O olhar transcultural da assistência prestada a população em condição de rua na COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26516Palavras-chave:
COVID-19; Cuidado; Teoria trascultural; População de rua.Resumo
A COVID-19 é uma infecção causada pelo coronavírus que no ano de 2020 tomou proporções mundiais. Diante disso, várias políticas foram implantadas a fim de reprimir e minimizar o avanço do vírus em especial o cuidado prestado as populações de rua no contexto da pandemia e a ações que promovam um equilíbrio universal do ser humano. O presente artigo, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, estruturado em 6 etapas a fim de reunir e sintetizar as informações sobre uma temática. A partir dos estudos encontrados, foi realizado os critérios de inclusão e exclusão e apenas 16 artigos respondiam à pergunta norteadora “quais os estudos publicados em 2019 e 2020 que abordam a assistência prestada aos moradores de rua na pandemia do COVID 19?’’. Além disso, nota-se que as pesquisas demostram que as medidas elaboradas não levam em consideração o contexto cultural, os valores e o estilo de vida desses indivíduos. Evidencia-se a necessidade de literaturas que abordem a visão da população de rua frente a assistência prestada, de modo a conhecer as suas individualidades. Além disso, é importante relacionar a teoria transcultural no contexto da população de rua para a produção não apenas de um conhecimento humanizado, mas também para elaboração de um cuidado culturalmente específico que respeite o estilo de vida dessa população.
Referências
Aquino. & Estela. M. L. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil.
Cavalcante, J. R, Santos, A. C. C, Bremm, J. M, Lobo, A. P, Macário, E. M, Oliveira, W, K & França, G. V. A. (2020). COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica. 20 de 2020.
Estado de Santa Catarina. (2020). Nota técnica Nº 006 / 2020 – DAPS/SPS/SES/SC- atualizada em 22.03.20. Santa Catarina.
Engstrom, E. M & Teixeira, M.B. (2016). Equipe “Consultório na Rua” de Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil: práticas de cuidado e promoção da saúde em um território vulnerável. Ciênc. saúde colet. 21(6), 1839-1848.
Honorato, B. E. F & Oliveira, A. C. S. (2020). População em situação de rua e COVID-19. Revista de Administração Pública, 54(4), 1064-1078.
Manchini, V. L. M. (2016). O processo de trabalho no cuidado em saúde às pessoas em situação de rua no município de São Paulo. Tese (Mestrado em Saúde Coletiva) - Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 1-98.
Ministério da Saúde. Brasil. (2020) Coronavírus - Covid 19: O que é Covid-19. https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid.
Power, R, French, R, Connelly, J, George, S, Hawes, D, Hinton, T, Klee, H, Robinson, D, Senior, J, Timms, P & Warner, D. (2014). Health, health promotion, and homelessness. Bmj, 318(7183), 590-592.
Rother, E. T. (2007) Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paul. enferm. 20(2).
São Paulo (Prefeitura Municipal de Campinas). (2020) Plano municipal de contingência para enfrentamento da pandemia de infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) EIXO: saúde secretaria municipal de saúde.
SEAC. (2020) Sobre medidas de prevenção à COVID-19 Decreto PGE. Pará,
Secretaria de Estado da Saúde. (2020) Departamento de ações em saúde. Orientações para o cuidado em saúde à população em situação de rua em razão da disseminação do coronavírus. Rio Grande do Sul.
Soares, J. L, Silva, I. G. B, Moreira, M. R. L., Martins, A. K., Rebouças, V. C. F & Cavalcante, E. G. R. (2020). Teoria transcultural na assistência de enfermagem às mulheres com infecções. Rev. Bras. Enferm. 73(4), 1-7.
Tilio R.& Oliveira J. (2016). Cuidado e Atenção em Saúde da População em Situação de Rua. Psicologia em Estudo. 21(1), 101-113,
Tocantins. (Prefeitura Municipal de Almas). (2020) Plano de contingência do Município de Almas para a infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19). Versão 1 / 2020. Tocantins.
Tocantins. (Prefeitura Municipal de Ananás). (2020). Plano de contingência do município de ananás-to, infecção humana pelo novo coronavírus (NCOV) COVID-19. Versão 1.0. Fundo Municipal de Saúde Tocantins.
Tocantins. (Prefeitura Municipal de Arapoema). (2020). Plano de contingência de Arapoema frente a pandemia do coronavírus (COVID-19). Fundo Municipal de Saúde. Tocantins.
Tocantins (Prefeitura Municipal de Araguaína). (2020) Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento pelo Novo Coronavírus COVID-19. Comitê técnico COVID-19. Tocantins.
Tocantins (Prefeitura Municipal Arguianópolis). Plano de Contingência Municipal ao COVIS-19. Fundo Municipal de Saúde. Tocantins. 2020. https://central3.to.gov.br/arquivo/500944/.
Vale, A. R & Vecchia, M. D. (2019). O cuidado à saúde de pessoas em situação de rua: possibilidades e desafios. Estud. psicol. 24(1), 42-51.
Viana, L. S., Oliveira, E. N., Costa, M. S. A., Aguiar, C. C., Moreira, R. M. M & Cunha, A. A. (2020) Política de redução de danos e o cuidado à pessoa em situação de rua. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 16(2), 1-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cassiane da Silva Portela Pinto; Fernanda Gomes Gatinho; Izadora Avelar Neto; Kalene Ramos Silva; Lidiane Assunção de Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.