A relevância de ações educativas na conscientização do câncer de colo uterino
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25840Palavras-chave:
Conscientização; Mulheres; Útero.Resumo
O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao Papilomavírus Humano (HPV). O câncer cervical é caracterizado por uma multiplicação das células e podem atingir tecidos próximos e até mesmo os mais distantes. A infecção por HPV associada a outros fatores de risco, como história de outras doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo e uso de contraceptivo oral, representa importante papel na progressão das lesões escamosas intraepiteliais para a malignidade em mulheres brasileiras. O objetivo é relatar a experiência acadêmica diante de uma conscientização educativa sobre a importância da realização do exame preventivo, a partir de uma roda de conversa interativa em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS), localizada em Belém no Estado do Pará. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, realizada com mulheres que aguardavam a consulta para realização do exame preventivo. Como componente da equipe multiprofissional na atenção básica cabe as profissionais de saúde promoverem ações educativas a fim de proporcionar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre a temática proposta. Com base na dinâmica proposta, notou-se a importância de informação sobre realizar o exame preventivo para detecção precoce do câncer do colo do útero.
Referências
Brasil. (2015). Ministério da saúde. Biblioteca virtual em saúde. Papanicolau (exame preventivo de colo de útero). Set. https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2069-papanicolau-exame-preventivo-de-colo-de-utero
Casarin, M. R., & Piccoli, J. d. C. E. (2011). Educação em Saúde para Prevenção do Câncer de Colo do Útero em Mulheres do Município de Santo Ângelo/RS., 1-8.
Claro , I. B. Lima, L. D. d., Patty Fidelis de Almeida, P. F. d. (2021). Diretrizes, estratégias de prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero: as experiências do Brasil e do Chile. 1-14.
Costa, P.V.D., Silva, J. M. L., Silva, L. C. Rocha, S. G., Costa, L. F., Soares, M. K. M., Santos, S. R. P., Lima, P. C., Rodrigues, B. N. B., Almeida, M. S.,Soeiro, J. S., Martins, L. Santos, G. L., A. C. S., & Tavares, I. I. S. (2020). A educação em saúde como ferramenta no combate ao câncer de mama: relato de experiência. Research, Society and Development, 9(10).
Guimarães, R. F. (2019). Câncer de colo do útero: abordagem teórica sobre avanços da doença, prevenção e controle., 1-35.
INCA, Instituto Nacional do Câncer, Ministério da Saúde. Câncer do colo do útero, 2019.
INCA, Ministério da Saúde. Câncer do colo do útero, 2021.
INCA, Ministério da saúde. Conceito e Magnitude. 2021.
INCA, Ministério da Saúde. Detecção precoce, 2021.
Maia, s. m. d. A., Jardim, C. F., Moraes, C. C. d. S., Scotelario, D. G. Correia, G. B. d. S., & Silva, L. M. d. S. (2017). O enfermeiro na prática do exame citopatológico de colo do útero: relato de experiência. 1-5.
Peixoto, H. d. A., Spindola, T., Moerbeck, N. d. S. T., Motta, C. V. V. d., Soares, B. G. d. S., Barros, L. M. C. d., & Abreu, T. d. O. (2020). Adesão de mulheres ao exame papanicolau: uma revisão integrativa. 1-13 Hugo de Andrade Peixoto.
Ramos de Souza, K,et al. (2015). Educação popular como instrumento participativo para a prevenção do câncer ginecológico: Percepção de mulheres.
Santos, T. L. d. S., Silveira, M. B., & Rezende, H. H. A. (2019). A importância do exame citopatológico na prevenção do câncer do colo uterino. 1-15.
Silva, M. L. Nunes, J. S. S. Oliveira, K. S. d., & Leite, T. A. S. (2020). Conhecimento de mulheres sobre câncer de colo do útero: Uma revisão integrativa. 1-13.
Soares, C. F., & Heidemann, I. T. S. B. (2019). Promoção Da Saúde E Prevenção Da Lesão Por Pressão: Expectativas Do Enfermeiro Da Atenção Primária. 1-9.
Tallon, B., Monteiro, D., Soares, L., Rodrigues, N., & Morgado, F. (2020). Tendências da mortalidade por câncer de colo no Brasil em 5 anos (2012-2016)., 1-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Karina Rodrigues Coelho; Tamires Costa Franco; Amanda Almeida Vieira; Marcelo de Jesus Calandrini de Azevedo Junior; Isis Batista de Oliveira; Manuelle Pinto Sotero; Maria Clara Arêa Leão Martins; Ana Carolina da Silva Borges; Lorena Barros Bahia ; Ana Letícia de Mello Lobato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.