A influência da inteligência emocional em uma carreira de sucesso e o papel do psicólogo organizacional nesse processo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28479Palavras-chave:
Inteligência emocional; Psicólogo organizacional; Carreira; Sucesso; Ensino.Resumo
O propósito primordial deste estudo é expressar como a inteligência emocional influência de forma relevante na obtenção de uma carreira de sucesso. Este artigo tem como finalidade explorar o impacto que a inteligência emocional pode causar na vida profissional de indivíduos, analisando o papel do psicólogo emocional nesse processo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de livros, com base em contribuições de autores como Goleman, Chiavenato e Campos, salientando a importância de uma boa administração da inteligência emocional e sua continua evolução para que o indivíduo conquiste o sucesso tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional, que pode ser considerado o ápice da autorrealização. Como resultado, pode ser observado o papel de extrema importância que é o psicólogo organizacional para a evolução do colaborador em seu ambiente de trabalho e também sua responsabilidade em garantir ao funcionário maior qualidade de vida no trabalho e promoção de sua saúde mental. Concluiu-se também que as organizações têm um papel essencial na expansão da inteligência emocional de seus colaboradores no ambiente organizacional já que serão atraídos benefícios para a própria empresa.
Referências
Bock, A. M. B, Furtado, O. & Teixeira, M. L. T. (1999). Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. Ed. Saraiva.
Campos, D. C. (2017). Atuando em psicologia do trabalho, psicologia organizacional e recursos humanos. (2a ed.), LTC.
Chiavenato, I. (1936). Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. (1a ed.), Manole.
Chiavenato, I. (2014). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. (24a ed.), Campus.
Cury, A. (2015). Gestão da Emoção. (1a ed.), Benvirá.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa. (6a ed.), Atlas.
Goleman, D., Boyatzis, R. & Mckee, A. (2002). O poder da Inteligência Emocional. Ed. Campos.
Goleman, D. (2011). Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Ed. Objetiva.
Goleman, D et al. (2013). O poder da inteligência emocional. Ed. Campus.
Goleman, D. (2013). A atenção e seu papel fundamental para o sucesso. (1a ed.), Objetiva.
Hunter, J. C. (2004). O monge e o executivo. Ed. Sextante.
Kemp, H. (2003). Inteligência Emocional. http://www.cuidardoser.com.br/inteligenciaemocional.htm.
Mano, M. I. A. G. M. (2017). Inteligência Emocional e Sucesso em Vendas. Dissertação de mestrado. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-210.
Moraes, E. (2020). Reflexões acerca das Soft Skills e suas interfaces com a BNCC no contexto do Ensino. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e9499109412.
Moscovici, F. (1997). Razão e Emoção. A inteligência emocional em questão. Ed. Casa da Qualidade.
Muchinsky, P. M. (2004). Psicologia organizacional. Tradução Ruth Gabriela Bahr; revisão técnica Wilson Ferreira Coelho. Ed. Pioneira Thomson Learning.
Neves, J. A. D et al. (2004). Habilidades profissionais determinantes em vendas. http://www.seer.ufrgs.br/index. php/read/article/view/41506/26297.
Oliveira, M. (2000). Energia emocional. Ed. Makron Books.
Peixoto, G. S. (2018). Inteligência emocional como fator diferencial no desempenho de equipes. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Administração. Instituição Educacional Anhanguera.
Prodanov, C. C & Freiras, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Cientifico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. (2a ed.), Feevale.
Ragazzi, J. E. (2018). O Processo de Vendas e Negociação. Tele Sapiens.
Reis, S. R. (2011). Como conquistar a sua equipe sem se tornar refém dela. Pós graduação lato sensu – Universidade Candido Mendes.
Silva, A. R. et al. (2021). Liderança e Inteligência Emocional: Sentidos do exercício da liderança por mulheres do Assentamento Marrecas, SJ-PI. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e8810816618.
Zanelli, J. C. & Bastos, a. v. b. (2004). Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. em j. c. Zanelli, j. e. borges-andrade, & a. v. b. bastos (orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 466-491). Ed. Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Priscila Rodrigues Bicudo Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.