Viabilidade técnica econômica de implementação de um sistema de backup de energia em uma pequena propriedade rural
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28210Palavras-chave:
Sistemas de backup; Qualidade da energia; Análise econômica.Resumo
A falta de energia em propriedades rurais, em muitos casos, ocasiona a perda de produtos agropecuários dependentes da eletrização. Com o intuito de reduzir os prejuízos resultantes da má qualidade do fornecimento elétrico para pequenos e médios produtores, o presente trabalho tem como objetivo realizar a análise da viabilidade econômica da implementação de um sistema de backup de energia para o processo de produção leiteira de uma propriedade na região do centro-leste paulista. Os equipamentos de backup propostos no presente trabalho apresentam princípios de funcionamento distintos, haja vista que as baterias são carregadas e armazenam cargas oriundas da produção solar, e o moto-gerador transforma a energia química do combustível em elétrica. Ambos os sistemas irão fornecer a energia elétrica necessária para a manutenção das atividades da produção leiteira, mesmo que em projetos distintos, na propriedade rural analisada. A partir do projeto proposto, foi realizada a análise econômica para a implantação dos sistemas considerando dois cenários: pessimista e referência. A projeção financeira considerou a taxa mínima de atratividade (TMA) igual a taxa Selic de 6,24%. Sob tais condições o melhor retorno do capital investido foi obtido para o sistema solar e baterias, com retorno em 7 anos e 1 mês no payback descontado no cenário pessimista e 8 anos e 4 meses no payback descontado no cenário referência. Com o retorno de capital dentro do período de vida útil dos equipamentos conclui-se que a aplicação de sistemas de backup de energia para pequenos produtores rurais é financeiramente viável e lucrativa.
Referências
Alves, H. J., Melchiades, F. G. & Boschi, A. O. (2007). Levantamento Inicial do Consumo de Energias Térmica e Elétrica na Indústria Brasileira de Revestimentos Cerâmicos. Cerâmica Industrial, 12 (1/2), 17–21.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. (2018). Qualidade da energia elétrica: Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, Módulo 8.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. (2016). Qualidade na distribuição. 2016. http://www.aneel.gov.br/qualidade-na-distribuicao.
Bernardi, A. C. C., Junior, A. L., Perez, N. B., & Inamasu, R. Y. (2017). Potencial de uso das tecnologias de agricultura e pecuária de precisão e automação. Embrapa Pecuária Sudeste, 25p.
Byd Solar. PHK-36-SERIES-5BB (325-340W), Datasheet, [s.d.].
Castanheira, A. C. G., & Neves, K. C. L. (2018). A importância da temperatura no armazenamento do leite. https://brqualityconsultoria.com.br/a-importancia-da-temperatura-no-armazenamento-do-leite/.
CRESESB. (2019). Irradiação solar no plano inclinado – Pirassununga-SP. http://www.cresesb.cepel.br/index.php#data.
Diário dos Campos. (2019). Energia elétrica ainda se impõe como gargalo no campo. https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/energia-eletrica-ainda-se-impoe-como-gargalo-no-campo.
Dias, E. B. (2002). Avaliação de indicadores de continuidade e seu impacto no planejamento de sistemas de distribuição. Dissertação Departamento de Energia e Automação Elétricas. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
EPE, Empresa de Pesquisa Energética. (2017). Balanço Energético Nacional 2017: Ano base 2016. p. 291.
EVO, Efficiency Valuation Organization, IPMVP, International Performance Measurement and Verification Protocol. (2012). www.evo-world.org.
FAESC. (2019). Falta de energia elétrica causa prejuízos à agropecuária em Santa Catarina. https://canalrural.uol.com.br/noticias/falta-energia-eletrica-causa-prejuizos-agropecuaria-santa-catarina-24800.
Ferreira, F. C., Siqueira, K. B., & Pereira, L. G. R. (2015). A pecuária leiteira de precisão sob a ótica econômica. Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, 79, 137–145.
Freedom. Bateria Estacionária Freedom, Datasheet. [s.d.].
G1. (2013). Produtores de leite alegam prejuízos com falta de energia elétrica. http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2013/03/produtores-de-leite-alegam-prejuizos-com-falta-de-energia-eletrica.html.
G1. (2018). Produtores perdem mil litros de leite em apagão causado por chuvas, em distrito de Paranavaí. https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/10/20/produtores-perdem-mil-litros-de-leite-em-apagao-causado-por-chuvas-em-distrito-de-paranavai.ghtml.
Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5ª ed.), Atlas.
IBDC, Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor. (2018). Avaliação da qualidade do serviço de fornecimento de energia das concessionárias e permissionárias brasileiras: Programa de Energia e Sustentabilidade. São Paulo.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/precos-e-custos/9256-indice-nacional-de-precos-ao-consumidor-amplo.html?edicao=20932&t=series-historicas.
Instituto Acende Brasil. (2014). Qualidade no fornecimento de energia elétrica: confiabilidade, conformidade e presteza. White Paper 14, São Paulo, 36 p.
Jornal do Comercio. (2019). Mecanização da atividade leiteira avança no campo. https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/03/especiais/expodireto_2018/614446-mecanizacao-da-atividade-leiteira-avanca-no-campo.
Jucá, S. C., De Carvalho, P. C. Marques. (2013). Métodos de dimensionamento de sistema fotovoltaicos: aplicações em dessalinização. Espaço Científico Livre.
Kikumoto, B. (2019). Sistemas Fotovoltaicos - Módulo Comercial - Vendas.
Lamin, H. (2015). Qualidade da energia elétrica fornecida ao meio rural brasileiro: ANEEL.
Oliveira, A. (2011). Setor elétrico: desafios e oportunidades. Brasília, DF: CEPAL. Escritório no Brasil/IPEA.
Outback Power. MATE3s. (2017). Advanced System Display and Communications, Datasheet.
Richardson, R. J. (2017). Pesquisa social: métodos e técnicas. (4a ed.), Atlas.
Szyszka, E., & Americo, M. (2004). Metodologia de realização de diagnóstico energético: guia avançado. Rio de Janeiro: Eletrobras/Procel, 51 p. (Eficiência Energética Industrial).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriel Baldin Nogueira; Felipe Emanuel Sales; Leticia Sabo Boschi; Claudia Gonçalves de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.