Formação de professores no ensino de ciências e matemática: os desvios correntes da profissão na crise estrutural do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.2502

Palavras-chave:

Ensino; Educação; Sistema Capitalista

Resumo

A formação dos professores é parte essencial para a efetivação do objetivo da educação, tendo em vista que o docente é o agente responsável pela transmissão de conhecimento é necessário que este tenha acesso a uma boa formação.  Com uma aproximação a rede pública de ensino, mais especificamente de alunos das 1ª séries do Ensino Médio, em que se verifica a dificuldade que esses alunos trazem de conhecimentos já adquiridos em séries anteriores. Que reflete na dificuldade de aprender conteúdos mais específicos que tem como pré-requisito assuntos bases que os alunos não conseguiram ter domínio no Nível Fundamental. Pode-se observar a carência na formação docente, desta forma faz-se necessário analisar como a educação é inserida no sistema capitalista, qual o papel, a função que a educação desempenha neste sistema ao qual se vive. Para isto, apoia-se em argumentações de diversos autores que compartilham de uma base comum: a igualdade entre todos, uma sociedade sem distinção entre classes, sendo que todos sejam tratados da mesma forma, e com os mesmos direitos e deveres.

Referências

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.

Boavida, A., & Ponte, J. P. D. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. Reflectir e investigar sobre a prática profissional, (1), 43-55.

Tonet, I., & Lessa, S. (2008). Introdução à filosofia de Marx. São Paulo.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica.

Saviani, D. (1994). O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 147-164.

Schön, D. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 2, 77-91.

Downloads

Publicado

21/04/2020

Como Citar

LUZ, G. F. C.; BARROSO, M. C. da S.; HOLANDA, F. H. de O. Formação de professores no ensino de ciências e matemática: os desvios correntes da profissão na crise estrutural do capital. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 6, p. e152962502, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i6.2502. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2502. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais