Os recursos didáticos para o ensino de conservação de energia: análise sistemática
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27209Palavras-chave:
Ensino e tecnologia; Análise sistemática; Ensino de Física.Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar os recursos didáticos disponíveis aos professores de Física sobre o ensino de conservação de energia, por meio da metodologia da Revisão Sistemática. Os resultados revelam que o tipo de recurso didático utilizado com maior frequência em sala de aula se refere às experiências baseadas na tecnologia de simulação.
Referências
Araújo, K. A. (2017). O Ensino de Transferência de Calor Baseado nas Temáticas de Incêndios: Uma Proposta CTS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal de Uberlândia.
Araújo, L. R. (2018). Proposta didática diferenciada para o estudo de queda livre. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.
Back, S. (2013). Física e segurança no trânsito: uma proposta didática por uma professora iniciante. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Batista, R. C. (2018). Sequência Didática: Ponderações Teórico-Metodológicas. XVIII Endipe: Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo. 2 (36), 1-6.
Baylão, F. M. (2017). Experimento didático para a aprendizagem da conservação da energia mecânica. 57 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense.
Biolchini, J. et al. (2007). Scientific research ontology to support systematic review in software engineering. Advanced Engineering Informatics, 2 (21), 133-151.
Borges, C. C.; Dickman, A. G. & Vertchenko, L. (2018). Uma aula sobre conversão de energia utilizando bicicleta, motor, alternador e lâmpada. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2 (40), 33-54.
Braz, D. H. O. (2018). Práticas em laboratório: uma estratégia de ensino. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista.
Brito, F. M. (2016). Uma proposta de ensino acerca das energias renováveis: Ações a partir do kit de robótica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual da Paraíba.
Campos, B. O. (2017). Utilização de simulações computacionais no ensino de Física, na área da termologia. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Alfenas.
Chagas, F. H. S. (2018). Proposta de ensino de Física em espaço não formal: uma aula de mecânica no parque de diversões. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília.
Cid, A. S. & Correa, T. (2019). Venturino: análise da variação de pressão em um tubo de Venturi utilizando arduíno e sensor de pressão. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 3 (41).
Corrêa. N. B. O. (2019). Formação de professores: estudos avaliativos da prática docente como pressupostos para a elaboração de material didático. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Goiás.
Costa, C. M. (2018). Quiz computacional: elaboração, aplicação e avaliação de um recurso didático tecnológico como ferramenta de ensino/aprendizagem. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Fluminense.
Deponti, M. A. M. (2014). Geração de Energia Elétrica: Uma Temática para o Estudo do Eletromagnetismo. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal do Pampa.
Elias, J. A. (2015). Física, química e história: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília.
Evangelho, B. V. (2017). O processo ensino - aprendizagem de ondulatória fundamentada na teoria da aprendizagem significativa crítica: uma proposta para o ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Pampa.
Ferreira, A. C. R. (2016). O uso do simulador PHET no ensino de indução eletromagnética. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense.
Fuzari, A. F. (2017). Uma proposta de UEPS para o ensino de indução eletromagnética. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal do Espírito Santo.
Galvao, T. F.; Pereira, M. G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 1 (23), 183-184.
Germano, C. F. (2018). O Ensino Da Conservação De Energia Mecânica Mediada Pelo Uso De Metodologias Ativas De Aprendizagem. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gonçalves, A. (2019). Atividades didáticas de Física na formação inicial de professores de biologia. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Goya, A.; Laburu, C. E & Camargo Filho, P. S. (2014). Estudo comparativo de rolamento e a determinação do início de deslizamento de uma esfera num plano inclinado. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 2 (36), 1-6.
