Avaliação do desempenho de um aerogerador de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27856Palavras-chave:
Energia eólica; Aerogerador; Desempenho.Resumo
Este trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade econômica de geração de energia eólica na área urbana de Cascavel – PR, com a finalidade de atender a demanda de uma residência unifamiliar. O experimento foi realizado por meio da coleta e análise de dados de desempenho de uma turbina eólica de pequeno porte da marca Greatwatt, modelo S-600, instalada no Centro de Análise de Sistemas Alternativos (CASA), do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Para isso, as informações de produção de energia elétrica da turbina e da energia eólica disponível foram obtidas em ensaio de campo, medindo os valores de velocidade de vento, tensão e corrente elétrica fornecida pela turbina eólica para um conjunto de resistências elétricas que simulam a carga da residência, e foram coletados por um sistema de aquisição de dados constituído por um datalogger Campbell CR1000. Os dados levantados ao final do experimento mostraram uma produção de 1,23 kWh nos 25 dias de coleta perante uma disponibilidade total de 6,6 kWh, resultando num rendimento de 18,7%. Foi realizada, com estes dados, uma análise da viabilidade econômica da implantação do sistema em uma residência na região, concluindo que o sistema ainda é economicamente inviável, pois não chega a cobrir seus custos de implantação ao final de sua vida útil.
Referências
Alé, J. A. V., Simioni, G. C. S., Hack, P. S., & Silva, L. F. (2008). Avaliação do desempenho de aerogeradores em túnel de evento. Faculdade de Engenharia (FENG) Pontifícia. Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Alves, J. R. J. (n.d.). Setor energético: matriz brasileira, geração e distribuição de eletricidade, transportes. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.
Amarante, O. A. C., Brower, M., Zack, J., & Sá, A. L. (2001). Atlas do Potencial Eólico Brasileiro. Brasília: Ministério de Minas e Energia Eletrobrás
ANEEL. (2019). Energia Eólica. Recuperado de http://www2.aneel.gov.braplicacoesatlaspdf06-energia_eolica(3).pdf
Basso, T. M. (2017). Análise técnico-econômica de um sistema de geração eólica para uma unidade armazenadora e secadora de grãos (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Cresesb. (2019). Centro de Referência para as Energias Solar e Eólica Sérgio de S. Brito. Recuperado de http://www.cresesb.cepel.br/index.php
Dal Ponte, E. F. (2017). Construção e avaliação de um aerogerador de eixo vertical aplicado à agroindústria (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Eletrobrás. (2009). Análise econômica de investimento: guia básico. Brasília, DF: IEL/NC.
Google Maps. (2019). Google Maps. Recuperado de https://www.google.com.br/maps/place/Cascavel,+PR
Inatomi, T. H. A., & Udaeta, M. E. M. (2005). Análise dos impactos ambientais na produção de energia dentro do planejamento integrado de recursos. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP).
Manwell, J. F., McGowan, J. G., & Rogers, A. L. (2009). Wind energy explained: theory, design and application. Chippenham, Inglaterra: John Wiley & Sons.
Martins, F. R., Guarnieri, R. A., & Pereira, E. B. (2008). O aproveitamento da energia eólica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 30(1), 1304-1313.
Miranda, A. G. G. (2018). Estudo de ciclo de vida de gerador eólico de pequeno porte utilizado em propriedade rural (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Monteiro. R. R. (2007). Análise técnica da implantação de um sistema híbrido eólicosolar para alimentar ERBs em lugares isolados: o caso da estação Antonina/PR. Curitiba: UFPR.
Nunes, M. V. A. (2003). Avaliação do comportamento de aerogeradores de velocidade fixa e variável integrados em redes elétricas fracas (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.
Pacheco, F. (2006). Energias renováveis: breves conceitos. Conjuntura e Planejamento, 149, 4-11.
Parizotto, R. R. (2014). Instalação e avaliação de um sistema de bombeamento d´água com aerogerador de pequeno porte para propriedades rurais na cidade de Cascavel – PR (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Pinto, M. O. (2013). Fundamentos de energia eólica. Rio de Janeiro: LTC.
Scaled instruments. (2021). Shop by category. Newberry, FL. Recuperado de https://www.scaledinstruments.com/sop/sop-by-cateory/anemometer/rm-young-05103-wind-monitor/?gclid=CjwKCAiAjoeRBhAJEiwAYY3nDCp6oSwKitBj7ggxTvV4kBEADHAYzpu8k3QK-0QW-CmNcE-hbYLDMBoCp68QAvD_BwE
Siqueira, J. A. C. (2005). Desempenho de um sistema híbrido eletrofotovoltaico de pequeno porte para energização rural (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, SP, Brasil.
Tolmasquim, M. T. (2012). Perspectivas e planejamento do setor energético do Brasil. Estudos Avançados, 26, 249-260.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Davi José De Grandi; Jair Antonio Cruz Siqueira; Carlos Bohn; Luciene Kazue Tokura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.