Desenvolvimento e avaliação de um jogo didático relacionado à apicultura no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2506Palavras-chave:
Aprendizagem lúdica; Educação Profissionalizante; Língua Estrangeira.Resumo
Este texto tem como objetivo principal avaliar o desempenho de um jogo didático utilizado como recurso capaz de promover práticas de ensino interdisciplinares e contextualizadas entre as disciplinas de Língua Estrangeira Moderna – Espanhol e Culturas Alternativas I. O locus da pesquisa é um curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio de uma instituição pública que integra à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, localizado em uma cidade no interior do Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Durante a produção do material, foram consideradas as necessidades de uso do idioma em um setor Apícola, os objetos da formação profissional e a possibilidade de desenvolver ações pedagógicas integradas. Para elaboração do material didático, foi necessário acompanhar algumas aulas práticas no setor de Apiário da escola, observar, anotar e descrever os procedimentos de manejo realizados no local. Na etapa de avaliação, a pesquisa contou com a participação de um grupo composto por 16 estudantes do quarto semestre do curso. Os dados obtidos por meio da aplicação de um questionário revelaram que o material é atrativo, possibilita a interdisciplinaridade, desperta a motivação entre os aprendizes e promove uma aprendizagem mais significativa da Língua Espanhola.
Referências
Aguirre Beltrán, B. (1998). Enfoque, metodología y orientaciones didácticas de la enseñanza del español con fines específicos. In: La enseñanza de español como lengua extranjera con fines específicos. Carabela, 44. Madrid: SGEL.
Almeida, P.N. (2014). Educação Lúdica: brincadeiras e jogos populares. Volume 2 - Atividades de ensino-aprendizagem - 1. ed. São Paulo: Edições Loyola.
Andrés, M. A. A., Casas, M.G. (2000). Actividades lúdicas en la enseñanza de LFE: el juego didáctico. Actas del Primer Congreso Internacional de Español para Fines Específicos, CIEFE, Ámsterdam, 2000. Disponível em: https://goo.gl/KHpF9C. Acesso em: 20 fev. 2020.
Bedin, M.C. (2017). Espanhol para fins específicos no ensino superior tecnológico e formação docente: articulações, rumos e possibilidades. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo.
Brasil (2008) Lei 11. 892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 15 fev. 2020.
Fujiwara, R.I., Marques, R.N. (2017). O potencial formativo do jogo no ensino de Engenharia Agronômica e Florestal. B. Téc. Senac. Rio de Janeiro, 43(3): 86-103, set. /dez. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/609. Acesso em: 20 fev. 2020.
Guervós, J. S., González (2017). Fundamentos para la enseñanza del español como 2/L. Madrid, Arco Libros.
Jorge, A. C. S. et al (2018). Colorindo e aprendendo as Ciências Agrárias: o uso de material lúdico em escolas do ensino infantil em meio urbano para o uso e destinação de plantas e animais de produção. In: III Congresso das Ciências Agrárias. Cointer PDV AGRO. Disponível em: http://bit.ly/33rj9A8. Acesso em: 15 fev. 2020.
Kishimoto, T. M. (2017). O brincar e suas teorias. São Paulo, SP: Pioneira Thompson Learning.
Labrador, M. J. P., Magán, P, M. (2008) El juego en la enseñanza de ELE. Revista Glosas didácticas. Nº 17, Primavera. Disponível em: http://bit.ly/2X4ihOy. Acesso em: 15 fev. 2020.
Lopes, M. G. (2001). Jogos na educação: criar, fazer, jogar 4.ed. São Paulo, SP: Cortez.
Mar, G. D. (2004). Jogando para aprender: o lúdico no ensino de línguas. Hispanismo. Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, São Paulo, v. 1. Disponível em: http://bit.ly/2KgU7yQ. Acesso em: 15 fev. 2020.
Pena Abal, B. (2013). Juegos y actividades en la clase de ELE. Madrid: Editora Enclave de libros.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 07 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.