Desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento utilizando energia fotovoltaica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28023Palavras-chave:
Sistemas fotovoltaicos; Sistemas de irrigação; Avaliação de desempenho.Resumo
O objetivo do trabalho foi a utilização de um sistema de bombeamento de água para irrigação por gotejamento. O sistema foi instalado no projeto CASA (Centro de Análises de Sistemas Alternativos). A energia usada para o bombeamento foi obtida por meio de um painel fotovoltaico de pequeno porte de eixo horizontal da Greatwatt instalado sobre uma torre autoportante e uma bomba d’água Shurflo modelo 8000. Os ensaios foram realizados em dias de céu aberto, nublado e com poucas nuvens, em diferentes horários e duplicados a cada horário. A energia produzida foi coletada diretamente no local e a capacidade de irrigação foi obtida pela coleta da água e sua uniformidade estimada por meio do Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) e do Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD). O rendimento do sistema apresentou variações de acordo com as características dos ensaios. Os dias de céu aberto apresentaram os maiores valores em relação à energia produzida, com média de até 15,1 Wh. Já os valores de CUC e CUD enquadraram-se dentro da faixa considerada aceitável, sendo a maioria deles considerado excelente ou maiores que 90%. Desta maneira, pode-se verificar a viabilidade da utilização de um sistema solar fotovoltaico para obtenção de energia destinada a irrigação em pequenas propriedades em Cascavel-PR.
Referências
Andrade, M. G. (2013). Efeito de um sistema de bombeamento de água fotovoltaico na operação de um microaspersor (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Brazil.
Araújo-Neto, R. A., Sarmento, P. L., Ferreira Junior, R. A., Silva, M. B. P., Rocha, A., & Teodoro, I. (2016). Desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar. Revista Ciência Agrícola, 13(1), 13- 20. doi: 10.28998/rca.v13i1.1318
ABNT. Brazilian Association of Technical Standards. (1985). System central sprinkler irrigation, characterization and performance - test method: 1st Draft Standards. River of January. 22p.
Christiansen, J. E. (1942). Irrigation by sprinkling. University of California, 124p.
Dal Ponte, E. F. (2017). Construção e avaliação de um aerogerador de eixo vertical aplicado à agroindústria (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Freitas, G. S.,& Dathein, R. (2015). As energias renováveis no Brasil: uma avaliação acerca das implicações para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Revista Nexos Econômicos, 7(1), 71-94.
Frigo, J. P., Vilas Boas, M. A., Frigo, J. P., & Frigo, E. P. (2016). Comparação entre gráficos de controle de Shewhart, Cusum e Mmep no processo de irrigação por aspersão convencional. Irriga, 1(1), 56-70. doi: 10.15809/irriga.2016v1n01p56-70
Kipp & Zonen. (2016). Pyranometers. Recuperado de https://www.kippzonen.com/Productgroup/3/Pyranometers
Meléndez, T. A. F. (2009). Avaliação de sistemas fotovoltaicos de bombeamento (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Nascimento, R. L., & Hausmann, R. Sistema de bombeamento de água pluvial com estudo da viabilidade da utilização de energia solar fotovoltaica. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, 8(2), 85-110.
Netafim. (2016). Produtos e Soluções. Recuperado de https://www.netaim.com.br/produtos-e-solucoes/produtos/gotejadores-neetafim/
Niedzialkoski, R. K. (2013). Desempenho de painéis solares mono e policristalinos em um sistema de bombeamento de água (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Nogueira, C. E. C., Bedin, J., Niedzialkoski, R. K., Souza, S. N. M., & Neves, J. C. M. (2015). Performance of monocrystalline and polycrystalline solar panels in a waterpumping system in Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 51, 1610- 1616. doi: 10.1016/j.rser.2015.07.082
Pacheco, F. (2006). Energias renováveis: breves conceitos. Conjuntura e Planejamento, 149, 4-11.
Parizotto, R. R. (2014). Instalação e avaliação de um sistema de bombeamento d’água com aerogerador de pequeno porte para propriedades rurais em Cascavel – PR (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Pinho, J. T., & Galdino, M. A. (2014). Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CRESESB/CEPEL. 530p.
Santos, D. (2014). Análise do comportamento energético das fontes solar e eólica disponível em Cascavel, Paraná (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil.
Santos, D. A. O., Freire, F. G. C., Santos, F. S. S., Santos, M. M. S., Lima, R. M. S., & Santos, W. O. (2012). Avaliação da uniformidade de aplicação de água na irrigação por microaspersão na cultura da banana em São João do Jaguaribe-CE. In Inovagri International Meenting, Fortaleza, CE.
Scaled instruments. (2021). Shop by category. Newberry, FL. Recuperado de https://www.scaledinstruments.com/sop/sop-by-cateory/anemometer/rm-young-05103-wind-monitor/?gclid=CjwKCAiAjoeRBhAJEiwAYY3nDCp6oSwKitBj7ggxTvV4kBEADHAYzpu8k3QK-0QW-CmNcE-hbYLDMBoCp68QAvD_BwE
Siqueira, J. A. C. (2005). Desempenho de um sistema híbrido eletrofotovoltaico de pequeno porte para energização rural (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu, SP, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emmanuelle Albara Zago; Jair Antonio Cruz Siqueira; Marcio Antonio Vilas Boas; Luciene Kazue Tokura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.