Desafios e perspectivas da Educação do Campo: uma revisão quali-quantitativa de produções científicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25453Palavras-chave:
Educação do campo; Desafios; Perspectivas; Revisão narrativa da literatura.Resumo
Este artigo de revisão narrativa da literatura, metodologicamente perpassando por uma abordagem quali-quantitativa, tem como objetivo identificar os desafios e perspectivas da Educação do Campo no Brasil. Para tanto, definiu-se como corpus de análise a produção acadêmica, teses e dissertações, produzidas nos últimos seis anos (2016-2021) nos programas de pós-graduação brasileiros. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os estudos apontaram como principais desafios a ausência de compreensão dos princípios da Educação do Campo por parte de profissionais que atuam nessa modalidade de ensino, a multisseriação e a insuficiência de recursos financeiros destinados às escolas do campo. Como perspectivas, identificou-se a aplicação de estratégias didáticas e metodológicas que contribuem efetivamente para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do professor e aprendizagem do aluno, além de alinhar a teoria e a prática cotidiana nas escolas do campo, por exemplo, a implantação da horta escolar, tecnologias/materiais digitais e a aplicação da modelagem matemática. Considera-se, de acordo com as análises realizadas, que o Estado brasileiro precisa possibilitar avanço na promoção de políticas públicas que garantam efetivamente o direito da população do campo a uma educação de qualidade.
Referências
Barral, B. S. (2018). Educação do Campo: As perspectivas das Multisséries em Lima Duarte – MG. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais, MG, Brasil.
Brasil. (2007). Panorama da educação no campo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Brasil. (2014). Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil.
Cordeiro, R. F. I. (2020). Compreensão dos conceitos de área do círculo e volume com o uso de tendências metodológicas na educação do campo. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná, PA, Brasil.
Costa, L. M. (2019). Práticas pedagógicas em classes multisseriadas: inserção da educação popular no currículo das escolas do campo. (Tese de Doutorado). Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, PB, Brasil.
Daga, N. (2017). Horta escolar na escola do campo: diagnóstico da experiência na escola estadual de ensino fundamental Dom Pedro I. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Fronteira Sul. Santa Catarina, SC, Brasil.
Deoti, L. M. L. (2018). A etnomatemática e o ensino de geometria na escola do campo em interação com tecnologias da informação e da comunicação. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Fronteira Sul. Santa Catarina, SC, Brasil.
Dufeck, L. F. (2017). Uma aplicação de modelagem matemática na educação do campo. (Dissertação de Mestrado) Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná, PA, Brasil.
Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & Sociedade. 23(79), 257-272. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.
Flores, L. S. (2019). Educação do campo e modelagem matemática: construção de estufa para a produção de orgânicos na zona rural de São Sebastião do Caí. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Henriques, R. et al. (2007). Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf.
Moraes, R. P. (2018). Concepções de “interdisciplinaridade e educação do campo” de professores de ciências da natureza e matemática das escolas de ensino médio do campo do município de Rio Verde-Go. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Goiás. Goiás, GO, Brasil.
Morais, E. H. M. (2018). O papel do Ensino de Geografia no fortalecimento da Educação do Campo e na (re)construção do território camponês local. (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Nahirne, A. P. (2017). O Cotidiano de uma Escola do Campo e a Prática Social de Ensino da Matemática na Concepção da Comunidade Escolar. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, PR, Brasil.
Oliveira, D. A. (2017). A educação do campo como prática pedagógica: em busca de uma ação transformadora. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências da Unesp. São Paulo, SP, Brasil.
Pontarolo, E. (2019). Conceitos estatísticos na educação do campo. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná, PA, Brasil.
Roveda, C. A. et al. (2018). Pesquisas denominadas Estado da Arte sobre Avaliação e Matemática na Educação Infantil. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. 4 (763), 1-11. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.763.
Santos, A. P. (2019). O ensino de geografia, a educação do/no campo e o território: uma proposta de sequência didática investigativa para a escola família agrícola de veredinha – MG. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, MG, Brasil.
Schmitt, E. L. (2017). Olhar atento para a educação ambiental nas escolas do campo. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, PR, Brasil.
Selli, M. S. (2017). Reverberações de uma metodologia dialógica em experimentações com tecnologias digitais de uma escola de educação do campo. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
Silva, L. M. (2019). Desafios e perspectivas da Educação do Campo: uma análise em porto nacional – TO. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Tocantins. Tocantins, TO, Brasil.
Silva, M. N. S. (2018). O território camponês como dimensão educativa: desafios e possibilidades da Educação do Campo em Grajaú-MA. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, MG, Brasil.
Souza, C. M. (2018). Da Educação Rural à Educação do Campo: caminhos percorridos por escolas no meio rural do Distrito Federal. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Winchuar, M. J. L. (2020). Práticas de leitura em escolas do campo: um estudo com professores de escolas e classes multisseriadas de Prudentópolis-PR. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná. Paraná. PR, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Luis Monteiro da Conceição; Fabrício Nicácio Ferreira; Diana Viturino Santos ; Joilson Batista de São Pedro; Cristiane Pereira Assis; Sirneto Vicente da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.