As contribuições da pedagogia para o texto literário a partir das percepções de escrita literária infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28089Palavras-chave:
Pedagogia; Literatura infantojuvenil; Escritor literário.Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo analisar o desenvolvimento acadêmico como escritor literário a partir de conhecimentos da área da Pedagogia, favorecendo percepções importantes para a formatação da escrita, como o olhar para as faixas etárias e conteúdos de apresentação para audiências de seus escritos. Na tônica de atingir os objetivos, percorremos o caminho metodológico da pesquisa bibliográfica, seguido da técnica da pesquisa participante, na qual o aluno escritor e seus professores interagiram diretamente, produzindo diálogos e reflexões que culminaram neste trabalho. Os resultados mostraram a literatura contribui de formas inimagináveis para a formação do ser humano. Desde cedo, recorremos aos textos antigos e às formas de comunicação dos ancestrais para compreendermos o nosso passado e decidirmos como agir no presente. É desta forma, com palavras, com comunicação, que construímos o mundo e a nós mesmos. As observações decorrentes dessa interação e dos estudos realizados permitem concluir que o curso de Pedagogia é uma plataforma favorável para o entendimento de percursos assertivos da escrita literária infantojuvenil.
Referências
Amaral, P. S. S., & Jung, C. F. (2010). Proposta Metodológica para Gestão e Planejamento. Revista Universo Acadêmico, 3(1), 173-189.
Azevedo, B. A. (2018). Quem conta aumenta um ponto. 1 edição. São Paulo. Autêntica.
Boberg, H. T. R., & Stopa, R. (2015. Literatura infantojuvenil e ensino: Ler para saber ou ler para ser? Revista Língua & Literatura, 17(30), 219 – 230.
Brenman, I. (2012). Através da vidraça da escola: formando novos leitores. 2. Ed. Belo Horizonte: Aletria.
Candido, A. (2011). O direito à Literatura. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul.
Cavalcante, M. M. (2012). Os sentidos dos textos. São Paulo: Contexto.
Cervo, A. L., & Bervian, P. A. (2002). Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall.
Colomer, T. (2007). Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global.
Dias, T. L. da S., & Souza, R. S. (2021). Tessitura e subsídios de um produto literário infantojuvenil para o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira. Rev. Bras. Estud. Pedagog., 102(261), 376-397.
Fernández-Rodrigo; L., & Gutiérrez-Ujaque, D. (2022). Promoción de la resiliencia y educación artística en centros de máxima complejidad: vínculos y orientaciones desde la literatura. Rev. complut. educ., 33(2), 237-246.
Freire, P. (1996). Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas.
Koch, I. V.; E., V. M. (2012). Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto.
Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale.
Rabelo, M. T. P., Cândido, V. C., Schveitzer, M. C., Pacheco, A. L. P., & Len, C. (2021). Considerações sobre o projeto de transitar ao lado de adolescentes com doenças crônicas nos campos da psicanálise, filosofia e literatura. Poliética. São Paulo, 9(1), 96-117.
Silva, E. T. da. (2003). Leitura em curso. Campinas: Autores Associados.
Silva, S. A. da. (2021). Letramento Literário: Redescobrindo a leitura por meio de contos infantojuvenis. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros.
Silva, S. R. D. R. da. (2015). Educação Literária e Literatura Infantojuvenil. Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, 11 (2), 203-208.
Soares, M. (2010). Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Vogler, C. (2015). A Jornada do Escritor: estrutura mítica para escritores. 3 ed. São Paulo: Aleph.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francisco Ivo Gomes de Lavor; Daniel Souza Cesar; Socorro Viana de Moraes; Michael Douglas Sousa Leite; Leudiane Holanda Lavor; Jose Nunes de Oliveira Neto; Márcia Rubia Batista Teixeira; Agilio Tomaz Marques; Luziete Jorge da Silva; Weslley Alves de Araújo; Sandra Maijane Soares de Belchior ; Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses; Odilon Lúcio de Sousa Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.