Saberes docentes mobilizados na sistematização do conteúdo – jogos populares nas escolas de referência em Arcoverde - PE
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28238Palavras-chave:
Saberes docentes; Sistematização; Jogos/jogos populares; Cooperação.Resumo
Esta pesquisa traz uma discursão em torno da sistematização do conteúdo Jogos/Jogos Populares, os quais em muitas ocasiões não são tratados na perspectiva cooperativa, trazendo elementos essenciais como: ajudar o próximo, a solidariedade e o trabalho em grupo. Propomos como objetivo geral: analisar a construção dos saberes dos docentes ao sistematizarem o conteúdo Jogos Populares no 1° Ano do Ensino Médio das Escolas de Referência, em Arcoverde-PE. A abordagem da pesquisa foi de natureza qualitativa, a partir dos conceitos da Etnometodologia. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram um estudo exploratório a partir de análise documental e o instrumento da entrevista narrativa. Utilizamos como técnica de análise de dados a análise temática de conteúdo articulados aos conceitos chaves da Etnometodologia. Em nossas análises vimos que os saberes dos professores mobilizados na sistematização do conteúdo Jogos populares nas escolas de referência em Arcoverde-PE vêm a partir dos saberes experienciais, curriculares e o da formação profissional. Os Docentes fazem o resgate de brincadeiras culturais, jogos com brinquedos e os jogos populares clássicos. No entanto foi visto em nosso estudo que a cooperação realmente é pouco abordada, apenas um professor traz de forma detalhada como é trabalhada a questão da competitividade. Defendemos que a cooperação, este princípio deveria, ser abordado no 1° Ano, não como forma de conteúdo (Jogos Cooperativos e Jogos Competitivos – no 2º ano), mais sim, como forma de elemento essencial para a formação, e não embutido a competição.
Referências
André, M.E.D.A. (1983) Texto, contexto e significado: algumas questões na análise de dados qualitativos. Caderno de pesquisa 66-71.
Bardin, L.(1995) Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal
Bracht, V. (1992) Educação Física e Aprendizagem social. Porto Alegre: Magister.
Brotto, F.O (1995) Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. São Paulo: Cepeusp.
Coulon, A. (1995) Etnometodologia. Petrópolis: Vozes.
Coletivo de autores (1992) Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez.
Darido, S.; Rangel, I. C. A. (2005) Educação Física no Ensino Superior: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan
Gaskell G. (2002) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; p. 90-113.
Gil, A. C.(2009) Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo; Atlas
Goldenberg, M. (19997) A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record
Jovchelovich, S. (2002) Entrevista Narrativa. In: Bauer MW, Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes.
Libâneo, J. C. (1994) Didática. São Paulo: Cortez
Lovisolo, H; et all. Competição, cooperação na procura do equilíbrio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, 2011, p. 123-142.
Moraes, V. L. (2008) Os jogos cooperativos nas ações do Programa a União Faz a Vida, na região do médio Alto Urugaui – RS.. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.
Muylaert, C. J, et all. (2014)Entrevistas Narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP; 48(Esp2), 193-199.
Oliveira, M. F. de. (2011) Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. -- Catalão: UFG
Pernambuco. (2010) Governo do Estado. Secretaria de Educação. Orientações teórico-metodológicas-Educação Física-Ensino Fundamental e Ensino Médio. Recife: Secretaria de Educação-PE.
Tardiff, M. (2011) Saberes Docentes e formação profissional. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes.
Tavares, M. e S. J. (2006) O jogo como conteúdo de ensino para a prática pedagógica da Educação Física, In TAVARES. Marcelo (Org). et al. Pratica pedagógica e formação profissional na Educação Física: reencontros com caminhos interdisciplinares. Recife, p.69-75.
Zelía M. M. B. A., Silva M. H. G. F. (1992) Analise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. FFCLRP-USP, Ribeirão Preto, fevereiro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ytalo Cristiam Barbosa Monteiro; Aline dos Santos Moreira de Carvalho; Mateus Pereira de Oliveira; Lucélia Aparecida Jagobucci; Israel Caboclo de Lima Neto; Diego de Almeida Silva; Hiago Jean Ferreira da Silva; Shilton Matias Leal Tavares e Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.