Grala, R. M. (2006). Favorecendo a aquisição de conceitos científicos em crianças de 06 anos com a introdução precoce de situações problemáticas de Física.. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Hoernig, A. F. (2017). Ensino de Física para jovens e adultos: Uma Experiência Didática no Ensino de Eletromagnetismo e Energia Mecânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Jesus, V. L. B. & Sasaki, D. G. G. (2015). O experimento didático do lançamento horizontal de uma esfera: Um estudo por vídeo análise. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 1 (37).
Kessler, G. C. G. (2018). Uma experiência didática no ensino de jovens e adultos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Knopker, M.; Monteiro, P.V.; Bertotti, T.G. (2019). O uso de jogos no ensino de Física: um estudo inspirado nas pesquisas do tipo estado da arte. In: III Simpósio Ibero-americano de Tecnologias Educacionais, 2019, Araranguá. Laboratório de Experimentação Remota (REXLAB).
LABVIRT. 600 segundos. (2003a). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_600s.htm.
LABVIRT. A loja de games. (2006a). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_fis_fabricajogos.htm.
LABVIRT. Apagão. (2003b). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_600s.htm.
LABVIRT. Bomba d’água! Como economizar! (2003c). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_bombaagua.htm.
LABVIRT. Compra de eletrodomésticos. (2003d). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm.
LABVIRT _. Consumo de energia elétrica em uma residência. (2002a). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_consumo.htm.
LABVIRT. Eletricidade: Como gerar? (2004a). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_represa.htm.
LABVIRT. Em casa! Quem gasta mais? (2003e). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_quemgastamais.htm.
LABVIRT. Energia. (1999). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_utilizacao.htm.
LABVIRT. Escova Perfeita? (2004b). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_cabeleireira.htm.
LABVIRT. Hidrelétrica. (2002b). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_hidreletrica.htm.
LABVIRT. Juízo final. (2003f). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_juizofinal.htm.
LABVIRT. Microondas. (2003g). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_eletromag_microondas.htm.
LABVIRT. Montanha russa e looping, ora bolas! (2004c). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_montanharussa.htm.
LABVIRT. O Banho. (2003h). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_banho.htm.
LABVIRT. O Desafio do looping. (2004d). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_esferas.htm.
LABVIRT. O trapezista. (2002c). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_trapezista.htm.
LABVIRT. Parque aquático chuã. (2004e). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_termo_chuachua.htm.
LABVIRT. Show de Rock. (2004f). http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_showderock.htm.
Lima, C. E. (2018). A energia fotovoltaica num contexto CTSA: uma sequência de ensino sobre as transformações de energia solar em energia elétrica.
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Machado, H. F. (2016). Uma sequência didática sobre calor e temperatura em uma visão microscópica para licenciandos em pedagogia. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pampa.
Malaquias, E. C. (2019). Uma proposta de plano de unidade para o tema energia por meio de uma abordagem CTS&A. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Martins, F. (2018). Válvula termostática: uma proposta metodológica ao ensino da primeira lei da termodinâmica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
Matos, A. (2017). O Ensino da Física através de analogias com variantes do jogo de xadrez: Potencializado com Realidade Aumentada. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Mazaro, S. B. (2019). Aprendizagem significativa de termodinâmica a partir da leitura da obra A volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verne. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Passo Fundo.
Monteiro, H. R. (2018). Experimentos demonstrativos para o estudo do eletromagnetismo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos.
Muniz, R. O. (2016). Elaboração e avaliação de um material instrucional baseado na teoria da aprendizagem significativa: estudo de transformações de energia com o uso de uma maquete. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo.
Nascimento Júnior, J. F; Borges, V. E. S & Nascimento, R. M. M. F. (2019). Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de Física assistido por sistema embarcado. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 3 (41), 110-119.
Nunes, M. M. (2017). Possibilidades do uso de vídeos e vídeo-aulas no ensino de física. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Nunes, R. M. (2019). Projetos educacionais na formação inicial de professores de computação utilizando um ambiente virtual de aprendizagem off-line. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Taquari.
