinho; Mónica Andrea Miranda Aragão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.