A importância da perícia técnica para a construção civil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24990Palavras-chave:
Perícia; Construção civil; Engenharia.Resumo
A construção é um participante importante nas economias dos países em desenvolvimento. A engenharia tem procurado agregar novas tecnologias, principalmente no campo da globalização, o que aumenta a competição. Além da necessidade de inovação, o engenheiro tem dificuldade em encontrar o ajuste certo para o projeto, custo, qualidade e prazo, e a meta de sucesso de gerenciamento nesses novos cenários. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo relatar sobre a importância do laudo pericial para a construção civil. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura, de metodologia descritiva, apresentada de modo qualitativo. A coleta de dados foi realizada mediante busca eletrônica, nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Scholar. A temática em questão, foi desenvolvida tendo o enfoque de pesquisa voltado para o objetivo do estudo. A partir do crescente desenvolvimento com que o setor da construção civil tem se deparado, bem como o surgimento de novas técnicas e tecnologias, pode-se garantir que, por um lado, esta área está reunindo condições para realizar cada vez mais trabalhos de alta qualidade. Em contrapartida, o campo da construção sofre grandes apreensões, desde a falta de qualidade dos projetos a serem executados até a de mão de obra qualificada para a execução das edificações, sendo esta, certamente, o mais grave dos problemas.
Referências
Alves, A. L. L. (2012). Organização Do Canteiro De Obras: um estudo aplicativo na Construção do Centro de Convenções de João Pessoa–PB. 2012. 57 f. Monografia (Especialização)-Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Bertizzolo, M., & Mattos, T. C. D. (2019). Gestão temporal na construção civil. Engenharia Civil-Pedra Branca.
Brandalise, D. (2017). A importância do gerenciamento do tempo em projetos de construção civil. Trabalho de Conclusão de Curso. Pós-Graduação lato sensu, 57.
Busnardo, Elaine Araújo. (2006). Autogestão em construção: uma cooperativa de construção civil do Rio de Janeiro. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 9(1), 53-71.
Costa, L. R. (2011). Subcontratação e informalidade na construção civil, no Brasil e na França. Caderno CRH, 24, 413-434.
da Silva, A. R., & Callado, A. L. C. (2018). Aderência de indicadores de desempenho associados às perspectivas do Balanced Scorecard no setor de construção civil do município de João Pessoa (PB). REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 8(2), 23-34.
de Oliveira, V. P., & de Souza, L. F. A. (2021). Análise da Viabilidade Técnica do Uso de Contêineres Marítimos na Construção Civil para Habitações Sociais. Epitaya E-books, 1(6), 134-163.
Deutsch, S. F. (2014). Perícias de engenharia: a apuração dos fatos. EDITORA LEUD.
Drehmer, C. P. (2006). Motivação no ramo da construção civil: um estudo de caso na empresa Steffen & Drehmer Ltda.
Dutra, J. S. (2002). Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. Atlas.
Fortes, F. S. D. (2011). Influência do gerenciamento de riscos no processo decisório: análise de casos (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Gutheil, K. O. (2004). Desenvolvimento de sistemas de planejamento e controle da produção em micro-empresas de construção civil, com foco no planejamento integrado de várias obras.
Honorio, D. E. (2002). A qualidade de vida do operário da construção civil e sua importância na qualidade e produtividade em obras.
IBAPE, S. Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (2011) IBAPE/SP: 2011 Norma para Avaliação de Imóveis Urbanos.
Presotto, M. I. M., Eberle, C., De Toni, R., & Trevisan, F. (2017). Perícias de engenharia na construção civil–estudo de caso–. Revista Técnico-Científica, 1(2).
Lima, I. S. (1995). Qualidade de vida no trabalho na construção de edificações: avaliação do nível de satisfação dos operários de empresas de pequeno porte.
Oliveira, D. F. (2013). Levantamento de causas de patologias na construção civil. Rio de janeiro.
Presotto, M. I. M., Eberle, C., De Toni, R., & Trevisan, F. (2017). Perícias de engenharia na construção civil–estudo de caso–. Revista Técnico-Científica, 1(2).
Priori Junior, L. (2007). Ações para a Melhoria da Satisfação do Trabalhador em Canteiros de Obras.
Santos, M. F. D. (2017). Análise do nível de motivação entre profissionais autônomos da construção civil.
Silva, A. R. D. (2017). Relações entre fatores contingenciais de empresas do setor da construção civil e a importância atribuída a indicadores de desempenho.
Takahashi, N. T. (2002). Perícias de engenharia em edifícios, peritos e seus paradigmas & desafios dos novos tempos (Doctoral dissertation, EPUSP).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thaygno Azevedo Lima; Graziela Rios de Araújo Dourado; Wellington César Teles da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.