Oliveira, H. S. S. (2018). Propostas de atividades experimentais de eletrostática e eletromagnetismo de baixo custo para o ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Acre.
Oliveira, N. S. C. (2019). Sequência didática como instrumento para o ensino de Física: uma proposta baseada em situações cotidianas e aprendizagem significativa. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Viçosa.
Pauli, A. M. (2015). Física e futebol no ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Palma, F. R. C. (2019). Alfabetização científica por meio do conteúdo máquinas térmica: uma perspectiva para a aprendizagem de Física. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Amazonas.
Pascoal, F.; Prado, S. J & Castro, E. A. (2014). Estudo do movimento de um duplo cone sobre uma pista em V. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 3 (36), 1-8.
Passos, J. C. (2009). Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 3 (31), 01- 08.
Pastorio, D. P. (2018). Processos Avaliativos Reflexivos Integrados a Tarefas Contínuas no âmbito do Ensino Superior em Física. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Pereira, J. A. (2018). Um recurso didático para o ensino de energia baseado na plataforma Arduíno. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Pereira, B. F. M. (2018). Cinema e ciências: construindo possibilidades para promover a enculturação científica dos estudantes. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Puhl, N. M. (2017). Atividades investigativas no estudo da termodinâmica: incentivando a autonomia do estudante. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Taquari.
Ribeiro, L. B. S. B. (2017). Oficina de Ballet como proposta para a aprendizagem em Física. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.
Richter, S. S. (2017). Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Rigo, J. R. V. (2014). Um olhar sobre o uso das TIC no ensino de Física. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário Franciscano.
Santos, J. M. N. dos. (2019). A utilização do laboratório virtual Phet para o ensino de Física no 9° ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Sathler, K. S. O. M. (2014). Inclusão e ensino de Física: estratégias didáticas para a abordagem do tema energia mecânica. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Fluminense.
Sato, A. M. (2017). Ensinando produção sustentável de energia elétrica por meio de jogos didáticos em sala de aula. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do ABC.
Scorsatto, M. C. (2010). Uma abordagem alternativa para o ensino da Física: consumo racional de energia. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Taquari.
Simas, M. E. L. (2018). Simulações e modelagem como estratégia para a melhoria do processo de ensino aprendizagem de Física. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Amazonas.
Silva, F. E. (2010). Energia, meio ambiente e sustentabilidade: proposta de um modelo educacional para o ensino básico. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista.
Silva, S. D. (2018). Simulação computacional com o software Algodoo: movimentos harmônicos. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Silva, W. P.; Silva, C. M. D. P. S. & Precker, J. W. (2003). Esfera em Plano Inclinado: Conservação da Energia Mecânica e força de atrito. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, 4 (25), 378-383.
Silva, J. B.; Silva, D. O & Sales, G. L. (2018). Modelo de ensino híbrido: a percepção dos alunos em relação à metodologia progressista x metodologia tradicional. Revista Conhecimento Online, 10 (2), 102-118.
Souza, D. G. (2018). Circuitos elétricos e modelos científicos: uma experiência didática de abordagem epistemológica no Colégio Estadual Protásio Alves. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Souza, R. B. (2019). Sequência didática para o ensino das leis da termodinâmica e máquinas térmicas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Souza, R. S.; Silva, A. P. B. & Araújo, T. S. (2014). James Prescott Joule e o equivalente mecânico do calor: Reproduzindo as dificuldades do laboratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, 3 (36), 1-9.
Uyeda, F. A. S. (2018). Construção e aplicação de uma coleção de jogos didáticos para ensino de Física no ensino médio. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Ensino de Física, Universidade Federal de Alfenas.
Vidmar, M. P. (2017). Atividades didáticas de Física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.
Visoli, C. (2019). Explorando o potencial da criação de vídeos por alunos como estratégia de aprendizagem em Física no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Passo Fundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Larissa Maria Gemino Alves Vieira; Adílio Jorge Marques; Daniel Costa de Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.