Avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores que ensinam Matemática

Autores

  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v7i3.279

Palavras-chave:

Educação Matemática; Avaliação escolar; Formação inicial de professores que ensinam Matemática.

Resumo

Neste artigo temos por objetivo apresentar e discutir algumas temáticas sobre avaliação da aprendizagem escolar abordadas em investigações desenvolvidas em contextos de formação inicial de professores que ensinam Matemática. Pautados em orientações presentes na Análise de Conteúdo, realizamos análises a partir de investigações disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Por meio dessas análises foi possível identificar temáticas abordadas que dizem respeito à: visão, concepção ou compreensão de futuros professores sobre avaliação; familiaridade dos licenciandos com instrumentos de/para avaliação; práticas avaliativas vivenciadas durante a formação inicial. Em relação a cada uma delas, de modo geral, pudemos observar que: a visão, concepção ou compreensão de boa parte dos futuros professores sobre avaliação está atrelada a algumas das funções que ela pode ter; os licenciandos possuem mais familiaridade com a prova escrita, sentindo-se inseguros com os demais instrumentos; as práticas avaliativas vivenciadas pelos futuros professores ficam restritas a poucos instrumentos, quase que exclusivamente à prova escrita, e pouco ou quase nenhum contato possuem com os critérios de avaliação ou correção do professor formador quando da utilização desse ou de outro instrumento. Esperamos que a identificação desses aspectos possam contribuir para suscitar discussões e reflexões que conduzam a ações formativas e investigações futuras no âmbito da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Referências

ALBUQUERQUE, L. C. Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas do professor de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

ALMEIDA, A. S. Aprendizagens profissionais da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto das avaliações em larga escala de Matemática. 2015. Dissertação (Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista, Bauru. 2015.

ARAÚJO, A. W. Análise do modelo de avaliação da aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal na percepção dos docentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática - PROFMAT) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BARBOSA, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: teoria e prática em questão. 2011. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edição 70 Ltda., 2004.

BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BENTO, M. C.; PEREIRA, F. A avaliação na formação inicial de professores: um Estudo de caso. Revista Contemporânea de Educação. Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 440-463, 2012.

BURIASCO, R. L. C. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n.22, p. 155-178, 2000.

BURIASCO, R. L. C. Análise da Produção Escrita: a busca do conhecimento escondido. In: ROMANOWSKI, J. P. et al (orgs.). Conhecimento Local e Conhecimento Universal: a aula e os campos do conhecimento. Curitiba: Champagnat, 2004.

COSTA, I. L. As concepções e práticas avaliativas em matemática de um grupo de professores do 5º ano do Ensino Fundamental e suas relações com a prova Brasil. 2015. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

CURI, E. Avaliação e formação de professores: propostas e desafios. Educação Matemática em Revista. São Paulo, ano 9, p.105-113, 2002.

DIAS, P.; SEMANA, S. Avaliar, ensinar e aprender: Dimensões pedagógicas distintas nas aulas de matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga. 2009. Disponível em: http://area.fc.ul.pt/pt/.

HADJI, C. A avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Portugal: Porto, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

NEVES, I. C.; VALENTINI, M. T. P. Avaliação da Aprendizagem nos cursos de licenciatura: uma discussão em aberto. Revista Eletrônica Polidisciplinar –Voos. Guarapuava. v. 4, n.1, p.47-53, 2008.

MENEZES, M. V. M. Ensino de ciências e os sistemas de avaliação em larga escala na Educação Básica: processos formativos e aprendizagens profissionais da docência. 2014. Dissertação (Pós-Graduação em Educação para Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2014.

MORAES, S. P. G. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural. 2008. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, P. N. A provinha Brasil de matemática e o conhecimento estatístico: instrumento avaliativo a ser utilizado pelo professor? 2012. Dissertação (Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

RODRÍGUES, J. G. La evaluación en matemáticas: una integración de perspectivas. Madrid: Sínteses, 1997.

ROJAS, H. S. Formação do Professor do Ensino Básico e a Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 18, n. 37, p.7-40, 2007.

SANTOS, E. R. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões discursivas não rotineiras de matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2008.

SANTOS, E. R.; BURIASCO, R. L. C. Estudo da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em uma Questão Não Rotineira de Matemática. Unión: Revista Iberoamericana de Educação Matemática, n. 24, p. 103-115, 2010.

SEPÚLVEDA, D; DAVID, L. N. B. K. (Re)pensando a prática avaliativa na formação e na atuação do professor. Democratizar. Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.1-13, mai/ago 2008.

SILVA, A. P. V.; SILVA. M. D. D. Concepções pedagógicas e suas possíveis influências na prática pedagógica de professores e na formação docente. In: FARIAS, I. M. S. et al. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Fortaleza: EdUECE, 2014.

SILVA, N. M. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas em cursos de licenciatura em Matemática. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.

SILVA, W. C. Estratégias de apropriação e utilização dos resultados das avaliações em larga escala: o caso de uma escola estadual do Acre. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

SOARES, S. L. A avaliação para as aprendizagens, institucional e em larga escala em cursos de formação de professores: limites e possibilidades de interlocução. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

VASCONCELLOS, M. M. M., et al. O professor e a boa prática avaliativa no ensino superior na perspectiva de estudantes. Interface. Botucatu, v.10, n.20, p.443-456, jul/de 2006.

Downloads

Publicado

27/02/2018

Como Citar

SANTOS, E. R. dos; TEIXEIRA, B. R. Avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores que ensinam Matemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e1573279, 2018. DOI: 10.17648/rsd-v7i3.279. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/279. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos